Aplicação da simulação híbrida em um ambiente logístico [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B777a
[Application of hybrid simulation in a logistical environment]
Limeira, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Eduardo Paiva Okabe
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Devido a crescente utilização da simulação como auxiliar na tomada de decisões de curto, médio e longo prazo, aumenta-se também a necessidade de maior precisão nos resultados obtidos a partir de modelos computacionais que representam a realidade operacional de companhias de diversas áreas....
Resumo: Devido a crescente utilização da simulação como auxiliar na tomada de decisões de curto, médio e longo prazo, aumenta-se também a necessidade de maior precisão nos resultados obtidos a partir de modelos computacionais que representam a realidade operacional de companhias de diversas áreas. Desta forma, percebe-se dentre as mais comuns aplicações da Simulação de Eventos Discretos um baixo detalhamento de parâmetros da simulação possivelmente importantes devido ao seu alto impacto nos indicadores finais analisados, sendo os mesmos simplificados através de médias ou curvas estatísticas obtidas através de amostras específicas, das quais normalmente não são atualizadas após a mudança do ambiente simulado. Sendo assim, ao invés da utilização de médias ou curvas estatísticas, este trabalho propõe a aplicação de equações dinâmicas, pertencentes a Simulação de Eventos Contínuos, em conjunto com a Simulação de Eventos Discretos em um ambiente logístico através da alteração do método de cálculo da velocidade de uma empilhadeira considerando fatores como torque, massa transportada, massa da empilhadeira, dentre outros, analisando em diferentes cenários o comportamento de um modelo de simulação discreta, construído com a utilização de médias, e outro com equações dinâmicas, identificando em quais situações os métodos se diferem, sendo mais ou menos atrativos. Com o objetivo de simplificar a análise dos resultados, a diferença entre os cenários analisados se resume na variação da massa transportada, demanda de itens a serem transportados e distância percorrida pelas empilhadeiras, identificando ao final das análises que existe uma variação de até 15% na capacidade de transporte quando o layout é alterado para uma distância de deslocamento reduzida, tornando a empilhadeira híbrida menos produtiva devido a mesma se adaptar ao ambiente simulado de forma dinâmica
Abstract: Due to the increasing use of simulation as an aid to support decisions in short, medium and long periods, there is also a need for greater accuracy in the results obtained from computational models that represent the operational reality of companies from different areas. In this way, among...
Abstract: Due to the increasing use of simulation as an aid to support decisions in short, medium and long periods, there is also a need for greater accuracy in the results obtained from computational models that represent the operational reality of companies from different areas. In this way, among the most common applications of Discrete Events Simulation is checked a low detailing of possibly important simulation parameters due their high impact in the final indicators analyzed, which is usually simplified through averages or statistical curves obtained through specific samples, which are not usually updated after the simulated environment changes. Therefore, instead of the use of averages or statistical curves, this work proposes the application of dynamic equations, belonging to Continuous Event Simulation, together with Discrete Event Simulation in a logistic environment by changing the method of calculating the speed of a forklift considering factors such the torque, mass transported, forklift mass, and others, thus measuring the impact of changing an environment with different load profiles in a discrete simulation model built using averages, and another built using dynamic equations, identifying in which situations the differ methods, being more or less attractive. In order to simplify the results analysis, the difference between scenarios can be summarized in mass transported, demand for items to be transported and the distance traveled by the forklifts, identifying results up to 15% of difference in carrying capacity when the layout is changed to shorter distance, becoming a hybrid forklift in less productivity due his ability to adapt to another environment dynamically
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