It is €0,10 a word! [recurso eletrônico] : The role of localization in the videogame industry = Custa €0,10 a palavra! O papel da localização para a indústria de videogames
Marina Fontolan
TESE
Inglês
T/UNICAMP F738i
[Custa €0,10 a palavra!]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Janaina Oliveira Pamplona da Costa, James Wilson Malzita
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Localização de videogames é um processo que traduz e adapta o jogo para diferentes línguas. As pesquisas sobre esse assunto focam, majoritariamente, em dois temas. O primeiro está relacionado à reação dos jogadores em relação à versão localizada do jogo. O segundo, à comparação de ao menos...
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Resumo: Localização de videogames é um processo que traduz e adapta o jogo para diferentes línguas. As pesquisas sobre esse assunto focam, majoritariamente, em dois temas. O primeiro está relacionado à reação dos jogadores em relação à versão localizada do jogo. O segundo, à comparação de ao menos duas versões do mesmo jogo, no qual discute-se como os localizadores fizeram para manter a autenticidade do jogo. Esta tese traz uma nova discussão para o debate, já que tem como objetivo analisar o papel que a localização tem para a indústria de videogames - parte da indústria criativa. Para isto, realizei entrevistas com especialistas em localização, trabalhos de campo em convenções de videogames (onde conversei com outros representantes da indústria, como times de marketing e desenvolvedores) e pesquisa em arquivo museológico. Os dados levantados permitem discutir que o papel da localização na indústria de videogames está crescendo por causa de maior acesso à internet de banda-larga. Isto permitiu que os jogos fossem vendidos e discutidos virtualmente, por meio de fóruns, resenhas e lojas online. Esta nova configuração mudou a relação entre publishers, desenvolvedores e jogadores, deixando-a mais estreita e permitindo que os jogadores tivessem uma voz mais ativa no processo do desenvolvimento dos jogos. Essas novas formas de engajamento permitiram que o processo de localização ganhasse maior importância para a indústria de videogames, que lucra mais com a venda dos jogos que possuem versões localizadas. Esta pesquisa aprofunda nosso entendimento sobre a localização de videogames, já que traz o ponto de vista da indústria com uma abordagem teórica pautada nos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, com foco nos Imaginários Sociotécnicos
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Abstract: Videogame localization is the process of translating and adapting a game into different languages. The studies on this subject have focused mainly on players¿ reactions over the localized version or on comparing (at least) two versions of a game, in which they discuss on how the localizers...
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Abstract: Videogame localization is the process of translating and adapting a game into different languages. The studies on this subject have focused mainly on players¿ reactions over the localized version or on comparing (at least) two versions of a game, in which they discuss on how the localizers manage to keep an authentic feeling of the game. This thesis brings a new discussion to the fore, as it aims at analyzing the role and process of localization in the videogame industry, that is part of the creative industry. For this, I did interviews with localization specialists, fieldwork in videogame conventions - where I spoke to representatives of the industry, such as marketing teams and developers -, and archival research. The data retrieved allow to discuss that the role of localization in the videogame industry is growing due to the wider access to the broadband internet. This allowed games to be both sold and discussed virtually, through forums, reviews, and online stores. This changed the relationship between publishers, developers, and players bringing it closer and allowed the players to have a more active voice in the game development process. This empowerment allowed the localization process to grow in importance at the industry, which have increased its revenues as localized games have higher sales than the not localized ones. This research furthers our understanding of videogame localization, as it brings the point-of-view from the industry in a Science and Technology Studies approach, focused on the Sociotechnical Imaginaries
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-
Coorientador
Malazita, James Wilson
Coorientador
Monteiro, Marko Synésio Alves, 1975-
Avaliador
Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Avaliador
Furnival, Ariadne Chloe Mary, 1962-
Avaliador
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Marina Fontolan
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