Estratégias de comunicação visando dar visibilidade ao laboratório de inovação em biocombustíveis [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP M672e
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (23 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Simone Pallone de Figueiredo
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A demanda por fontes alternativas de geração de energia vem aumentado
muito nos últimos anos e tem sido tema central em discussões nacionais e internacionais sobre como mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O Brasil é um dos maiores geradores de energia renovável no mundo e apresenta...
Resumo: A demanda por fontes alternativas de geração de energia vem aumentado
muito nos últimos anos e tem sido tema central em discussões nacionais e internacionais sobre como mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O Brasil é um dos maiores geradores de energia renovável no mundo e apresenta um grande potencial de produção bioenergética. Além disso, o país é um dos que mais produzem e consomem biocombustíveis como, etanol e biodiesel, o que torna evidente o interesse nesse setor. A Unicamp, sempre sensível às necessidades da sociedade, do setor produtivo e do desenvolvimento sustentável, inaugurou recentemente o Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB) como parte integrante de seu Parque Científico e Tecnológico. Em vista disso, este projeto Mídia Ciência tem como
propósito desenvolver uma estratégia de comunicação eficiente, capaz de divulgar cientificamente as pesquisas realizadas na área de Biocombustíveis, com o intuito de
dar visibilidade ao novo laboratório, favorecendo assim a prospecção de empresas com interesse em firmar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento a serem realizados em suas instalações. A estratégia proposta envolve a publicação de diferentes peças de divulgação científica para veículos parceiros da Unicamp, entre as quais pode-se citar: produção e monitoramento de conteúdo para redes sociais, redação de notícias, reportagens e entrevistas para as publicações do Labjor e para outros parceiros da Unicamp, vídeos institucionais e podcasts. Essas inciativas, serão realizadas em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp e visam evidenciar a importância do LIB, destacando e valorizando sua infraestrutura potencial para que empresas interessadas possam realizar estudos em biocombustíveis em suas novas instalações. Esse trabalho também se propõe a ampliar o debate sobre a importância dos Biocombustíveis enquanto forma de energia renovável e sua relação com o meio ambiente, além de estimular as discussões sobre a necessidade do desenvolvimento de fontes alternativas de geração de energia para a sociedade
Abstract: The need for alternative sources of energy generation has increased substantially over the last years and has been a hot topic in national and international discussions over how to mitigate the effects of climate change. Brazil is one of the biggest generators of renewable energy in the...
Abstract: The need for alternative sources of energy generation has increased substantially over the last years and has been a hot topic in national and international discussions over how to mitigate the effects of climate change. Brazil is one of the biggest generators of renewable energy in the world and has a great potential for bioenergy production. Moreover, the country has one of the highest production and consumption rate of biofuels like, ethanol and biodiesel, which makes it evident the interest over this sector. Unicamp, always sensitive to the needs of the society, of the productive sector and sustainable development, recently opened the Laboratory of Innovation in Biofuels (LIB) as an integral part of its Scientific and Technological Park. With that in mind, this project Media Science has the purpose to develop an efficient strategy of communication, capable of scientifically publishing the research conducted in the area of Biofuels, in order to give visibility to the new laboratory, thus favoring the prospecting of companies with interest in signing R&D projects to be carried out at these facilities. The strategy proposed involves the publishing of different pieces of
scientific dissemination to partners of Unicamp, among which we can mention: production and monitoring of content for social networks, news writing, reporting and interviews for Labjor publications and to other Unicamp partners, institutional videos and podcasts. These initiatives will be carried out in partnership with Inova Unicamp Innovation Agency and aim to underline the importance of LIB, highlighting and valuing its potential infrastructure so that interested companies can carry out biofuel studies in their new facilities. This project also allows broadening the debate on the importance of biofuels as a form of renewable energy and its relationship with the environment, as well as stimulating discussions on the need to develop alternative sources of energy generation for the society
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF