Análise de métodos práticos de ensino de automação para processos industriais [recurso eletrônico] : equipamento físico e simulação computacional
Otavio dos Santos Gaijutis
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G124a
[Analysis of practical teaching methods for industrial processes automation]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (65[vii] p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Flávio Vasconcelos da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química
Resumo: Por mais antigos e bem assentados que sejam os conhecimentos que hoje são ensinados nas escolas de engenharia, não se pode ignorar a necessidade de inovação nessas áreas da educação. Não somente atender às necessidades, mas também explorar as oportunidades. Em particular nas engenharias,...
Ver mais
Resumo: Por mais antigos e bem assentados que sejam os conhecimentos que hoje são ensinados nas escolas de engenharia, não se pode ignorar a necessidade de inovação nessas áreas da educação. Não somente atender às necessidades, mas também explorar as oportunidades. Em particular nas engenharias, essas oportunidades são inúmeras, em função das tecnologias a serem aprendidas, que devem fazer parte indissociável do ensino. Além disso, sabe-se também da importância de aulas práticas em laboratórios didáticos, para assimilação dos conceitos e das aplicações envolvidas. Por isso, o presente estudo investiga essa questão da inovação no ensino, em particular para a Engenharia de Automação & Controle de Processos Contínuos, típicos das Indústrias Químicas. Essa área das engenharias requer, como todas as demais, profundos conhecimentos matemáticos, físico-químicos e computacionais. Porém, esse conhecimento sobre Controle, deve ser agregado ao conhecimento específico de cada engenharia, tornando-se um desafio adicional para os estudantes e os professores. Apesar disso, em virtude da crescente adoção de sistemas de controle automático, essa área de engenharia tem sofrido déficit, chegando a haver impactos negativos, no desempenho, e até na segurança, dessas plantas das indústrias de transformação. A presente investigação avalia como que se consegue aumentar a conscientização dos estudantes desse assunto, para que tenham maior competência em lidar com a questão de Sintonia de Controladores. Realizou-se então uma pesquisa documental, a partir de dados oriundos de experiências didáticas, visando comparar o resultado educacional de dois diferentes métodos de ensino: o uso de equipamento físico, e a simulação computacional. Ainda que se saiba que a simulação é muito conveniente em termos de custo e de acesso, e que simuladores chegam a ser indispensáveis no ensino contemporâneo de engenharias, foi possível demonstrar que o ensino junto aos equipamentos físicos tende a propiciar melhores resultados educacionais, nesse assunto em particular
Ver menos
Abstract: No matter how old or well stablished are some kinds of knowledge, that are taught today at engineering schools, there could not be neglected the need for innovation on those education fields. Not only to satisfy the need of improvement, but also to explore new pedagogic opportunities....
Ver mais
Abstract: No matter how old or well stablished are some kinds of knowledge, that are taught today at engineering schools, there could not be neglected the need for innovation on those education fields. Not only to satisfy the need of improvement, but also to explore new pedagogic opportunities. Particularly at engineering courses, there are many of those opportunities, because that such taught technologies could be employed on the teaching itself. Furthermore, it is well known the importance of practical laboratory classes, to convey deeper assimilation of the related concepts and applications. In this context, this present study aimed to investigate the matter of teaching innovation, particularly for the control & automation engineering for continuous industrial processes, typical of chemical industries. As with other engineering fields, this one requires deep mathematics knowledge, so as physical-chemical phenomena, and computers tools. However, this knowledge about control systems has been aggregated to the teaching of general engineering fields, becoming an additional challenge for the students. Although the current adoption of automatic control at the more diverse systems today, the low performance of students at this topic is likely impacting the performance of real systems, having poor results at is operation, maybe even causing major security problems at those kind of industries. So, the present study evaluated how is it possible to increase students awareness on this topic, so they'll have better competences on dealing with the matter of Controllers Tuning. There was a documental research, of data from didactic experiences of a teacher, trying to compare the pedagogic results of two different practical teaching methods: physical equipment, and computer simulations. Although it is currently known that computer simulations have several benefits, in terms of costs and accessibility, and that simulations are imperative at today industrial engineering, it was possible to show that the teaching along physical equipment tends to have better educational results, in this field of control engineering
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Análise de métodos práticos de ensino de automação para processos industriais [recurso eletrônico] : equipamento físico e simulação computacional
Otavio dos Santos Gaijutis
Análise de métodos práticos de ensino de automação para processos industriais [recurso eletrônico] : equipamento físico e simulação computacional
Otavio dos Santos Gaijutis