Abordagens comunicacionais em museus de ciência e impactos na percepção pública da ciência e tecnologia [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4a
[Communication approaches in science museums and impacts in public perception of science and technology]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 241 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcio Barreto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O campo da divulgação científica tem encontrado nos centros e museus de ciência uma alternativa rica em possibilidades, que se vale de múltiplas linguagens e plataformas para propor novas abordagens dos temas de ciência e tecnologia. O número de iniciativas museológicas na área da ciência...
Resumo: O campo da divulgação científica tem encontrado nos centros e museus de ciência uma alternativa rica em possibilidades, que se vale de múltiplas linguagens e plataformas para propor novas abordagens dos temas de ciência e tecnologia. O número de iniciativas museológicas na área da ciência tem crescido em todo o mundo e, ainda assim, seu alcance é baixo, especialmente no contexto brasileiro. Além de uma expansão quantitativa, as iniciativas de divulgação científica em museus no País carecem de desenvolvimento qualitativo, para que estabeleçam melhores vínculos cognitivos e emocionais com o público visitante. Este trabalho propõe uma análise da abordagem comunicacional de dois museus de ciência: o Museu Catavento, em São Paulo, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que estão entre os dez espaços museológicos mais visitados do País e são referência para o campo da divulgação científica em museus no Brasil. Para isso, conceitos da divulgação científica e da museologia da ciência foram aplicados ao discurso dos museus estudados. Alguns desses conceitos foram também colocados em contato com declarações coletadas em entrevistas com visitantes dos dois museus. Essas observações evidenciaram que a abordagem comunicacional de cada uma das instituições é influenciada tanto por aspectos ligados à museologia, como linguagem, suporte e curadoria, quanto por aspectos contextuais relativos à sua implantação, ao financiamento e à gestão. Além disso, a partir das entrevistas com os visitantes observou-se que as diferentes abordagens comunicacionais adotadas provocaram tipos de conexão distintos entre o museu e seu público. A análise comunicacional proposta foi enriquecida por uma reflexão a respeito das relações entre ciência e sociedade que se estabelecem a partir dos museus de ciência. Neste campo, discute-se a forma como esses museus retratam o universo da ciência e tecnologia, em busca de correspondências entre as abordagens dos museus e a percepção dos visitantes. São discutidos, ainda, os possíveis impactos que os modelos de financiamento e agentes financiadores têm sobre o discurso adotado por cada museu
Abstract: The field of scientific communication has found in science centers and museums an alternative rich in possibilities, which uses multiple languages and platforms to propose new approaches to the themes of science and technology. The number of museum initiatives in the field of science has...
Abstract: The field of scientific communication has found in science centers and museums an alternative rich in possibilities, which uses multiple languages and platforms to propose new approaches to the themes of science and technology. The number of museum initiatives in the field of science has grown worldwide, and even so, its reach is low, especially in Brazil. In addition to quantitative expansion, scientific communication initiatives in Brazilian museums lack qualitative development, in order to establish better cognitive, intellectual and emotional ties with the visiting public. This work proposes an analysis of the communicational approaches of two science museums: Catavento Museum, in São Paulo, and the Museum of Tomorrow, in Rio de Janeiro, which are among the ten most visited museums in Brazil and are references in the field of scientific communication in museums. Concepts of science communication and science museology were applied to the discourse of the studied museums. Some of these concepts were also brought into contact with statements collected in interviews with museum visitors. These observations showed that the communication approach adopted by each institution is influenced both by aspects related to museology, such as language, support and curatorship, as well as by contextual aspects related to its implementation, financing and management. In addition, from the interviews with the visitors it was observed that different communication approaches were able to stimulate different kinds of connection between visitor and museum. This communicational analysis was enriched by a discussion on the relations between science and society which are established from science museums. In this field, we discuss how the studied museums portray the universe of science and technology, in search of correspondences between this approach and the perception of visitors. Finally, the possible impacts that financing models and financing agents have on the discourse adopted by each museum are addressed
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF