De watts para hertz [recurso eletrônico] : tensões e ruídos na divulgação científica do Campus Sustentável - Unicamp
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP P281d
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (26 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Germana Fernandes Barata
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Este trabalho se debruça sobre o funcionamento do Plano de Informação Científica (PIC) do projeto Campus Sustentável - Unicamp. Discute as estratégias de divulgação do conhecimento científico a partir da Coluna Científica, uma editoria desenvolvida pelo Setor de Comunicação e Divulgação...
Resumo: Este trabalho se debruça sobre o funcionamento do Plano de Informação Científica (PIC) do projeto Campus Sustentável - Unicamp. Discute as estratégias de divulgação do conhecimento científico a partir da Coluna Científica, uma editoria desenvolvida pelo Setor de Comunicação e Divulgação Científica (SCDC). Também é trazido para primeiro plano um texto do gênero entrevista, recorte de divulgação científica, que informa a respeito do ônibus elétrico no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Como os demais conteúdos public(iz)ados no site, trata-se de um texto que passou por convergência midiática ao ser compartilhada nas mídias Facebook, LinkedIn e Instagram. Por isso que alguns dados relacionados aos públicos são oriundos das métricas/ferramentas dessas mídias, das quais se destacou o potencial do LinkedIn. De uma perspectiva teórica, a abordagem compreende que toda estratégia de comunicação é também um produto, mostrando que a divulgação científica é feita mais de processos do que de resultados. Com isso, foi possível identificar ruídos e tensões no processo de formulação, produção e circulação da informação científica pela divulgação científica. Por fim, muitas das reflexões deste trabalho se ancoram nos diálogos oportunizados durante o curso de especialização em Jornalismo Científico, do
Laboratório de Estudos Avançados (Labjor-Unicamp)
Abstract: This research focuses on the functioning of the Scientific Information Plan (PIC) of the Sustainable Campus project - Unicamp. Discusses strategies for the dissemination of scientific knowledge from the Scientific Column, an editorial developed by the communication and Scientific...
Abstract: This research focuses on the functioning of the Scientific Information Plan (PIC) of the Sustainable Campus project - Unicamp. Discusses strategies for the dissemination of scientific knowledge from the Scientific Column, an editorial developed by the communication and Scientific Dissemination Sector (SCDC). Also brought to the foreground is a text of the type of interview, a section of scientific dissemination, which informs about the electric bus on the campus of the State University of Campinas (Unicamp). Like the other public content on the website, it is a text that has undergone media convergence when shared on the Facebook, LinkedIn, and Instagram media. That is why some data related to audiences come from the metrics / tools of these media, which highlighted the potential of LinkedIn. From a theoretical perspective, the approach understands that every communication strategy is also a product, showing that scientific dissemination is more about processes than results. Thus, it was possible to identify noise and tensions in the process of formulating, producing, and circulating scientific information through scientific dissemination. Finally, many of the reflections in this work are anchored in the dialogues provided during thespecialization course in Scientific Journalism, from the Laboratory of Advanced Studies (Labjor-Unicamp)
Agência de fomento: FUNCAMP
Número do processo: PD-00063-3032/2017 - PA 3032
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF