Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior [recurso eletrônico]
Mara Medeiros dos Santos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59p
[Prediction on the use of active learning methodologies in college courses]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Wagner dos Santos Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química
Resumo: A tarefa educativa representa um grande desafio, assim professores, educadores, têm que refletir sobre a importância do ensino, no sentido de contribuir para a formação do profissional de um ponto de vista técnico, científico e ético. Desta forma, deve-se sempre buscar estratégias de ensino...
Ver mais
Resumo: A tarefa educativa representa um grande desafio, assim professores, educadores, têm que refletir sobre a importância do ensino, no sentido de contribuir para a formação do profissional de um ponto de vista técnico, científico e ético. Desta forma, deve-se sempre buscar estratégias de ensino diferenciadas que ressaltem o significado dos conceitos técnico-científico, a fim de elevar o grau de conhecimento dos alunos, e seu desempenho na vida profissional. A introdução nas instituições de ensino superior de novas tecnologias impulsionou o desenvolvimento de metodologias que auxiliam a aprendizagem, bem como a interação entre professores e alunos, dentre elas estão as denominadas metodologias ativas de ensino (MAs), sendo em sua maioria dependentes de recursos eletrônicos. Esse estudo teve por objetivo definir e apresentar as principais metodologias ativas, suas aplicações e as ferramentas mais utilizadas no ensino superior; apontar as principais vantagens e desvantagens do uso da metodologia Delphi. A Delphi é uma técnica interativa de previsão projetada para conhecer com antecipação a probabilidade de eventos futuros, por meio da solicitação e coleta sistemática da opinião de especialistas que darão sua contribuição, ao identificar áreas de concordância ou discordância e assim chegar ao consenso. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário e tratados de forma qualitativa. Conclui-se que o uso das metodologias ativas de ensino nas salas de aulas acontece de diferentes modos de aplicações dependendo apenas da criatividade dos professores e, são importantes ferramentas para estes profissionais da educação nas mais diversas áreas do conhecimento, buscando aproximar os alunos das realidades e interesse da sociedade e, do seu dia a dia profissional
Ver menos
Abstract: The challenge that the educational task represents is well known. Hence, professor and educators must reflect about the teaching importance in contributing to professional formation. Therefore, it is important to search for different education strategies that highlight the...
Ver mais
Abstract: The challenge that the educational task represents is well known. Hence, professor and educators must reflect about the teaching importance in contributing to professional formation. Therefore, it is important to search for different education strategies that highlight the technical-scientific meaning of the concepts studied in order to increase the students¿ knowledge and their performance in professional life. The introduction of new technologies in universities promoted the development of methodologies that help in learning, as well as the interaction between professors and students. Among these methods are the Active Learning Methodologies, where the most of them depend on electronic technology. This study aims to define and show the main active methodologies, their applications and the tools in college education. In addition, this work intends to show the advantages and disadvantages of the Delphi methodology, an interactive prediction technique projected to know in advance the probability of future events through the solicitation and systematical gathering of specialist¿s opinion. These advices will contribute to identify areas of agreement and disagreements and so, reach a consensus. The data were collected through a questionnaire application and analyzed qualitatively. We can conclude that the use of learning active methodologies in classes happens in different ways depending on professors¿ creativity. These methodologies are important tools to the educators in diverse knowledge fields, seeking to bring students closer to the realities and interests of society and their daily professional life
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior [recurso eletrônico]
Mara Medeiros dos Santos
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior [recurso eletrônico]
Mara Medeiros dos Santos