Abordagem multicritério para resolução de problemas de carregamento de contêiner com prioridades relativas de embarque [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L536a
[Multicriteria approach to solving container loading problems with shipment relative priorities]
Limeira, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Cristiano Torezzan, Washington Alves de Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Problemas de carregamento de contêiner motivam uma linha de estudos profícua no campo da Pesquisa Operacional mas, apesar disso, um tipo de restrição de suma importância prática tem sido negligenciado em grande parte dos métodos de resolução até então propostos na literatura: as prioridades...
Resumo: Problemas de carregamento de contêiner motivam uma linha de estudos profícua no campo da Pesquisa Operacional mas, apesar disso, um tipo de restrição de suma importância prática tem sido negligenciado em grande parte dos métodos de resolução até então propostos na literatura: as prioridades de embarque. A atenção a elas pode gerar uma série de vantagens financeiras que, apesar de mais difíceis de mensurar, por vezes superam, por exemplo, a economia de custos obtida por carregamentos que maximizam o espaço preenchido nos contêineres ou rotas otimizadas que reduzem distâncias percorridas (objetivos frequentemente relacionados ao problema). É nesta premissa que o presente trabalho se calca: diante de tal quadro e em virtude da carência de modelos matemáticos que levem em consideração, em um sentido forte, os aspectos ligados às prioridades de embarque (em geral) e seu reflexo nos serviços de entrega de encomendas (especificamente), o objetivo deste estudo é desenvolver uma abordagem multicritério, representada por um framework, que solucione o problema de carregamento de contêiner, em sua aplicação específica para veículos de entrega de mercadorias. A metodologia de pesquisa aqui utilizada é baseada na aplicação de um modelo quantitativo que, inicialmente, estabelece um índice de prioridade relativa de embarque ¿ levando-se em conta características específicas (definidas pelo tomador de decisão) exigidas em determinado mercado ¿ e, sequencialmente, o aplica na preparação dos dados a serem usados em um modelo matemático de resolução do problema. Tal framework foi implementado e testado em cenários sintéticos e os resultados evidenciam sua capacidade de atender aos mais variados interesses definidos por tomadores de decisão em relação aos critérios para a priorização de embarque
Abstract: Container Loading Problems motivate a profitable research line in the field of Operational Research. Nevertheless, a type of constraint of paramount importance has been largely neglected in the resolution methods proposed so far in the literature: shipment priorities. Attention to them can...
Abstract: Container Loading Problems motivate a profitable research line in the field of Operational Research. Nevertheless, a type of constraint of paramount importance has been largely neglected in the resolution methods proposed so far in the literature: shipment priorities. Attention to them can generate a number of financial advantages that, although more difficult to measure, sometimes outweigh, for example, the cost savings obtained by shipments that maximize the space filled in the containers or optimized routes that reduce the distances covered (objectives often related to the problem). It is on this premise that the present work is reasoned: face of such situation and due to the lack of mathematical models that take account, in a strong sense, the aspects related to shipment priorities (in general) and its effects on delivery services of goods (specifically), the objective of this study is to develop a multicriteria approach, represented by a framework, that solves the Container Loading Problem in its specific application for goods delivery vehicles. The research methodology used here is based on the application of a quantitative model that initially establishes a shipment relative priority index ¿ taking into account specific aspects (defined by the decision maker) required in a particular market ¿ and lastly apply this index in a data preparation step for use in a mathematical resolution model. This framework was implemented and tested in synthetic scenarios and the results evidenced its ability to meet the most varied interests defined by decision makers related to the criteria for shipment prioritization
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