Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987) [recurso eletrônico] : espaço de formação
TESE
Português
T/UNICAMP AL41c
[Reading Congress of Brazil (1978-1987)]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Nosso tema de interesse é a formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa elegeu os Congressos de Leitura do Brasil (Coles), como objeto de investigação. Partimos do pressuposto de que os Coles se constituíram, ao longo dos quarenta anos de sua realização, num importante espaço de...
Resumo: Nosso tema de interesse é a formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa elegeu os Congressos de Leitura do Brasil (Coles), como objeto de investigação. Partimos do pressuposto de que os Coles se constituíram, ao longo dos quarenta anos de sua realização, num importante espaço de formação dos profissionais do ensino, especialmente os professores. O acervo histórico dos congressos, atualmente disponível no Centro de Memória da Educação da FE/Unicamp, possibilitou que a pesquisa buscasse, em sua documentação, especialmente naquela gerada no período de 1978 a 1987, período em que um mesmo grupo assumiu a direção da ALB, indicadores da intenção de seus organizadores de fazer desse evento um espaço e um tempo de formação. Ao mesmo tempo, recolhemos depoimentos de participantes dessas e outras edições do evento, no intuito de conhecer suas percepções em relação ao congresso. Promovidos pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), entidade criada em 1981, cuja sede é na Faculdade de Educação da Unicamp, os Coles constituem uma das ações mais vigorosas da entidade estando hoje em sua 21.ª edição. Essa investigação integra o projeto "ALB: Memórias", que vem sendo realizado por docentes do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação da Unicamp e contribui com os esforços de tecer uma história da leitura no Brasil. Tem como aporte teórico/metodológico os referenciais de Nóvoa (1991, 2013, 2017), Chartier (1990, 1991, 1996), Certeau (1998, 2002) entre outros
Abstract: Our aim of interest is the teacher formation. In this regard, the present study elected the Congressos de Leitura do Brasil (Coles) [Reading Congresses of Brazil] as object of investigation. We start from the assumption that the Coles were constituted, throughout its 40 years of existence,...
Abstract: Our aim of interest is the teacher formation. In this regard, the present study elected the Congressos de Leitura do Brasil (Coles) [Reading Congresses of Brazil] as object of investigation. We start from the assumption that the Coles were constituted, throughout its 40 years of existence, as an important place for formation and development of educators, especially teachers. The historical collection, that is currently available in the Centro de Memória da Educação [Center for Educational Memory] of the School of Education of the University of Campinas (FE/Unicamp), allowed the research to seek on its documentation, particularly between 1978 and 1987, period in which the same group assumed the direction of the Associação de Leitura do Brasil (ALB) [Brazilian Reading Association], indicators of the intention of Coles¿ organizers to make this event a place and moment for formation and development. At the same time, we collected testimonials from participants in these and other editions of the event, in order to get to know their perceptions regarding the congress. Promoted by the ALB, an entity founded in 1981, whose headquarters are also in the FE/Unicamp, the Coles are established as one of the entity's most vigorous actions and currently are on their twenty-first edition. This study is part of the project ALB: Memórias [ALB: Memories], which has been carried out by professors of the research group Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) [Literacy, Reading and Writing/Teacher¿s Work in Initial Formation] of the FE/Unicamp and has contributed to the efforts to weave the history of reading in Brazil. The theoretical framework of the present study is supported by the work of Nóvoa (1991, 2013, 2017), Chartier (1990, 1991, 1996), Certeau (1998, 2002), among other references
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