Arte de rua e educação [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si75a
[Street art and education]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (226 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Debora Mazza
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A partir do projeto "Arte de Rua e Educação", a pesquisa traçou relações e intersecções entre a arte de rua, a cidade (de Campinas - SP) e a educação pública. Utilizando-se dos métodos qualitativos da cartografia e deriva, explorou formas de abordagem social e artística, bem como suas...
Resumo: A partir do projeto "Arte de Rua e Educação", a pesquisa traçou relações e intersecções entre a arte de rua, a cidade (de Campinas - SP) e a educação pública. Utilizando-se dos métodos qualitativos da cartografia e deriva, explorou formas de abordagem social e artística, bem como suas implicações no processo de sensibilização estética, ressignificação sensível do território e das práticas de ensino-aprendizagem. Explorou-se, a partir de amplo referencial teórico prático, a potência da arte de rua como elemento da prática educativa. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio de Mesquita Filho, problematizou-se a relação de professores e alunos com a comunidade local, tendo em vista que grande parte dos alunos vive em bairros próximos à escola. A deriva, enquanto método usado, produziu caminhos pelo bairro, estimulou a criação da arte de rua feita pelos alunos e provocou sensibilizações estéticas e reflexões sobre o território onde moram, vivem e estudam. A arte de rua praticada como atividade escolar pode trazer o cotidiano dos alunos para dentro da escola e afirmá-la como um lugar de encontro das diferenças. Assim, os educadores e educandos desenvolveram a capacidade de aprender, não somente em sala de aula, mas também imersos em sensibilidades cotidianas, começando por sua cidade e seu próprio bairro, levando em conta o contexto social no qual vivem
Abstract: Based on the project "Street Art and Education", this research traced relationships and intersections between street art, the city (of Campinas - Brazil) and public education. By using the qualitative methods of cartography and dérive, social and artistic approaches were explored, as well...
Abstract: Based on the project "Street Art and Education", this research traced relationships and intersections between street art, the city (of Campinas - Brazil) and public education. By using the qualitative methods of cartography and dérive, social and artistic approaches were explored, as well as their implications for the process of aesthetic awareness, resignification of the territory and teaching-learning practices. Based on a broad theoretical and practical framework, the potential of street art as an element of the educational practice was investigated. At public elementary school Júlio de Mesquita Filho, from which most students live in the surrounding neighborhoods, the relationship of teachers and students with its local community was questioned and discussed. Dérive, used as a method, created walks through the neighborhood, stimulated the student's creation of street art and provoked aesthetic sensitizations and reflections on the territory in which they live and study. Street art, practiced as a school activity, can bring students' daily lives into the school and affirm it as a place where differences cross paths. Thus, educators and students develop the ability to learn, not only in the classroom, but also immersed in everyday sensibilities, starting with their city and their own neighborhood, taking into account the social context in which they live
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