Solução, Missão, Salvação [recurso eletrônico] : imaginários sobre a ciência produzidos pela divulgação científica
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M18s
[Solution, Mission, Salvation]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (169 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cristiane Pereira Dias
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A internet tem sido apontada como promissora para a criação de uma divulgação científica mais participativa e horizontal à medida que grande parte da população brasileira já permanece conectada durante a maior parte do tempo. No online, a posição-sujeito especialista deixa de ser a mais...
Resumo: A internet tem sido apontada como promissora para a criação de uma divulgação científica mais participativa e horizontal à medida que grande parte da população brasileira já permanece conectada durante a maior parte do tempo. No online, a posição-sujeito especialista deixa de ser a mais recorrente à medida que outros sujeitos e outros efeitos de sentido passam a circular. Desse modo, as ditas "ciências alternativas" parecem concorrer com a ciência institucionalizada. Muitos dos vídeos que agora circulam na plataforma do YouTube, por exemplo, são utilizados para promover teorias conspiratórias que podem trazer riscos à sociedade. Nesse processo de determinação, a contraposição entre ciência de "verdade" e falsa ciência atualiza os sentidos do que pode/deve ser um cientista. Este trabalho objetiva compreender o imaginário sobre a ciência por meio da análise de diferentes textos em circulação em plataformas como o YouTube, o Twitter e o Facebook e em mídias variadas, visto que o recorte apresentado nesta pesquisa recupera parte das condições de produção em que esse imaginário se dá. Para estudar esse material, a perspectiva teórica adotada é a Análise de Discurso de Escola Francesa, que permite uma análise aprofundada para a compreensão de como se constituem os efeitos de sentido que os textos produzem e que circulam entre os sujeitos. Construção de um imaginário que textualiza a ciência como solução, missão e salvação e onde o cientista se constitui principalmente nas posições sujeito cientista-herói e cientista-guardião
Abstract: The internet has been described as a promise to the creation of a more participative and horizontal science communication as most of the Brazilian population already spend most of their time connected. Online, the subject-position expert is no longer the most recurrent one as other...
Abstract: The internet has been described as a promise to the creation of a more participative and horizontal science communication as most of the Brazilian population already spend most of their time connected. Online, the subject-position expert is no longer the most recurrent one as other subjects and effects of meaning can circulate. Thus, the said "alternative sciences" start to compete with the institutionalized science. Several videos that now circulate on YouTube's platform, for instance, are used to promote conspiratory theories that may bring risks to the society. In this determination process, the oppositeness of "real" science and fake science updates the meanings of what may/should be a scientist. This study aims to understand the imaginary about science analyzing different texts in platforms such as YouTube, Twitter, Facebook and other media, since the materials of this research recover part of the conditions of production in which this imaginary occurs. To study these materials, I adopted the theoretical perspective of the French School of Discourse Analysis, which allows a deep analysis to the comprehension of how the effects of meaning that the texts produce are constituted, and how these effects circulate between the subjects. An imaginary that establishes science as solution, mission, and salvation, and where the scientist is seen as scientist-hero and scientist-guardian
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