Análise das tecnologias africanas e afrodescendentes [recurso eletrônico] : comunidades Quilombola de Ivaporunduva e Jongo Dito Ribeiro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38a
[Analisys of african and afro-descendant technologies]
Limeira, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (116 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Rafael de Brito Dias, Laís Silveira Fraga
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Esta dissertação de mestrado é desenvolvida a partir dos estudos em africanidades contrapondo os paradigmas desenvolvidos pelas teorias eurocêntricas, nas quais, relacionam a população africana sequestrada de suas terras e trazidas para a América como mera mão-de-obra na escravatura,...
Resumo: Esta dissertação de mestrado é desenvolvida a partir dos estudos em africanidades contrapondo os paradigmas desenvolvidos pelas teorias eurocêntricas, nas quais, relacionam a população africana sequestrada de suas terras e trazidas para a América como mera mão-de-obra na escravatura, invisibilizando a diversidade de conhecimentos trazidos por africanos e africanas expressos nas tecnologias, cosmovisão, ciência, botânica. Desta forma tiveram e têm importante participação na formação da sociedade brasileira. O racismo epistemológico ora se apropriou desses saberes e ora invisibilizou homens e mulheres negras da produção desses conhecimentos. Esta pesquisa parte da concepção de contraposição ao racismo na ciência e no senso comum, e buscará demonstrar o conhecimento associado as tecnologias africanas e afrodescendentes e a relação intrínseca com a cosmovisão africana a partir de duas comunidades: Quilombo de Ivaporunduva, localizado no Vale do Ribeira-SP, município de Eldorado, a partir da construção da canoa; a outra comunidade é o Jongo Dito Ribeiro, localizado na Cidade de Campinas, a partir do tambú. A pesquisa será realizada por método etnográfico com abordagem a partir da cultura material e parte da premissa que na construção dessas tecnologias têm como elemento principal a epistemologia da ancestralidade. Tendo como hipótese que essas comunidades trazem um legado tecnológico, social, cultural, histórico
Abstract: This master's thesis is developed from studies in Africanities, contrasting the paradigms developed by Eurocentric theories, in which, they relate the African population kidnapped from their lands and brought to America as mere labor in slavery, making invisible the diversity of knowledge...
Abstract: This master's thesis is developed from studies in Africanities, contrasting the paradigms developed by Eurocentric theories, in which, they relate the African population kidnapped from their lands and brought to America as mere labor in slavery, making invisible the diversity of knowledge brought by Africans expressed in technologies, worldview, science, botany. In this way, they had and have an important participation in the formation of Brazilian society. Epistemological racism has sometimes appropriated this knowledge and sometimes made black men and women invisible from the production of this knowledge. This research starts from the concept of opposing racism in science and common sense, and will seek to demonstrate the knowledge associated with African and Afro-descendant technologies and the intrinsic relationship with the African worldview from two communities: Quilombo de Ivaporunduva, located in Vale do Ribeira -SP, Eldorado municipality, from the construction of the canoe; the other community is Jongo Dito Ribeiro, located in the City of Campinas, from tambú. The research will be carried out by an ethnographic method with an approach based on material culture and part of the premise that, in the construction of these technologies, the epistemology of ancestry is the main element. Assuming that these communities bring a technological, social, cultural, historical legacy
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