Abandono e evasão escolar de adolescentes [recurso eletrônico] : problema para uma rede (integrada) de proteção
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R147a
[School dropout of adolescents]
Limeira, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (164 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Oswaldo Gonçalves Junior, Rafael de Brito Dias
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Buscamos analisar a articulação dos agentes sociais (profissionais da rede de proteção infantojuvenil, adolescentes e sua família) frente à situação de abandono e evasão de adolescentes nas escolas estaduais de Limeira/SP. Além de entender as motivações do fenômeno e suas múltiplas...
Resumo: Buscamos analisar a articulação dos agentes sociais (profissionais da rede de proteção infantojuvenil, adolescentes e sua família) frente à situação de abandono e evasão de adolescentes nas escolas estaduais de Limeira/SP. Além de entender as motivações do fenômeno e suas múltiplas dimensões, objetivamos compreender "como" o poder público se mobiliza para o enfrentamento da questão, se essas ações são coordenadas ou não, como são os processos de comunicação entre os agentes das políticas públicas e suas consequências para a possibilidade de melhoria nos índices de abandono e evasão escolar. À luz das categorias Interdisciplinaridade, Intersetorialidade, Participação Social e Protagonismo Juvenil o problema foi investigado, a partir de entrevistas semiestruturadas com educadores, conselheiros tutelares, profissionais das políticas públicas, adolescentes e uma familiar. Como resultados observamos que se trata de um problema complexo com diversos fatores que favorecem a ocorrência do abandono e evasão, fatores esses pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução e que apontam a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. As concepções dos agentes públicos sobre o problema influenciam nas estratégias adotadas para o enfrentamento da questão, sendo que diversas ações ocorridas nos últimos anos foram mencionadas por eles. Ações inclusivas ou excludentes podem ocorrer nos âmbitos das políticas públicas, minimizando ou reforçando os processos de afastamento do jovem da escola. Ao final serão apontadas algumas possibilidades para o enfrentamento deste problema complexo e multifacetado, contando com as contribuições dos participantes da pesquisa
Abstract: We seek to analyze the articulation of social agents (professionals from the child protection network, adolescents and their families) in the face of the situation of abandonment and evasion of adolescents in state schools in Limeira/SP. In addition to understanding the motivations of the...
Abstract: We seek to analyze the articulation of social agents (professionals from the child protection network, adolescents and their families) in the face of the situation of abandonment and evasion of adolescents in state schools in Limeira/SP. In addition to understanding the motivations of the phenomenon and its multiple dimensions, we aim to understand "how" the government is mobilized to face the issue, whether these actions are coordinated or not, how the communication processes between public policy agents and their consequences for the possibility of improvement in school dropout rates. In the light of the categories Interdisciplinarity, Intersectoriality, Social Participation and Youth Protagonism, the problem was investigated through semi-structured interviews with educators, tutors, public policy professionals, adolescents and a family member. As a result, we observed that this is a complex problem with several factors that favor the occurrence of dropout and dropout, factors that belong to the school, socioeconomic, family and adolescent uniqueness dimensions, which intertwine and make its resolution difficult and point to vulnerability social as a risk context for the phenomenon. The conceptions of public agents about the problem influence the strategies adopted to face the issue, and several actions that have taken place in recent years have been mentioned by them. Inclusive or excluding actions can occur in the spheres of public policies, minimizing or reinforcing the young people's removal from school. At the end, some possibilities for facing this complex and multifaceted problem will be pointed out, counting on the contributions of the research participants
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