Estágios supervisionados na formação inicial de professores em Geociências e Educação Ambiental [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B229e
[Supervised internships in the geociences and environmental education teching degree]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (217 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Denise de La Corte Bacci
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: O estágio supervisionado é etapa fundamental na formação de professores. No entanto, o que se observa em muitos cursos de licenciatura é o desinteresse dos alunos no desenvolvimento dos estágios. Na presente pesquisa foram investigados os estágios supervisionados do curso de graduação em...
Resumo: O estágio supervisionado é etapa fundamental na formação de professores. No entanto, o que se observa em muitos cursos de licenciatura é o desinteresse dos alunos no desenvolvimento dos estágios. Na presente pesquisa foram investigados os estágios supervisionados do curso de graduação em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, de forma a entender as concepções, experiências, desafios e dificuldades dos futuros professores com relação ao desenvolvimento dos estágios. A pesquisa foi embasada em teóricos que abordam a formação de professores e os estágios supervisionados na educação e no campo das Geociências, numa perspectiva de caracterização qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de documentos, entrevistas e questionários com alunos, monitores-bolsistas e professores que ministraram as duas disciplinas foco da pesquisa, Recursos Didáticos em Geociências e Práticas de Educação Ambiental com ênfase em Geociências, no recorte temporal de 2008 a 2017. Como metodologia, a pesquisa utilizou a Análise Textual Discursiva fundamentada em Moraes, Galliazzi, Ramos e Flôr. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em autores consagrados na temática formação de professores e estágios supervisionados como Nóvoa, Perrenoud, Schön, Pimenta e Lima, Gandim, Pinheiro e Romanowisk, Almeida, Andrade e Longarezzi, Tardif, em especial para o curso LiGEA, Bacci, Pataca, Compiani, Carvalho, Carneiro, Jacobi entre outros. Os resultados obtidos mostraram um panorama dos estágios na formação do professor em Geociências e Educação Ambiental pelos olhares dos alunos, monitores e professores. Foram destacadas dificuldades como orientações para o desenvolvimento dos estágios, indisciplina dos alunos, relação conflituosa com os professores que os recebem nas escolas e a identidade profissional, pois o LiGEA não forma professores para uma disciplina específica. Foram analisados os desafios dos alunos, professores ministrantes das disciplinas e dos monitores que os acompanham para desenvolver o estágio como pesquisa, bem como se o estágio relaciona teoria e prática e as metodologias aplicadas. Como conclusões, foram feitas sugestões para melhores resultados, no âmbito da sala de aula, na estrutura do curso e na reflexão sobre os estágios. Foi também sugerido um estudo de caso a ser desenvolvido no 2º semestre de 2018 com o objetivo de verificar algumas das propostas sugeridas. A presente pesquisa pretendeu orientar para a busca de caminhos que possam propiciar mudanças, pois o estágio é um espaço para a construção de aprendizagens significativas no processo de formação de professores
Abstract: The supervised internship is a fundamental step in teacher education. However, what observed in many undergraduate courses is the students' lack of interest in the development of internships. In the present research the supervised internships of the undergraduate degree in Geosciences and...
Abstract: The supervised internship is a fundamental step in teacher education. However, what observed in many undergraduate courses is the students' lack of interest in the development of internships. In the present research the supervised internships of the undergraduate degree in Geosciences and Environmental Education of the Institute of Geosciences of the University of São Paulo were investigated, in order to understand the conceptions, experiences, challenges and difficulties of the future teachers in relation to the development of the stages. The research based on theorists that approach the training of teachers and supervised internships in education and in the field of Geosciences, in a perspective of qualitative and quantitative characterization. The data collected through documents, interviews and questionnaires with students, lecturers and scholars who taught the two disciplines of the research, Didactic Resources in Geosciences and Environmental Education Practices with emphasis on Geosciences, in the temporal cut from 2008 to 2017. As methodology, the research used the Discursive Textual Analysis based on Moraes, Galliazzi, Ramos and Flôr. The bibliographic research was based on well-established authors in the theme of teacher training and supervised internships such as Nóvoa, Perrenoud, Schön, Pimenta and Lima, Gandim, Pinheiro and Romanowisk, Almeida, Andrade and Longarezzi, Tardif, especially for the LiGEA, Bacci, Pataca, Compiani, Carvalho, Carneiro, Jacobi and others. The obtained results showed a panorama of the stages in the formation of the teacher in Geosciences and Environmental Education by the looks of the students, monitors and teachers. Difficulties were pointed out such as guidelines for the development of traineeships, indiscipline of students, conflicting relationship with teachers who receive them in schools and professional identity, since LiGEA does not train teachers for a specific discipline. We analyzed the challenges of the students, lecturers of the disciplines and the monitors who accompany them to develop the internship as research, as well as whether the internship relates theory and practice and the applied methodologies. As conclusions, suggestions made for better results, within the classroom, in the structure of the course and in the reflection on the stages. It also suggested a case study to developed in the second semester of 2018 in order to verify some of the proposals suggested. The present research aimed to guide the search for ways that can cause changes, because the stage is a space for the construction of significant learning in the process of teacher training
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF