Educação integral, espaço escolar e intersetorialidade no programa Escola Integral de Limeira/SP [recurso eletrônico] = Integral education, school space and intersectoriality in the Escola Integral program of Limeira/SP
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP AL87e
[Integral education, school space and intersectoriality in the Escola Integral program of Limeira/SP]
Limeira, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Carlos Raul Etulain, Milena Pavan Serafim
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: A pesquisa teve com objetivo geral investigar, na política municipal de educação integral no Ensino Fundamental de Limeira/SP, as contradições e tensões existentes entre os princípios de um projeto contemporâneo de educação integral e as limitações políticas, econômicas e espaciais na sua...
Resumo: A pesquisa teve com objetivo geral investigar, na política municipal de educação integral no Ensino Fundamental de Limeira/SP, as contradições e tensões existentes entre os princípios de um projeto contemporâneo de educação integral e as limitações políticas, econômicas e espaciais na sua implementação. Parte-se do pressuposto de que houve nas últimas décadas uma mudança na forma como o espaço escolar é concebido nas políticas de educação integral. Hoje, diferentemente de experiências anteriores, as propostas apostam no uso de espaços externos aos prédios escolares, mobilizando estratégias intersetoriais no interior das políticas públicas. Tais estratégias, de acordo com a hipótese adotada, podem se manifestar como uma forma de o poder público apenas racionalizar recursos, evitando grandes investimentos em infraestrutura escolar e colocando a necessidade de construir escolas ou melhorar suas instalações em segundo plano dificultando a garantia de continuidade. É feita uma problematização inicial, na qual afirma-se a importância dos prédios escolares como equipamento básico da educação escolar; toma-se como referência exemplos históricos de políticas que se pautam na construção de prédios para, em seguida, apresentar exemplos atuais de políticas que se baseiam em ideias como cidades educadoras e territórios educativos. Dessas políticas, a principal é o Programa Mais Educação do governo federal, que existiu entre 2007 e 2017 e apoiou mais de cinquenta mil escolas a implementarem a educação integral. A pesquisa mostrou, por meio de coleta de dados secundários e entrevistas, que em Limeira, o Mais Educação teve papel importante no início da política de educação integral, porém, não foi fundamental para a sua continuidade. Diante das oscilações políticas, da instabilidade no repasse de recursos e de características próprias das políticas contemporâneas de educação integral, vários problemas foram revelados. Dentre esses problemas, destaca-se a adoção do trabalho voluntário e do estagiário como principais executores das atividades educativas, a dificuldade de se mobilizar parceiros próximos da escola, a sobrecarga de responsabilidades da escola na política intersetorial, a falta de articulação com projetos de infraestrutura e espaço escolar e as incertezas em relação a continuidade da política
Abstract: The research aimed to investigate the contradictions and tensions between the principles of a contemporary integral education project and the political, economic and spatial limitations in its implementation in the municipal education policy of integral education in Limeira / SP. It is...
Abstract: The research aimed to investigate the contradictions and tensions between the principles of a contemporary integral education project and the political, economic and spatial limitations in its implementation in the municipal education policy of integral education in Limeira / SP. It is assumed that in the last decades there has been a change in the way school space is conceived in integral education policies. Today, unlike previous experiences, the proposals bet on the use of spaces outside school buildings, mobilizing intersectoral strategies within public policies. Such strategies, according to the hypothesis adopted, can be seen as a way for the public power to rationalize resources, avoiding large investments in school infrastructure, placing the need to build schools or improve their facilities in the background and making it difficult to guarantee continuity. An initial problematization is made, in which the importance of school buildings is affirmed as basic equipment of school education; historical examples of building based policies are taken as a reference and then present current examples of policies that take as basic reference ideas such as educational cities and educational territories. Of these policies, the main one is the Mais Educação Program of the federal government, which existed between 2007 and 2017 and supported more than fifty thousand schools to implement integral education. The research showed, through secondary data collection and interviews, that in Limeira, Mais Educação played an important role in the beginning of the policy of integral education, but it was not fundamental for its continuity. Faced with political oscillations, instability in the transfer of resources and characteristics of contemporary policies of integral education, several problems were revealed. Among these problems, we highlight the adoption of voluntary work and the trainee as the main executors of educational activities, the difficulty of mobilizing close partners of the school, the overload of school responsibilities in the intersectoral policy and the uncertainties regarding the continuity of the policy
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