Análise do papel das merendeiras terceirizadas como atores implementadores do Programa Nacional de Alimentação Escolar [recurso eletrônico] : desafios na perspectiva do trabalho
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C179a
[Analysis of the role of lunch ladies outsourced as implementers of the National School Feeding Program]
Limeira, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Sandra Francisca Bezerra Gemma, Oswaldo Gonçalves Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Nesta pesquisa tem-se como objetivo geral compreender o trabalho das merendeiras como atores implementadores do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Considerado como um dos maiores programas sociais do mundo, o PNAE começou a ser pensado desde a década de 30. Entre diferentes...
Resumo: Nesta pesquisa tem-se como objetivo geral compreender o trabalho das merendeiras como atores implementadores do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Considerado como um dos maiores programas sociais do mundo, o PNAE começou a ser pensado desde a década de 30. Entre diferentes modelos de gestão, o Brasil conta atualmente com um programa descentralizado, fortalecido e reconhecido internacionalmente, como exemplo a ser seguido por outros países. Ocorre que, dentre todas as conquistas deste programa, já amplamente difundidas também por pesquisas científicas, pouco são os estudos que se debruçaram sobre seus atores implementadores. Com esta perspectiva utilizou-se do referencial teórico da ergonomia da atividade, da ciência política e da sociologia crítica do trabalho para melhor compreender o trabalho das merendeiras no contexto do PNAE. Por meio do método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) foi possível dar visibilidade ao trabalho das merendeiras, seus desafios e desdobramentos tanto na perspectiva do trabalho quanto do referido programa. Os resultados mostram as dificuldades da realidade enfrentada pelas merendeiras nas cozinhas escolares, os principais mecanismos de enfrentamento desenvolvidos, e o importante papel desempenhado por estas profissionais na implementação do PNAE
Abstract: The general objective of this research is to understand the work of the lunch ladies as actors that implement the PNAE (National School Feeding Program). Regarded as one of the largest social programs in the world, PNAE began to be designed since the 1930's. Among different management...
Abstract: The general objective of this research is to understand the work of the lunch ladies as actors that implement the PNAE (National School Feeding Program). Regarded as one of the largest social programs in the world, PNAE began to be designed since the 1930's. Among different management models, Brazil currently has a decentralized program, strengthened and internationally recognized, as an example to be followed by other countries. It happens that, despite all the achievements of this program, widely disseminated by scientific researches, few studies have focused on its implementing actors. With this perspective we have considered the activity's ergonomics, the political science and the critical sociology of the work to better understand the job of the lunch ladies in the context of the PNAE. Through the method of the Ergonomic Analysis of Work (AET) it was possible to give visibility to the work of the lunch ladies, its challenges and deployments from the perspective of their work and the referred program. The results show the difficulties of the reality faced by the lunch ladies in the school kitchens, the main coping mechanisms developed, and the important role played by these professionals in the implementation of the PNAE
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