Entrepreneurial orientation in the brazilian franchise system = Orientação empreendedora no sistema brasileiro de franquias
TESE
Inglês
T/UNICAMP D446e
[Orientação empreendedora no sistema brasileiro de franquias]
Limeira, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (136 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Bruno Brandão Fischer, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: A Orientação Empreendedora (OE) configura-se com um dos mais relevantes temas discutidos no campo do Empreendedorismo. Sua importância reflete os resultados empíricos que apontam para uma relação positiva entre este conjunto de atributos e diversos outputs organizacionais. Vários modelos de...
Resumo: A Orientação Empreendedora (OE) configura-se com um dos mais relevantes temas discutidos no campo do Empreendedorismo. Sua importância reflete os resultados empíricos que apontam para uma relação positiva entre este conjunto de atributos e diversos outputs organizacionais. Vários modelos de negócio vêm sendo analisados por meio desta ótica, sendo que mais recentemente surgiram as primeiras discussões a respeito da OE especificamente no contexto das franquias. Entretanto, a maioria das pesquisas realizadas sobre este modelo de negócio na área foram conduzidas em países desenvolvidos e com mercados maduros. Sendo assim, esta tese teve como objetivo explorar as dinâmicas da OE no contexto das franquias de um país em desenvolvimento. Partindo deste objetivo geral, são derivados três objetivos específicos: i) elaborar uma visão abrangente dos impactos da OE e das Capacidades de Marketing Digital na performance, tomando como objeto de análise o sistema de franquias brasileiro; ii) compreender a associação entre o estágio de maturidade dos Ecossistemas Empreendedores locais e o uso da Retórica da Orientação Empreendedora no contexto das franquias brasileiras; iii) explorar a relação entre a OE e os padrões de internacionalização das franquias brasileiras. A tese foi organizada em três artigos de pesquisa, sendo que cada um teve como objetivo geral, os itens apresentados anteriormente. Para mensuração da OE foram utilizadas duas técnicas de coleta de dados: aplicação presencial de survey com franqueadoras brasileiras; e análise de conteúdo do perfil das franquias brasileiras cadastradas junto à Associação Brasileira de Franquias (ABF). Estas informações, quando necessário, foram complementados com dados relacionados à dinâmica dos Ecossistemas Empreendedores nos quais as franqueadoras estão inseridas, e com dados relacionados à internacionalização das franquias que operam no exterior. No primeiro artigo, foi utilizada como técnica de análise a Modelagem de Equações Estruturais por meio dos Mínimos Quadrados Parciais. Já para o segundo e terceiro artigo, conduziu-se a fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA). Destaca-se como resultado geral desta pesquisa a importância de se considerar o nível de maturidade econômica e o contexto de uma determinada região no processo de análise e compreensão das configurações e padrões das atividades empreendedoras. Para além disso, é fundamental compreender que em determinados contextos, nem mesmo uma proximidade geográfica, ou até mesmo similaridades de características organizacionais são suficientes para determinar a existência de um padrão único a ser seguido por estas empresas. Sendo assim, pode-se concluir que as dinâmicas relacionadas aos atributos organizacionais (neste caso, OE) não devem ser abordadas e compreendidas de forma rígida e pré-estabelecida. Considerar as especificidades de cada organização, bem como o contexto em que estão inseridas, é essencial para obter uma visão mais ampla e completa da atividade empreendedora e das suas consequências e nuances em geral. A condução desta pesquisa contribuiu com a literatura sobre OE de uma maneira geral, ao promover uma articulação deste constructo com demais temais emergentes do Empreendedorismo. Ao mesmo tempo em que contribui com a literatura específica sobre franchising ao apresentar uma análise sobre as dinâmicas da OE focada em um contexto diverso daquele geralmente utilizado
Abstract: Entrepreneurial Orientation (EO) is one of the most relevant topics discussed in the Entrepreneurship field. Its importance reflects empirical results that reveal a positive relationship between this set of attributes and various organizational outputs. Several business models have been...
Abstract: Entrepreneurial Orientation (EO) is one of the most relevant topics discussed in the Entrepreneurship field. Its importance reflects empirical results that reveal a positive relationship between this set of attributes and various organizational outputs. Several business models have been analyzed from this perspective. More recently, the first EO discussions in the franchise context emerged. However, most of the EO-franchise research was conducted in developed countries with mature markets. Therefore, this thesis aims to explore the Entrepreneurial Orientation dynamic in the context of franchises in a developing country. Based on this general goal, three specific objectives are derived: i) elaborate a comprehensive vision of the impacts of Entrepreneurial Orientation (EO) and Digital Marketing Capabilities (DMCs) on Performance taking as the object of analysis of the Brazilian franchise system; ii) understand the association between the stage of maturity of local Entrepreneurial Ecosystems (EE) in the use of Entrepreneurial Orientation (EO) rhetoric in the Brazilian franchise’s context; iii) explore the relationship between Entrepreneurial Orientation (EO) and the internationalization pathways of Brazilian franchises. This thesis presents three research articles, each one had as its general objective the items presented previously. Two data collection techniques were used for EO measurement: application of an in-person survey with Brazilian franchisors; and content analysis of the profile of Brazilian franchises registered with the Brazilian Franchise Association (ABF). This information, when necessary, was complemented with data related to the dynamics of the Entrepreneurial Ecosystems in which the franchisors are inserted, and with data related to the internationalization of franchises operating abroad. For the analysis, we used Partial Least Squares Structural Equation Modeling in the first article. For the second and third ones, we used fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA). The general result of this research highlights the importance of considering the level of economic maturity and the context of regions in the analysis process of the configurations and patterns of entrepreneurial activities. Furthermore, it is essential to understand that in certain contexts, not even geographic proximity or even similarities in organizational characteristics are sufficient to determine the existence of one specific pattern to be followed by these companies. Therefore, it can be concluded that the dynamics related to organizational attributes (in this case, EO) should not be approached and understood in a rigid and pre-established way. Considering the specificities of each organization, as well as the context in which they operate is essential to obtain a broader and more complete view of entrepreneurial activity and its consequences and nuances in general. Conducting this research contributed to the literature on EO in general by promoting an articulation of this construct with other emerging themes in Entrepreneurship. At the same time, it contributes to the specific franchise literature by presenting an analysis of the dynamics of EO focused on a context different from that generally used
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