A aprendizagem individual e a capacitação de funcionários públicos [recurso eletrônico] : um estudo de caso da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP)
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F391a
[Individual's learning and public servants training]
Limeira, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (133 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Andre Luiz Sica De Campos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Nas universidades públicas, os recursos humanos associam-se nas missões de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, a aprendizagem e a capacitação dos funcionários são fundamentais para que estes desenvolvam autonomia e sejam capazes de lidar com a diversidade de tarefas e informações...
Resumo: Nas universidades públicas, os recursos humanos associam-se nas missões de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, a aprendizagem e a capacitação dos funcionários são fundamentais para que estes desenvolvam autonomia e sejam capazes de lidar com a diversidade de tarefas e informações típicas destas organizações. O objetivo desta dissertação foi explorar como os funcionários públicos de uma Universidade desenvolvem as próprias trajetórias de aprendizado, em sintonia com o contexto de trabalho específico. Para tanto, utilizou-se os pressupostos da Teoria da Rede de Aprendizagem para a realização de um estudo de caso qualitativo, com observação direta e participante, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP). Foram feitas entrevistas abertas com profissionais que possuem funções administrativas (chamadas de funções gratificadas) que visaram esclarecer a percepção dos respondentes em relação a própria trajetória de aprendizagem e sobre os mecanismos de capacitação oferecidos pela Universidade. A fim de embasar o estudo foi realizada uma revisão teórica sobre as teorias administrativas, e as temáticas dos sistemas complexos, da aprendizagem, do treinamento e da capacitação, criando-se um pano de fundo para a análise do caso da FOP/UNICAMP. Os resultados demonstraram que os funcionários públicos entrevistados conduziram suas próprias trajetórias de aprendizado buscando o conhecimento necessário para a execução de suas atividades técnicas e também buscaram o aperfeiçoamento em temas relacionados ao convívio social. As motivações para o aprendizado foram principalmente intrínsecas e também relacionadas ao comprometimento do indivíduo com seu ambiente de trabalho. As capacitações formais foram importantes na formação destes profissionais contudo, as redes de interação criadas pelos próprios funcionários, as trocas informais de conhecimentos e as experiências vivenciadas no próprio ambiente de trabalho foram consideradas fundamentais para o aprendizado ocupacional.
Abstract: In public universities, human resources deal with teaching, research and outreach. In this context, employees' learning and training enable individual autonomy and the skills to deal with the diversity of tasks and information that are typical of these organizations. The aim of this...
Abstract: In public universities, human resources deal with teaching, research and outreach. In this context, employees' learning and training enable individual autonomy and the skills to deal with the diversity of tasks and information that are typical of these organizations. The aim of this dissertation was to explore how the public servants of a public university in Brazil develop their own learning path, in synergy with the specific work context. To this end, the Learning Network Theory was used to carry out a qualitative case study, with direct and participant observation, at the Piracicaba Dental School, from University of Campinas (FOP / UNICAMP). Open interviews were conducted with professionals with administrative functions, and aimed to identify the perception of the respondents regarding their own learning path and about the training mechanisms offered by the University. In order to support the study, a theoretical review of administrative theories and the themes of complex systems, learning, training, and qualification were created, building a background for the analysis of the case of FOP/UNICAMP. The results demonstrated that public sector employees conducted their own learning trajectories seeking the knowledge necessary to carry out their technical activities and also sought improvement in topics related to social interaction. The motivations for learning were mainly intrinsic and also related to the individual's commitment to his work environment. Formal training was important in the training of these professionals, however, the interaction networks created by the employees themselves, the informal exchange of knowledge and the experiences lived in the work environment were considered fundamental for occupational learning
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