Contribuições da linguagem radiofônica em podcast de divulgação científica [recurso eletrônico] : o caso do programa "Oxigênio"
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M522c
[Radiophonic language contribution in scientific communication podcast ]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Paulo Cesar da Silva Teles
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O trabalho de divulgação científica traz conhecimento à população sobre ações e descobertas das ciências, influencia o cotidiano da população e fornece perspectiva sobre determinados temas para colaborar a instruir a sociedade e apoiar a ciência. Descobertas científicas e avanços...
Resumo: O trabalho de divulgação científica traz conhecimento à população sobre ações e descobertas das ciências, influencia o cotidiano da população e fornece perspectiva sobre determinados temas para colaborar a instruir a sociedade e apoiar a ciência. Descobertas científicas e avanços tecnológicos impactam diretamente a humanidade como se nota nas transformações da economia, cultura e cosmovisão no século XX. Embora relevante, a ciência não tem recebido o seu devido valor ou, ao menos, sido percebida pela população como um todo. Consequentemente institutos de pesquisas e cientistas deixam de receber apoio para desenvolvimentos de seus projetos. Mesmo com os esforços da divulgação científica que é realizada de maneira multifacetada em diversos meios, apropriando-se inclusive das tecnologias de informação e comunicação. O podcast é uma mídia nova com considerável aceitação entre o público jovem e é um dos meios utilizados para propagar ciência para público alheio a academias e instituições de pesquisas. Deste modo, esta pesquisa se propôs a analisar a linguagem radiofônica em programa de divulgação científica em podcast, em especial o programa de web rádio "Oxigênio", da Unicamp, pertencente ao Labjor, com foco em seu último formato que consiste em intercalar uma edição temática com entrevista com edição com notícias variadas. A partir de uma pesquisa qualitativa, esse estudo buscou compreender como o "Oxigênio" tem feito a sua divulgação científica e teve como amostra um grupo à margem do meio científico, composto por alunos do nono ano da Escola Estadual Adalberto Nascimento, em Campinas, no ano de 2019, para identificar, acerca do formato e do conteúdo, como esse público, que teve contado com alguns episódios da série, recebeu a mensagem desse programa por meio de análises coletadas
Abstract: The work of scientific dissemination brings knowledge to the population about actions and discoveries of the sciences, their influences on the daily life of the population and provides perspective on certain themes to collaborate to educate society and support science. Scientific...
Abstract: The work of scientific dissemination brings knowledge to the population about actions and discoveries of the sciences, their influences on the daily life of the population and provides perspective on certain themes to collaborate to educate society and support science. Scientific discoveries and technological advances directly affect the human being as it is noticed in the transformation of the economy, culture and cosmovision in 20th century. Although relevant, science has not received its due value or at least been perceived by the population as a whole. Consequently research institutes and scientists no longer receive support for developments in their projects. Even with the efforts of scientific dissemination that is carried out in a multifaceted way in various media, appropriating even information and communication technologies. The podcast is a new media with considerable acceptance among young audiences and is one of the means used to propagate science to audiences outside academies and research institutions. In this way, this research proposed to analyze the radiophonic language in a program of scientific dissemination in podcast, in particular the radio web program "Oxigênio", of Unicamp, belonging to Labjor, focusing on its last format that consists of intercalating an edition thematic with interview with edition with varied news. From a qualitative research, this study sought to understand how the "Oxigênio" has made its scientific dissemination and had as a sample a group on the margins of the scientific environment, composed of students of the ninth grade Adalberto Nascimento State School, Campinas, year of 2019, to identify, about their shape and contents, how this audience, that had counted on some episodes of the series, in order to know how they received and understood the message of this program by analysis from collected quiz
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF