Metodologias ativas e novas TICS no Ensino Médio [recurso eletrônico] : implicações no desenvolvimento da linguagem
RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO
Português
R/UNICAMP G763m
[Active methodologies and new ICTs in High School]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Supervisor: Márcio Barreto
Relatório Final: Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar se o uso pedagógico das redes sociais e outros recursos digitais e de metodologias ativas estão presentes no processo de ensino e aprendizagem relativo ao uso da linguagem em suas diferentes modalidades e se tais inovações promovem melhor...
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar se o uso pedagógico das redes sociais e outros recursos digitais e de metodologias ativas estão presentes no processo de ensino e aprendizagem relativo ao uso da linguagem em suas diferentes modalidades e se tais inovações promovem melhor aprendizagem dos estudantes. Sabe-se que o contexto da sala de aula e as propostas escolares tradicionais que solicitam aos estudantes a escrita de textos como atividades avaliativas são, ambos, fatores que tornam o processo de produção textual pouco significativo, pois escrever um texto para ser avaliado pelo professor é diferente de escrever para ser publicado e lido fora da sala de aula. A escola tem o propósito de formar sujeitos proficientes na produção de diferentes gêneros e modalidades existentes na sociedade moderna, portanto o ensino de produção textual precisa ir além das características formais e regras gramaticais. Precisa empregar práticas pedagógicas inovadoras, tendo como embasamento conceitos de língua e linguagem que incorporam os multiletramentos e os diversos gêneros textuais em uso nos diferentes contextos sociais. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foram aplicados questionários a alunos da disciplina de Língua Portuguesa e
Literaturas de cursos técnicos integrados do IFSP Capivari. Esses alunos também participaram de um projeto de ensino baseado na aprendizagem baseada em desafios (ou CBL), cujo objetivo foi promover a escrita de diferentes gêneros textuais em situações de comunicação concretas. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica para selecionar publicações em bases de dados de relatos de experiências docentes e de outras pesquisas científicas que abordam o mesmo tema a fim de compilar os resultados obtidos por pesquisadores nesta área e para se obter dados de outros contextos. Os resultados obtidos apontam que, no processo de ensino e aprendizagem de produção de textos e construção de sentidos no ensino médio, as propostas pedagógicas inovadoras baseadas em metodologias ativas são mais eficazes para levar os estudantes a se conscientizarem sobre os aspectos de textualidade envolvidos na construção de sentidos em situações reais de comunicação