Novelos e máscaras digitais [recurso eletrônico] : uma análise da jornada-narrativa de Maeve em 'Westworld'
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L818n
[Novels and digital masks]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Aurélio Barbai
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Produtos audiovisuais, como filmes e séries, abre espaço para que a divulgação científica e cultural funcione como uma forma de ficcionalização da ciência. Em Westworld, temas como inteligência artificial ou a continuidade da vida são abordados de uma maneira que consegue trazer alguns...
Resumo: Produtos audiovisuais, como filmes e séries, abre espaço para que a divulgação científica e cultural funcione como uma forma de ficcionalização da ciência. Em Westworld, temas como inteligência artificial ou a continuidade da vida são abordados de uma maneira que consegue trazer alguns conceitos filosóficos e sociológicos para o espectador sem deixar de lado a construção da narrativa e dos personagens. Assim, vários núcleos de protagonistas são criados, estabelecendo uma jornada-narrativa que desconstrói certos elementos que já foram pré-estabelecidos em histórias de ficção científica. A partir da visão de Candido e Orlandi, esta dissertação busca compreender alguns questionamentos provenientes da jornada-narrativa da personagem Maeve nas duas primeiras temporadas de Westworld. Para realizar o estudo, selecionamos 17 cenas das duas temporadas e analisamos a evolução do comportamento de Maeve e como ela mudou em termos de narrativa e construção da personagem. A partir desse recorte, fomos capazes de compreender a estrutura que existe previamente nas obras de ficção científica e como os roteiros da série quebram essa visão a partir de recursos como a narrativa fragmentada, do papel da mulher negra representada no Velho Oeste e do uso de anti-heróis ao invés do herói tradicional. Ao final, somos capazes de refletir sobre a jornada-narrativa de Maeve e como é possível descontruir alguns conceitos e elementos presentes na maioria das obras de ficção científica dentro de uma narrativa moderna e televisiva
Abstract: Audiovisual products, such as films and series, make room for scientific and cultural dissemination to function as a form of science fictionalization. In Westworld, themes such as artificial intelligence or the continuity of life are approached in a way that can bring some philosophical...
Abstract: Audiovisual products, such as films and series, make room for scientific and cultural dissemination to function as a form of science fictionalization. In Westworld, themes such as artificial intelligence or the continuity of life are approached in a way that can bring some philosophical and sociological concepts to the viewer without neglecting the construction of narrative and characters. Thus, several protagonist nuclei are created, establishing a narrative journey that deconstructs certain elements that have already been pre-established in science fiction stories. From the view of Candido and Orlandi, this dissertation seeks to understand some questions coming from the narrative journey of the character Maeve in the first two seasons of Westworld. To conduct the study, we selected 17 scenes from both seasons and analyzed the evolution of Maeve's behavior and how she changed in terms of narrative and character construction. From this clipping, we were able to understand the structure that previously existed in science fiction works and how the series' scripts break this view from resources such as the fragmented narrative, the role of the black woman represented in the Old West and the use of antiheroes instead of the traditional hero. In the end, we are able to reflect on Maeve's narrative journey and how it is possible to deconstruct some concepts and elements present in most science fiction works within a modern and television narrative
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