A imagem no ensino de geografia [recurso eletrônico] : limites e perspectivas a partir de experiências no município de Feira de Santana-BA
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP An88i
[The image in the teaching of geography]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online ( 163 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ronaldo Barbosa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: As imagens, atualmente, são um recurso de fácil obtenção e utilização. Os avanços tecnológicos, a ampliação do acesso à internet e softwares especializados, bem como a explosão de aparelhos multifuncionais dotados de câmeras são algumas das razões para tal facilitação. Entre as várias...
Resumo: As imagens, atualmente, são um recurso de fácil obtenção e utilização. Os avanços tecnológicos, a ampliação do acesso à internet e softwares especializados, bem como a explosão de aparelhos multifuncionais dotados de câmeras são algumas das razões para tal facilitação. Entre as várias finalidades que podem ser atribuídas às imagens fotográficas, destaca-se neste trabalho o seu uso como recurso didático em algumas disciplinas escolares. Dentre estas, a Geografia tem ainda maior destaque, uma vez que imagens podem ilustrar e problematizar algum espaço geográfico, potencializando diversas discussões que dialogam com suas raízes epistemológicas. Entretanto, o recurso imagem ainda é pouco explorado na sala de aula. Tanto nas práticas pedagógicas quanto nos livros didáticos, é muito comum encontrar imagens sendo utilizadas apenas como um recurso ilustrativo, método importante, porém redutor do potencial da imagem. Defende-se, neste trabalho, a utilização das imagens como um recurso investigativo, que seja capaz de suscitar discussões diversas sobre temas geográficos, que muitas vezes estão expostas de forma indireta na imagem. O esforço para a construção destas reflexões deve partir, inicialmente, do professor de Geografia, que deve receber aporte teórico para isto no âmbito da sua formação inicial e em serviço. Entretanto, há poucas iniciativas neste sentido no Brasil, o que acaba por comprometer um uso mais significativo da imagem. Com tais pressupostos e idéias, este trabalho busca discutir os limites atuais e perspectivas quanto ao uso da imagem como recurso didático na Geografia, com análise específica da cidade de Feira de Santana-BA. Para se chegar aos pontos centrais desta discussão, o trabalho se utilizou de: a) intervenções pedagógicas em aulas de Geografia no ensino fundamental e médio em escolas de Feira de Santana, através de parceria com professores, conduzindo imagens a estas aulas e observando que avanços os alunos e professores observavam através deste conteúdo; b) oficinas de formação de professores, realizadas no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana; c) análise de matrizes curriculares de alguns cursos de Geografia do Brasil. A pesquisa inferiu que a imagem é um recurso subutilizado e com uma enorme riqueza de possibilidades. Entre as explicações para esta negligência, destaca-se o processo formativo do professor de Geografia, que não explora o recurso em toda a sua capacidade, mas a quantidade de dificuldades para se utilizar o recurso é muito grande, apontando para inesgotáveis discussões, algumas delas, presentes no corpo do texto
Abstract: Images are currently a resource that is easy to obtain and use. Technological advances, expanding access to the internet and specialized software, as well as the explosion of multifunctional devices equipped with cameras are some of the reasons for such facilitation. Among the various...
Abstract: Images are currently a resource that is easy to obtain and use. Technological advances, expanding access to the internet and specialized software, as well as the explosion of multifunctional devices equipped with cameras are some of the reasons for such facilitation. Among the various purposes that can be attributed to photographic images, we highlight in this work its use as didactic resource in some school subjects. Among these, Geography is even more prominent, since images can illustrate and problematize some geographic space, potentiating several discussions that dialogue with their epistemological roots. However, the image resource is still little explored in the classroom. In both pedagogical practices and textbooks, it is very common to find images being used only as an illustrative resource, an important method, but a reduction of the potential of the image. It is defended, in this work, the use of images as an investigative resource, which is capable of eliciting diverse discussions about geographic themes, which are often exposed in an indirect way in the image. The effort to construct these reflections should start from the Geography teacher, who should receive theoretical input for this in the context of his initial training and in service. However, there are few initiatives in this sense in Brazil, which end up compromising a more significant use of the image. With such assumptions and ideas, this work seeks to discuss the current limits and perspectives regarding the use of image as didactic resource in Geography, with specific analysis of the city of Feira de Santana-BA. In order to reach the central points of this discussion, the work was used: a) pedagogical interventions in Geography classes in elementary and high school in schools of Feira de Santana, through partnership with teachers, conducting images to these classes and noting that advances Students and teachers observed through this content; B) teacher training workshops, held in the course of licenciatura in Geography of the State University of Feira de Santana; C) analysis of curricular matrices of some courses of Geography of Brazil. The research inferred that the image is an underutilized resource and with an enormous wealth of possibilities. Among the explanations for this neglect, we highlight the formative process of the Geography teacher, who does not exploit the resource to its full capacity, but the amount of difficulties to use the resource is very great, pointing to inexhaustible discussions, some of them, present in the body of the text
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