A classe trabalhadora e seus lugares [recurso eletrônico] : modos de vida dos de baixo nas terras às margens do Tijuco, Minas Gerais (1850-1950)
TESE
Português
T/UNICAMP F865c
[The working class and its places]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (219 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Débora Mazza
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa visa compreender, por meio dos vestígios deixados pela classe trabalhadora de Ituiutaba, Minas Gerais, como esse grupo se consolidou entre os anos de 1850 e 1950, considerando alguns aspectos de sua origem e dos locais de reprodução social frente ao modo de produção...
Resumo: Esta pesquisa visa compreender, por meio dos vestígios deixados pela classe trabalhadora de Ituiutaba, Minas Gerais, como esse grupo se consolidou entre os anos de 1850 e 1950, considerando alguns aspectos de sua origem e dos locais de reprodução social frente ao modo de produção capitalista. Ao observar os modos de vida, as questões voltadas à etnicidade e à sua conscientização enquanto classe, consegue-se estruturar uma trajetória realizada dentro de uma espacialidade e de uma temporalidade, capaz de evidenciar suas personagens centrais, ou seja, os de baixo - aqueles que não fizeram parte da chamada história oficial, sendo desconsiderados, excluídos e não sujeitos à pesquisa. Tem por objetivo reconhecer como esse grupo social reivindicou suas questões relativas à exclusão econômica e sociocultural no contexto da virada do Império para a República. Essa análise se fez a partir do acompanhamento do desenho produzido pela movimentação da classe, em seus espaços de reprodução social. Autores como Thompson, Williams e Hoggart, compõe o manancial teórico-metodológico. Eles fazem parte da chamada Nova Esquerda, movimento de onde originaram os Estudos Culturais, sob a perspectiva do Materialismo Cultural. Cândido, Lapa e Ianni igualmente tornaram possíveis algumas reflexões importantes com relação ao objeto. Por meio do cruzamento das fontes encontradas com a fundamentação teórica, conseguiu-se visualizar e levantar questões concernentes à formação das classes sociais da antiga São José do Tijuco, obtendo relevância e destaque para a classe de trabalhadores rurais e urbanos que se consolidou na virada dos novecentos. Nos espaços de suas existências vigoraram modos de vida, costumes em comum e manifestações culturais populares com raízes fincadas nas tradições dos povos originários da região, dos negros escravizados, dos imigrantes europeus e sírio-libaneses e também dos migrantes nordestinos. Da mesma forma, as condições sociais precárias dos povos escravizados seguiram-se quase idênticas, senão piores, incorporando-se a lida diária dos trabalhadores. Os espaços de exclusão, preconceito e racismo se formaram no entorno dos marcos do poder local (poder religioso, poder político e poder econômico), tornando-se os bairros periféricos os lugares do encontro entre as festas religiosas e profanas, os ritos de passagem das famílias, a zona dos meretrícios, o lazer do negro, do nordestino e do pobre, entre outros
Abstract: This research aims to understand how the working class of the city of Ituiutaba, Minas Gerais, was consolidated. Through traces left between the 1850s and 1950s, this consolidation is analyzed considering aspects of its origin and the places of social reproduction in the face of the...
Abstract: This research aims to understand how the working class of the city of Ituiutaba, Minas Gerais, was consolidated. Through traces left between the 1850s and 1950s, this consolidation is analyzed considering aspects of its origin and the places of social reproduction in the face of the capitalist production mode. By looking at the ways of life, issues related to ethnicity and to class awareness, it is possible to structure a spatial and temporal trajectory that allows a highlight of its central characters, i.e., those from below. The bellowers are those that were not part of the so-called official history, and were disregarded, excluded and not subject to research. Therefore, this study aims to recognize how this social group claimed its issues related to the economic and sociocultural exclusion when Brazil changed from Empire to the Republic. This analysis was done by monitoring drawing produced by the movement of the class in its social reproduction spaces. Authors such as Thompson, Williams and Hoggart, are the theoretical-methodological source. They are part of the so-called New Left, a movement that originated Cultural Studies from the perspective of Cultural Materialism. Cândido, Lapa and Ianni also made possible some important reflections regarding this subject. Comparing graphics (e.g., drawings produced by those from bellow) with the theoretical references, questions were raised in regard to the social classes formation at the old shores of São José do Tijuco river. Therefore, the class of rural and urban workers that was consolidated at the Brazilian regime change obtained relevance and prominence. In the spaces where those from bellow exists, their ways of life, common habits and popular cultural manifestations are rooted in the traditions of regional native peoples, enslaved black peoples, European and Syrian Lebanese immigrants and even migrants from Brazilian’s Northeast region. In the same way, enslaved black peoples’ precarious social conditions were almost identical, if not worse, incorporating itself into the daily workers’ work. Spaces of exclusion, prejudice and racism were formed around the local power landmarks (religious, political and economic power). Hence, those peripheral neighborhoods become the meeting places between religious and profane festivities, the rites of passage of families, prostitution zone, and leisure place of black people, northeastern immigrants, poor people and other ones
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