Análise das estratégias de sustentabilidade no setor de laticínio colombiano através da aplicação da ferramenta triple layered business model canvas [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R313a
[Analysis of sustainability strategies in the Colombian dairy industry through the application of the Triple Layered Business Model Canvas tool]
Limeira, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (92 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ieda Kanashiro Makiya
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Políticas que promovam a proteção ambiental têm aumentado nos últimos anos. A utilização de recursos, as preocupações com as alterações climáticas, a degradação dos solos e a escassez de água estimularam as organizações a repensar o seu papel na sociedade e a considerar a mudança do foco dos...
Resumo: Políticas que promovam a proteção ambiental têm aumentado nos últimos anos. A utilização de recursos, as preocupações com as alterações climáticas, a degradação dos solos e a escassez de água estimularam as organizações a repensar o seu papel na sociedade e a considerar a mudança do foco dos critérios de desempenho empresarial com base unicamente no lucro econômico. Os modelos de negócio sustentáveis são ferramentas que ajudam as empresas a identificar os aspectos que devem ser considerados a fim de reduzir o seu impacto sobre o ambiente e a implementar estratégias baseadas na sustentabilidade que envolvam a integração de objetivos socioambientais com os demais objetivos estratégicos. A indústria de laticínios colombiana apresenta barreiras que impedem a inclusão da sustentabilidade nos seus atuais modelos de negócios. O objetivo do trabalho é verificar a aplicação do Triple Layered Business Model Canvas (TLBMC) como ferramenta para o desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis na indústria de laticínios. Através de um estudo de caso único, foram analisadas numa primeira etapa as estratégias da sustentabilidade da empresa Coolechera considerando a adaptação da ferramenta TLBMC para a identificação dos principais objetivos e ações socioambientais. Na sequência, foi realizado um quadro analítico comparativo tendo em consideração a empresa Alpina como a mais consolidada do setor, a fim de identificar as oportunidades da pequena/media empresa frente aos diferentes requisitos apontados pelo TLBMC. A pesquisa demonstrou a eficácia da ferramenta em empresas com foco nos três pilares da sustentabilidade e os resultados obtidos com sua aplicação podem ser utilizados como referências por outras empresas do setor, bem como por organizações de outras áreas, para a incorporação de objetivos e práticas socioambientais à sua estratégia empresarial
Abstract: Policies that promote environmental protection have increased in recent years. Resource use, concerns over climate change, land degradation and water scarcity have stimulated organizations to rethink their role in society and consider changing the focus of business performance criteria...
Abstract: Policies that promote environmental protection have increased in recent years. Resource use, concerns over climate change, land degradation and water scarcity have stimulated organizations to rethink their role in society and consider changing the focus of business performance criteria based solely on economic profit. Sustainable business models are tools that help companies identify the aspects that must be considered to reduce their impact on the environment and implement sustainability-based strategies that involve the integration of social and environmental objectives with other strategic objectives. The Colombian dairy industry presents barriers that prevent the inclusion of sustainability in its current business models. The objective of this paper is to verify the application of the Triple Layered Business Model Canvas (TLBMC) as a tool for the development of sustainable business models in the dairy industry. Through a single case study, the sustainability strategies of the Coolechera company were analyzed in a first stage considering the adaptation of the TLBMC tool for the identification of the main socio-environmental objectives and actions. Then, a comparative analytical framework was performed considering the Alpina company as the most consolidated of the sector, to identify the opportunities of the small/medium company facing the different requirements pointed out by the TLBMC. The research demonstrated the tool's effectiveness in companies focused on the three pillars of sustainability and the results obtained with its application can be used as references by other companies in the sector, as well as by organizations in other areas, for the incorporation of socio-environmental goals and practices to their business strategy
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF