Diferenças de gênero no comportamento empreendedor [recurso eletrônico] : uma análise nas faculdades de tecnologia do estado de São Paulo (FATECs)
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M791d
[Gender differences in entrepreunerial behaviour]
Limeira, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (69 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: A presente dissertação teve como o objetivo analisar as diferenças na influência das características empreendedoras na intenção de empreender de acordo com o gênero, em um país em desenvolvimento. Mais especificamente, verificou-se se as influências das características empreendedoras...
Resumo: A presente dissertação teve como o objetivo analisar as diferenças na influência das características empreendedoras na intenção de empreender de acordo com o gênero, em um país em desenvolvimento. Mais especificamente, verificou-se se as influências das características empreendedoras (autoeficácia, detecção de oportunidades, inovação, liderança, persistência, planejamento e sociabilidade) na intenção de empreender são diferentes entre o gênero masculino e o feminino, no ensino superior tecnológico paulista. A metodologia utilizada foi quantitativa com o uso de análise multivariada de dados, por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais por Mínimos Quadrados Parciais (MEE-MQP). A amostra foi composta por 604 alunos do ensino superior tecnológico das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs). Os resultados comprovaram a diferença em três relacionamentos. O gênero feminino apresentou influência mais intensa nos relacionamentos de autoeficácia e persistência na intenção empreendedora. O gênero masculino apresentou influência maior no relacionamento de sociabilidade e intenção empreendedora. A pesquisa contribui para o avanço do conhecimento sobre o comportamento empreendedor feminino, bem como sobre o contexto do ensino superior tecnológico do país. Os resultados reforçam que estimular o desenvolvimento das características empreendedoras de forma distinta entre os gêneros pode ser uma ação fundamental para a implementação de uma educação empreendedora efetiva dentro das faculdades. Adicionalmente, sugere-se uma abordagem mais prática em ações voltadas ao empreendedorism
Abstract: The present dissertation aimed to analyze the differences in the influence of entrepreneurial characteristics on the intention to undertake according to gender, in a developing country. More specifically, it was verified whether the influences of entrepreneurial characteristics...
Abstract: The present dissertation aimed to analyze the differences in the influence of entrepreneurial characteristics on the intention to undertake according to gender, in a developing country. More specifically, it was verified whether the influences of entrepreneurial characteristics (self-efficacy, detection of opportunities, innovation, leadership, persistence, planning and sociability) on the intention to undertake are different between males and females genders in technological higher education in São Paulo. The methodology used was quantitative with multivariate data analysis, through of Modeling Structural Equations by Partial Least Squares (MEE-MQP). The sample consisted of 604 students of technological higher education from the Fatecs of Technology of the State of São Paulo (Fatecs). The results proved the difference in three relationships. The female gender had a more intense influence on self-efficacy relationships and persistence in entrepreneurial intention. The male gender had a greater influence on the relationship of sociability and entrepreneurial intention. The research contributes to the advancement of knowledge about female entrepreneurial behavior, as well as about the context of technological higher education in the country. The results reinforce to encourage entrepreneurial characteristics differently between genders can be a fundamental action for the implementation of an effective entrepreneurial education within the faculties. Additionally, a more practical approach is suggested in actions aimed at entrepreneurship
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