Metodologias ativas e novas TICS no Ensino Médio [recurso eletrônico] : implicações no desenvolvimento da linguagem
Érica Maio Taveira Grande
RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO
Português
R/UNICAMP G763m
[Active methodologies and new ICTs in High School]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Supervisor: Márcio Barreto
Relatório Final: Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar se o uso pedagógico das redes sociais e outros recursos digitais e de metodologias ativas estão presentes no processo de ensino e aprendizagem relativo ao uso da linguagem em suas diferentes modalidades e se tais inovações promovem melhor...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar se o uso pedagógico das redes sociais e outros recursos digitais e de metodologias ativas estão presentes no processo de ensino e aprendizagem relativo ao uso da linguagem em suas diferentes modalidades e se tais inovações promovem melhor aprendizagem dos estudantes. Sabe-se que o contexto da sala de aula e as propostas escolares tradicionais que solicitam aos estudantes a escrita de textos como atividades avaliativas são, ambos, fatores que tornam o processo de produção textual pouco significativo, pois escrever um texto para ser avaliado pelo professor é diferente de escrever para ser publicado e lido fora da sala de aula. A escola tem o propósito de formar sujeitos proficientes na produção de diferentes gêneros e modalidades existentes na sociedade moderna, portanto o ensino de produção textual precisa ir além das características formais e regras gramaticais. Precisa empregar práticas pedagógicas inovadoras, tendo como embasamento conceitos de língua e linguagem que incorporam os multiletramentos e os diversos gêneros textuais em uso nos diferentes contextos sociais. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foram aplicados questionários a alunos da disciplina de Língua Portuguesa e
Literaturas de cursos técnicos integrados do IFSP Capivari. Esses alunos também participaram de um projeto de ensino baseado na aprendizagem baseada em desafios (ou CBL), cujo objetivo foi promover a escrita de diferentes gêneros textuais em situações de comunicação concretas. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica para selecionar publicações em bases de dados de relatos de experiências docentes e de outras pesquisas científicas que abordam o mesmo tema a fim de compilar os resultados obtidos por pesquisadores nesta área e para se obter dados de outros contextos. Os resultados obtidos apontam que, no processo de ensino e aprendizagem de produção de textos e construção de sentidos no ensino médio, as propostas pedagógicas inovadoras baseadas em metodologias ativas são mais eficazes para levar os estudantes a se conscientizarem sobre os aspectos de textualidade envolvidos na construção de sentidos em situações reais de comunicação Ver menos
Literaturas de cursos técnicos integrados do IFSP Capivari. Esses alunos também participaram de um projeto de ensino baseado na aprendizagem baseada em desafios (ou CBL), cujo objetivo foi promover a escrita de diferentes gêneros textuais em situações de comunicação concretas. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica para selecionar publicações em bases de dados de relatos de experiências docentes e de outras pesquisas científicas que abordam o mesmo tema a fim de compilar os resultados obtidos por pesquisadores nesta área e para se obter dados de outros contextos. Os resultados obtidos apontam que, no processo de ensino e aprendizagem de produção de textos e construção de sentidos no ensino médio, as propostas pedagógicas inovadoras baseadas em metodologias ativas são mais eficazes para levar os estudantes a se conscientizarem sobre os aspectos de textualidade envolvidos na construção de sentidos em situações reais de comunicação Ver menos
Metodologias ativas e novas TICS no Ensino Médio [recurso eletrônico] : implicações no desenvolvimento da linguagem
Érica Maio Taveira Grande
Metodologias ativas e novas TICS no Ensino Médio [recurso eletrônico] : implicações no desenvolvimento da linguagem
Érica Maio Taveira Grande