Formação continuada de professores em Geociências com metodologias participativas [recurso eletrônico] : contribuições à Educação para Geoconservação
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP So11f
[Continuing education in Geosciences for teachers using participatory methodologies]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (186 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Vânia Maria Nunes dos Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: O presente estudo objetiva analisar os processos e produtos resultantes do curso de formação continuada de professores, intitulado "Educação, Ambiente e Aprendizagem Social: práticas socioeducativas para sustentabilidade e geoconservação", desenvolvido no município de Guarulhos ¿ SP, e suas...
Resumo: O presente estudo objetiva analisar os processos e produtos resultantes do curso de formação continuada de professores, intitulado "Educação, Ambiente e Aprendizagem Social: práticas socioeducativas para sustentabilidade e geoconservação", desenvolvido no município de Guarulhos ¿ SP, e suas contribuições na Educação para Geoconservação. O Projeto Geoparque Ciclo do Ouro foi o lócus da ação formadora, que teve como público-alvo professores de diferentes áreas do conhecimento, que atuam em cinco escolas públicas estaduais de Guarulhos. A proposta metodológica desenvolvida contou com a participação de diferentes atores sociais, envolvendo escolas, representantes do poder público, da comunidade e universidades. O curso visou contribuir para o ensino em Geociências através do desenvolvimento de novas práticas e recursos didático-pedagógicos, além de propor o uso de metodologias participativas voltadas ao desenvolvimento de propostas escolares como práticas socioambientais educativas de caráter colaborativo, visando relacionar educação e ambiente numa perspectiva crítica, participativa e corresponsável, promotora de ações cidadãs transformadoras para sustentabilidade e geoconservação. A análise dos processos e produtos do curso considera o diálogo interdisciplinar entre os conhecimentos geocientíficos (Geoconservação) e os conhecimentos oriundos das Ciências Sociais (Aprendizagem Social) na elaboração de propostas escolares socioambientais colaborativas para a promoção da Educação para Geoconservação. O estudo deu-se através da pesquisa-ação participativa, por meio do desenvolvimento de atividades teórico-práticas e de campo, com o enfoque interdisciplinar, bem como, de discussões didático-pedagógicas com os professores nas escolas, em ATPCs (aulas de trabalho pedagógico coletivo), visando à construção das propostas escolares. Por fim, o estudo analisa a construção dos conhecimentos geocientíficos na escola através do estudo do lugar/ambiente e as potencialidades das metodologias participativas, como ferramentas de Aprendizagem Social, na formação de professores em Geociências, visando à valorização do patrimônio geológico, ambiental e da cultura, em contribuição à sustentabilidade local
Abstract: This study aims to analyze the processes and products of a continuing education course for teachers entitled "Education, Environment and Social Learning: social and educational practices for sustainability and geoconservation", run in the municipality of Guarulhos, in the state of São...
Abstract: This study aims to analyze the processes and products of a continuing education course for teachers entitled "Education, Environment and Social Learning: social and educational practices for sustainability and geoconservation", run in the municipality of Guarulhos, in the state of São Paulo, and their contributions to Education in Geoconservation. The course was based in the Gold Cycle Geopark Project and it was targeted at the teachers of different subject areas of five public schools in Guarulhos. Different stakeholders, as schools, representatives of the government, community and universities participated of the methodological proposal. The course aimed at contributing to Geosciences teaching by promoting new teaching-pedagogical practices and resources, besides using participatory methodologies to conceive school proposals involving collaborative social and environmental practices, aimed at showing the association of education with the environment from a critical, participatory, co-responsible perspective, which promotes transforming citizenship actions on sustainability and geoconservation. The analysis of the course processes and products considered the interdisciplinary dialogue between geoscientific knowledge (Geoconservation) and Social Sciences knowledge (Social Learning) in the creation of collaborative social and environmental school proposals aimed at promoting Education for Geoconservation. This study was carried out by conducting a participatory action research, which comprised the development of theoretical, practical and field activities, with the interdisciplinary approach, and by didactic and pedagogical discussions with teachers in schools, in the CPWCs (collective pedagogical work classes), aiming at the construction of school proposals. The ultimate aim of the analysis is to indicate how geoscientific knowledge could be built at schools by means of place/environment-based studies, and the potentialities of participatory methodologies, as social learning tools, in the Geosciences education of teachers, in order to value the geological, environmental and cultural heritage, contributing towards local sustainability
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF