Histórias para pensar o corpo na ciência [recurso eletrônico] : narrativas interdisciplinares a partir das pesquisas do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada (DEAFA) da Faculdade de Educação Física (FEF/Unicamp)
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Sa59h
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (24 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Simone Pallone de Figueiredo
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: O projeto teve por objetivo a produção de reportagens em áudio e texto para narrar, divulgar e contextualizar as pesquisas e temas do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada (DEAFA) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi...
Resumo: O projeto teve por objetivo a produção de reportagens em áudio e texto para narrar, divulgar e contextualizar as pesquisas e temas do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada (DEAFA) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi escolhida uma abordagem narrativa, inspirada em elementos do jornalismo literário, como forma de buscar um jornalismo científico contextualizado, pautado nos processos da ciência e não só nos resultados. Buscou-se também uma abordagem
interdisciplinar, que refletisse a pluralidade do campo da Educação Física. O principal produto do projeto foi a série temática de Educação Física chamada Corpo, publicada em 7 episódios no âmbito do podcast Oxigênio, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Além disso, o bolsista participou da produção de 5 episódios regulares do Oxigênio. Também foram publicadas 7 reportagens textuais sobre Educação Física e outras áreas do conhecimento nos dossiês temáticos da revista ComCiência, do Labjor, e outras 3 reportagens nos seguintes veículos: Jornal da Unicamp, Portal Ludopédio e revista Ciência & Cultura. O projeto contemplou ainda a criação de conteúdos para redes sociais, a publicação de releases de divulgação do Corpo em veículos de imprensa variados e a participação do bolsista em oficinas e mesas redondas online. Considera-se que o projeto tenha atingido o objetivo inicial e criado um produto original, que promoveu uma comunicação científica crítica e contextualizada, e oportunizou a capacitação do bolsista nos aspectos jornalístico, técnico e acadêmico
Abstract: The project aimed to produce audio and text reports to narrate, disseminate and contextualize the researches and topics of the Department of Adapted Physical Activity Studies (DEAFA) from the School of Physical Education (FEF) in the State University of Campinas (Unicamp). Inspired by...
Abstract: The project aimed to produce audio and text reports to narrate, disseminate and contextualize the researches and topics of the Department of Adapted Physical Activity Studies (DEAFA) from the School of Physical Education (FEF) in the State University of Campinas (Unicamp). Inspired by elements of literary journalism, a narrative approach was chosen as a way of seeking contextualized scientific journalism, based not only on results but also on science processes. An interdisciplinary approach was also sought, aiming to reflect the plurality of the Physical Education academic field. The main product of the project was a thematic podcast series called Corpo, published in 7 episodes within the scope of the podcast Oxigênio, developed in the Laboratory of Advanced Studies in Journalism (Labjor) at Unicamp. In addition, the fellow participated in the production of 5 regular episodes of Oxigênio, and 7 textual reports on Physical Education and other areas of knowledge were also published in the thematic dossiers of the magazine ComCiência, by Labjor, and another 3 reports in the following vehicles: Jornal da Unicamp, Portal Ludopédio and Ciência & Cultura magazine. The project also included the creation of content for social networks, the publication of press releases for Corpo in various press vehicles and the participation of the fellow in workshops and online round tables. The project reached its initial objective and resulted in an original product, which promoted a critical and contextualized scientific communication and provided opportunities for training the scholarship holder in journalistic, technical and academic aspects
Agência de fomento: FAPESP
Número do processo: 2019/18823-0
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF