Entre a enxada e a espada [recurso eletrônico] : experiência pós-colonial em jogos digitais no Brasil
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C215e
[Between the hoe and the sword]
Limeira, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rafael de Brito Dias
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Nesta dissertação, buscamos estabelecer uma relação entre estudos pós-coloniais e jogos digitais a nível teórico e metodológico, a partir da análise dos jogos brasileiros "Árida: Backland’s Awakening e Profane". Primeiramente, delineamos um olhar para os game studies e sua composição com...
Resumo: Nesta dissertação, buscamos estabelecer uma relação entre estudos pós-coloniais e jogos digitais a nível teórico e metodológico, a partir da análise dos jogos brasileiros "Árida: Backland’s Awakening e Profane". Primeiramente, delineamos um olhar para os game studies e sua composição com enfoque na história das investigações filosóficas e antropológicas sobre os jogos de modo geral, sua gênese enquanto estudos sobre o videogame especificamente, os múltiplos encontros e entrecruzamentos disciplinares que o compõem, e o conjunto dos game studies pós-coloniais. Em seguida, descrevemos os processos de desenvolvimento dos jogos a partir da observação e apresentação de suas características básicas de design e composição representacional, em relação com os espaços e sujeitos produtores destes. A partir da perspectiva de ludologia cultural aliada aos estudos pós-coloniais e suas intersecções, propomos um expediente analítico que parte da fragmentação tripartite do jogo digital enquanto objeto cultural a partir das noções de espaço, narrativa e agência, apresentando os referidos jogos como modelos paradigmáticos de perscrutação das composições espaciais, estruturas diegéticas e da miríade de interações lúdicas provenientes destes. Por fim, buscamos recompor o objeto através da conceitualização da experiência proveniente da interação com o jogo, evidenciando a proeminência da teoria social que pauta a centralidade da colonialidade para a compreensão de tais processos e sua pertinência para os estudos de jogos no Brasil. Apesar de amplamente díspares em termos de design de jogo, Árida e Profane apresentam práticas lúdicas com aspectos da vida social característicos de representações e fatos históricos relativos ao colonialismo europeu, dando ao jogador a possibilidade de interagir de modo politicamente polivalente com processos como migração e ocupação territorial, empatia e alteridade, através de histórias baseadas em concepções historiográficas ou fabulações fantásticas, estabelecendo conexões com tais universos que permitem a constituição de interações lúdicas nos quais a colonialidade ocupa um papel central enquanto dispositivo e chave explicativa; ambientes de experimentação, contestação e elaboração do colonialismo enquanto prática política e sistema representacional
Abstract: In this dissertation, we seek to establish a link between postcolonial studies and digital games at a theoretical and methodological level, based on the analysis of the Brazilian games Árida: Backland's Awakening and Profane. First, we outline game studies and their composition, focusing...
Abstract: In this dissertation, we seek to establish a link between postcolonial studies and digital games at a theoretical and methodological level, based on the analysis of the Brazilian games Árida: Backland's Awakening and Profane. First, we outline game studies and their composition, focusing on the history of philosophical and anthropological investigations on games in general, their genesis as studies on video games specifically, the multiple encounters and disciplinary intersections that compose it, and the whole of postcolonial game studies. Then, we describe the game development processes from the observation and presentation of their basic design characteristics and representational composition, regarding the spaces and subjects that produce them. From the perspective of cultural ludology combined with post-colonial studies and their intersections, we propose an analytical expedient that begins at the tripartite fragmentation of the digital game as a cultural object from the notions of space, narrative and agency, presenting these games as paradigmatic models for the scrutinizing of spatial compositions, diegetic structures and the myriad of playful interactions arising from them. Finally, we seek to recompose the object through the conceptualization of the experience arising from the interaction with the game, highlighting the prominence of social theory that guides the centrality of coloniality to the understanding of such processes and its relevance to game studies in Brazil. Despite being widely different in terms of game design, Árida and Profane presents playful practices with aspects of social life characteristic of representations and historical facts regarding European colonialism, giving the player the possibility of interacting in a politically polyvalent way with processes such as migration and occupation territorial, empathy and alterity, through stories based on historiographical conceptions or fantastic fables, establishing connections with such universes that allows the constitution of playful interactions in which coloniality plays a central role as a device and explanatory key; environments of experimentation, contestation and elaboration of colonialism as a political practice and representational system
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