Vemprarua.net [recurso eletrônico] : discurso publicitário político-eleitoral
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B835v
[Vemprarua.net ]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 89 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: José Horta Nunes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Serão analisados da perspectiva da Análise de Discurso, cinco textos produzidos pela marca publicitária do movimento social Vem Pra Rua, que circularam no período compreendido entre o segundo mandato da então Presidente da República Dilma Rousseff, em 2014, e o processo de debate de seu...
Resumo: Serão analisados da perspectiva da Análise de Discurso, cinco textos produzidos pela marca publicitária do movimento social Vem Pra Rua, que circularam no período compreendido entre o segundo mandato da então Presidente da República Dilma Rousseff, em 2014, e o processo de debate de seu impeachment, com a aprovação no Senado Federal, em 12 de maio de 2016. Para isto, analisaremos aspectos subjetivos e a maneira como determinados sentidos em movimento atravessam os objetos e interpelam ideologicamente os sujeitos em leitores/consumidores/eleitores. Serão considerados os sentidos de "apartidarismo", o discurso publicitário articulado ao discurso político eleitoral, a diferença entre o público e o privado para a sociedade capitalista, o discurso verbal e não verbal, a Internet como espaço público e a reflexão sobre quem pode constituir-se como sujeito no discurso do Vem Pra Rua. Refletir sobre a marca publicitária do movimento Vem Pra Rua com discurso pró impeachment faz-se necessário para melhor entendimento do discurso publicitário e de seu sentido sociocultural na formação da opinião pública
Abstract: It Will be analyzed from the perspective of Discourse Analysis, five texts produced by the advertising brand of the social movement Vem Pra Rua, that circulated in the period between of the second term President of the Republic Dilma Rousseff, in 2014 and the process of debating her...
Abstract: It Will be analyzed from the perspective of Discourse Analysis, five texts produced by the advertising brand of the social movement Vem Pra Rua, that circulated in the period between of the second term President of the Republic Dilma Rousseff, in 2014 and the process of debating her impeachment, approved in the Federal Senate on May 12, 2016. For this, we will analyze subjective aspects and the way certain senses moving across the objects and interpellate ideologically the subjects on readers / consumers / voters. The senses will be considered of "non-partisanship", the advertising discourse articulated with the electoral political discourse, the difference between the public and the private for the capitalist society, verbal and non-verbal discourse, the Internet as a public space and the reflection on about who can constitute as a subject on Vem Pra Rua discourse. It is necessary to reflect on the advertising brand of movement Vem pra rua on pro impeachment discourse to better understand the advertasing discourses of the sociocultural sense in the formation of the public opinion
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