A geodiversidade do município de Campinas/SP como meio para subsidiar atividades de campo na educação básica
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F225g
[The geodiversity of the municipality of Campinas/SP as a means to support field activities in basic education ]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (166 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Wagner da Silva Amaral
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências
Resumo: O ensino de Ciências da Terra na Educação Básica traz inúmeras contribuições para a formação integral e cidadã dos discentes, promovendo um melhor desenvolvimento cognitivo, amparando a Educação Ambiental e permitindo a promoção da consciência acerca da premência da Geoconservação, além de...
Resumo: O ensino de Ciências da Terra na Educação Básica traz inúmeras contribuições para a formação integral e cidadã dos discentes, promovendo um melhor desenvolvimento cognitivo, amparando a Educação Ambiental e permitindo a promoção da consciência acerca da premência da Geoconservação, além de possibilitar uma melhor aprendizagem acerca do "fazer científico". No entanto, a abordagem das temáticas geocientíficas nos documentos curriculares da Educação Básica não permite uma apreensão sistêmica e holística destes saberes, visto que, tais temas encontrem-se fragmentados e descontextualizados nas distintas etapas de ensino e disciplinas curriculares. Neste sentido, as atividades práticas de campo potencializam as aprendizagens relativas ao funcionamento do Sistema Terra, pois demandam a correlação de distintos conceitos e saberes do escopo geocientífico e, também, de outros campos científicos, em contato direto com seu objeto de estudo. Ademais, práticas desta natureza permitem a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio da utilização de smartphones, que propiciam, através do uso se suas câmeras e de diversos aplicativos, o reconhecimento da área estudada, a orientação em campo, o registro de atributos e imagens, além da produção diversos produtos finais, como mapas, relatórios e apresentações. Não obstante, os docentes que ministram as disciplinas que abordam os temas geocientíficos não possuem uma formação sólida neste campo científico, além de enfrentarem entraves estruturais e organizacionais para o planejamento de atividades de campo. Todavia, a identificação e descrição de elementos da geodiversidade próximos às instituições educacionais descomplexifica e fomenta tais práticas. O município de Campinas/SP possui significativa geodiversidade, dispondo de afloramentos dos principais tipos de rochas, além de vestígios de diversos fenômenos e processos terrestres, fruindo de enorme potencial para a realização de práticas de campo. Assim, o presente estudo objetiva, fundamentalmente, identificar e descrever elementos da geodiversidade do município, mensurando seus potenciais usos educativos e turísticos, além de seus valores científicos e seus riscos de degradação, a fim de subsidiar os docentes das disciplinas curriculares que abordam os saberes geocientíficos no planejamento e realização de atividades práticas de campo com seus alunos. Ademais, fornecer informações que, ainda, podem contribuir para a prática de atividades geoturísticas
Abstract: The teaching of Earth Sciences in Basic Education brings numerous contributions to the integral and citizen training of students, promoting better cognitive development, supporting Environmental Education and allowing the promotion of awareness about the urgency of Geoconservation,...
Abstract: The teaching of Earth Sciences in Basic Education brings numerous contributions to the integral and citizen training of students, promoting better cognitive development, supporting Environmental Education and allowing the promotion of awareness about the urgency of Geoconservation, learning about the "scientific doing". However, the approach of the geoscientific themes in the curricular documents of Basic Education does not allow a systemic and holistic apprehension of these knowledges, since suchfragments and decontextualized in the different stages of teaching and curricular disciplines. In this sense, the practical field activities enhance the learning related to the functioning of the Earth System, because they demand the correlation of different concepts and knowledge of the geoscientific scope and, also, of other scientific fields, in direct contact with their object of study. In addition, practices of this nature allow the incorporation of Information and Communication Technologies (ICT), through the use of smartphones, which provide, through the use of their cameras and various applications, the recognition of the studied area, field orientation, the recording of attributes and images, as well as the production of various final products, such as maps, reports and presentations. Nevertheless, teachers who teach the disciplines that address the geoscientific themes do not have a solid background in this scientific field, and face structural and organizational obstacles to the planning of field activities. However, the identification and description of elements of Geodiversity close to educational institutions decomplexifies and promotes such practices. The city of Campinas/SP has significant Geodiversity, with outcrops of the main types of rocks, as well as traces of various phenomena and terrestrial processes, enjoying enormous potential for performing field practices. Thus, the present study aims, fundamentally, to identify and describe elements of the city’s Geodiversity, measuring its potential educational and tourist uses, in addition to its scientific values and its risks of degradation, in order to subsidize teachers of curricular disciplines that address the geoscientific knowledge in the planning and realization of practical field activities with their students. In addition, provide information that can also contribute to the practice of geotouristic activities
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