Comunicar para (r)existir [recurso eletrônico] : a voz que vem dos quilombos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B32c
[Communicate to (r)exist]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (150 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Márcia Maria Tait Lima, Marta Mourão Kanashiro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação investiga como dois espaços autodenominados quilombos urbanos na cidade de São Paulo estão comunicando história, identidade, cultura e memória negra em suas atividades. Identificados neste projeto como "novos quilombos", os espaços Terça Afro, localizado na zona norte de São...
Resumo: Esta dissertação investiga como dois espaços autodenominados quilombos urbanos na cidade de São Paulo estão comunicando história, identidade, cultura e memória negra em suas atividades. Identificados neste projeto como "novos quilombos", os espaços Terça Afro, localizado na zona norte de São Paulo, e Aparelha Luzia, na região central da cidade, estão organizados com a proposta de serem focos de resistência negra. Esses dois espaços têm características em comum: são coordenados por negros e oferecem uma programação que aborda cultura, identidade, literatura, arte e questões que envolvem a negritude, sempre garantindo que o negro esteja em evidência e tenha seu espaço de fala assegurado. A comunicação abordada nesta pesquisa compreende manifestações culturais, manifestações artísticas, turismo histórico e cultural, espaços de visitação, formas de comunicação tradicionais e digitais, além de outras práticas que façam com que o espaço, as ações e as ideias que ali circulam sejam conhecidas e reconhecidas. A autodenominação desses espaços como "quilombos urbanos" recupera um evento muito característico do período dos negros escravizados que legitima e reafirma a história de resistência dos ancestrais e enaltece a identidade negra. Para sustentar essa identidade, é preciso que as memórias, a cultura e as histórias sejam recordadas constantemente. Nesse sentido, o esforço desses espaços em encontrar formas de comunicar suas próprias pautas e contar suas histórias faz-se extremamente necessário para a construção da identidade negra, já que é na transmissão da memória e das histórias que a cultura e a identidade são preservadas e valorizadas por seus integrantes e pela sociedade
Abstract: This thesis investigates how two self-denominated 'urban quilombo' cultural venues in the city of Sao Paulo are communicating black history, identity, and culture in their activities. Identified in this project as new quilombos, the venues Terça Afro ('Afro Tuesday') and Aparelha Luzia...
Abstract: This thesis investigates how two self-denominated 'urban quilombo' cultural venues in the city of Sao Paulo are communicating black history, identity, and culture in their activities. Identified in this project as new quilombos, the venues Terça Afro ('Afro Tuesday') and Aparelha Luzia ('Apparatus Luzia'), respectively located in the city of Sao Paulo's northern region and downtown, are organized under the goal of being focuses of black resistance. Both venues share common features: they are coordinated by black people and offer a programme addressing culture, identity, literature, art, memory, négritude-related matters ¿ always furnishing blacks with evidence and ensuring them a space for free speech. For our purposes, `communication¿ includes cultural manifestations, artistic events, cultural-historical tourism, visitation spots, traditional and digital communication forms, as well as practices to make the venue and their actions and ideas known and recognized. The venues¿ self-denomination as urban quilombos recovers a very characteristic event from enslaved blacks period that legitimates and reaffirms the history of resistance of the ancestors and aggrandize black identity. To support that identity, memories, culture, and history must be continually propagated. On that count, those venues¿ effort to find how to communicate their own agendas and tell out their histories is extremelly necessary, since it¿s by transmitting memory and history that culture and identity are preserved and valorized by their members and society
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