Análise da produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em educação ambiental no ensino fundamental II [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M489a
[Analysis of academic production on pedagogical practices of environmental education in elementary school II]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: As pesquisas sobre Educação Ambiental ganharam notoriedade nos anos 1980 e vêm crescendo consideravelmente desde então. Nesse contexto e fruto da nossa inquietude destacamos a questão de pesquisa: que práticas pedagógicas de Educação Ambiental escolar no Ensino Fundamental II são relatadas...
Resumo: As pesquisas sobre Educação Ambiental ganharam notoriedade nos anos 1980 e vêm crescendo consideravelmente desde então. Nesse contexto e fruto da nossa inquietude destacamos a questão de pesquisa: que práticas pedagógicas de Educação Ambiental escolar no Ensino Fundamental II são relatadas em pesquisas acadêmicas e quais Macrotendências de Educação Ambiental orientam teórico-metodologicamente essas práticas? Os objetivos específicos são: Identificar no Banco de Teses do EArte teses e dissertações sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvidas no Ensino Fundamental II; Analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental; identificar os referenciais teórico-metodológicos utilizados e as perspectivas conceituais que esses trabalhos se basearam; Caracterizar as Macrotendências de Educação Ambiental de acordo com Layrargues e Lima (2014) que apontam três macrotendências: conservacionista, pragmática e crítica. O corpus documental foi identificado a partir do Banco de Teses do Projeto EArte, no qual localizamos 17 pesquisas que trataram de Práticas de Educação Ambiental no EFII. Os trabalhos foram lidos na íntegra e analisados segundo os descritores: Dados Bibliográficos (Autor; Orientador; Instituição; Estado; Grau de Titulação Acadêmica; Ano de defesa); Características da Pesquisa (Tipo de Pesquisa; Proposta de Trabalho; Público Alvo; Temas de Estudo); Descritores das Práticas Pedagógicas (Nível escolar; Disciplinas abrangidas; Temas abordados; Métodos e Estratégias de Ensino; Recursos e Materiais Didáticos; Avaliação da prática pedagógica); Indicadores das Macrotendências de Educação Ambiental (Perspectivas Conceituais; Referenciais teórico-metodológicos; Macrotendências de Educação Ambiental). Como principais resultados encontramos: 1- Das 17 pesquisas, 15 são dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado sendo que 12 trabalhos foram defendidos em programas de Pós-Graduação na área da Educação; 2- as pesquisas que investigam tais práticas pedagógicas estão concentradas na região Sudeste com 50% da produção e 47% têm como público-alvo os professores e gestores do EFII. 3-Em relação ao tema de estudo, 12 pesquisas tratam de Currículo, Programas e Projetos, e 8 delas concentradas nas disciplinas de Geologia, Geografia, Biologia, trabalhando com temas relacionados aos aspectos físicos do meio ambiente e a sociedade. 4- Os métodos e estratégias de ensino utilizados foram mostra de filmes e documentários, trabalho de campo, visitas técnicas e caminhadas. Os autores das pesquisas analisadas indicaram que as escolas vêm desenvolvendo ações e projetos interdisciplinares em EA, que apesar de tímidas, elas desencadeiam mudanças e perspectivas positivas na comunidade escolar. Por meio da análise dos trabalhos selecionados, identificamos dificuldades de implementação da EA nas escolas, devido à falta de condições materiais, distanciamento entre ensino e pesquisa e a necessidade de formação dos professores com vistas a uma EA crítica e transformadora.5- Em relação às macrotendências de EA, 6 pesquisas embasaram conceitualmente suas práticas de acordo com a EA crítica; no entanto, constatamos que a ideia de educação para o desenvolvimento sustentável, com características pragmáticas e conservacionistas ainda é hegemônica no campo investigado, e consideramos pertinente uma maior divulgação da EA crítica para os professores da escola básica. Consideramos que as pesquisas de Estado Arte cumprem um papel importante nos trabalhos acadêmicos em que é possível situar a pesquisa na grande área de estudo e contextualizá-la de modo a ampliar o olhar sobre o saber e fazer educação ambiental, contribuindo com teorias e metodologias que favorecem o surgimento de novas pesquisas e caminhos futuros dentro da EA
Abstract: Research on environmental education gained notoriety in the 1980s and has grown considerably since then. In this context and result of our restlessness, we highlight the research question The specific objectives are: what pedagogical practices of school Environmental Education in...
Abstract: Research on environmental education gained notoriety in the 1980s and has grown considerably since then. In this context and result of our restlessness, we highlight the research question The specific objectives are: what pedagogical practices of school Environmental Education in Elementary School II are reported in academic research and which macro trends in Environmental Education guide these practices theoretically and methodologically? To identify in the EArte Thesis Database, theses and dissertations about pedagogical practices of Environmental Education developed in Elementary School II. All works were read and analyze the pedagogical practices of Environmental Education; identify the theoretical-methodological frameworks used and the conceptual perspectives that these works were based on; To characterize the Environmental Education Macro-trends, according to Layrargues and Lima (2014) that point out three macro trends: conservationist, pragmatic and critical. The documentary corpus was identified from the EArte Project Database, which in turn was obtained from the Capes Thesis Database. It was identified 17 studies that addressed Environmental Education Practices in Elementary School, which were analyzed according to the descriptors: Bibliographic Data (Author; Advisor; Institution; State; Academic Degree; Year of Defense); Research Characteristics (Type of Research; Target Audience; Work Proposal; Study Subjects); Pedagogical Practices Descriptors (School level; Subjects covered; Topics covered; Teaching Methods and Strategies; Teaching Resources and Materials; Teaching practice assessment); Indicators of Environmental Education Macro Trends (Theoretical-Methodological References; Environmental Education Macro Trends). As main results it was found: 1- Of the 17 studies, 15 are master's dissertations and 2 doctoral theses and 12 papers are focused on Postgraduate programs in the Education area; 2- Studies that investigate such pedagogical practices are concentrated in the Southeast region with 50% of the production, and 47% having as target audience the teachers and managers of Elementary School I and II. 3- Regarding the subject of study, 12 studies are related to the CPP (Content, Programs and Projects), and 8 of them concentrated in the Geology, Geography, Biology subjects, working with themes related to the physical aspects of the environment and society. 4- Teaching methods and strategies occurred through film and documentary screenings, fieldwork, technical visits and walks; the evaluation methods indicate that schools have been developing interdisciplinary actions and projects in Environmental Education, which, although shy, trigger positive changes and perspectives in the school community. The research pointed to difficulties to implement it in schools, due to the lack of material conditions, the distance between teaching and research and the need to improve teachers' education with a view to critical and transformative Environmental Education. 5- Regarding the macro trends of Environmental Education, 8 studies have deeper concepts to support it and it was found that the idea of education for sustainable development, with pragmatic and conservationist characteristics is still hegemonic in the field investigated, an que consider pertinent a greater dissemination of critical critical Environmental Education to elementary school teacher. We consider that State of the art research plays an important role in the academic works in which it is possible to situate research in the large area of study and contextualize it in order to broaden the perspective on environmental knowledge and education, contributing with theories and methodologies that favor the emergence of new research and future paths within Environmental Education
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