Avaliação de parâmetros para a criação de eletrodos de MnO2 sobre espuma de Ni aplicados a baterias de Li-O2 [recurso eletrônico]
Lorrane Cristina Cardozo Bonfim Oliveira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4a
[Evaluation of parameters for the development of MnO2 electrodes on Ni foam applied to Li-O2 batteries]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Gustavo Doubek
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química
Resumo: O aumento da liberação de quantidades significativas dos gases do efeito estufa, principalmente do dióxido de carbono tem acelerado os efeitos das mudanças climáticas. De modo geral, os combustíveis fósseis e seus derivados são as principais fontes energéticas mundiais que contribuem...
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Resumo: O aumento da liberação de quantidades significativas dos gases do efeito estufa, principalmente do dióxido de carbono tem acelerado os efeitos das mudanças climáticas. De modo geral, os combustíveis fósseis e seus derivados são as principais fontes energéticas mundiais que contribuem diretamente com esta realidade. A principal alternativa para a redução do efeito estufa seria o investimento em fontes alternativas de energia, equipamentos de armazenamento de energia e veículos elétricos. O desenvolvimento de veículos elétricos está associado ao desenvolvimento das baterias, quanto maior a capacidade de armazenamento de energia das baterias, maior a quilometragem alcançada pelo o carro elétrico. Desta forma, as baterias de Li-O2 são consideradas promessas para o desenvolvimento dos carros elétricos, pois apresentam uma densidade de energia 2-3 vezes maior do que as baterias Li- íon e, além disso, este valor é comparável a densidade de energia da gasolina. Muitos são os desafios relacionados ao desenvolvimento desta tecnologia, que tem atraído a atenção de empresas e pesquisadores no mundo todo. Esta pesquisa visa à elaboração do eletrodo de óxido de manganês de baixo custo depositado sobre a espuma de níquel e o estudo de variáveis de construção, como velocidade e intervalo de varredura e tempo de eletrodeposição no desempenho da célula de Li-O2. A eletrodeposição ocorreu por meio da combinação de duas técnicas eletroquímicas, voltametria cíclica seguida de potencial constante, com a presença ou não de agitação do banho eletrolítico. Desta combinação surgiram grupos de eletrodos distintos os quais foram submetidos aos testes de ciclagem na célula de Li-O2 nas condições de pressão de 1,5 atm, temperatura ambiente, e na faixa de potencial 2,2 ¿ 4 V, alterando a corrente em 20 e 50 µA. Foram utilizadas duas espumas de Ni, ES1 e ES2, com diferentes porosidades. Contudo esta mudança na utilização das espumas prejudicou o desempenho do sistema, e a capacidade máxima atingida pelo sistema de Li-O2, empregando ES2 foi de 38 mAh/gc, enquanto que ao utilizar ES1 o sistema conseguiu atingir 233,4 mAh/gc, valor este superior ao reportado para as baterias de Li-ion tradicionais
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Abstract: The increasing release of significant amounts of greenhouse gases, mainly carbon dioxide has been accelerating the effects of climate change. Generally, fossil fuels and their derivatives are the main energy sources worldwide contributing directly to this reality. The principal alternative...
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Abstract: The increasing release of significant amounts of greenhouse gases, mainly carbon dioxide has been accelerating the effects of climate change. Generally, fossil fuels and their derivatives are the main energy sources worldwide contributing directly to this reality. The principal alternative to reducing the greenhouse effect would be the investment in alternative energy sources, energy storage equipment and electric vehicles. The development of electric cars is associated with the development of batteries, the greater the energy storage capacity of the batteries, the greater the range achieved by the electric car. In this scenario, Li-O2 batteries is an interesting alternative for the development of electric cars, as they offer an energy density 2-3 times higher than Li-ion batteries, reaching a value comparable to the energy density of gasoline. There are many challenges related to the development of this technology, which has attracted the attention of companies and researchers worldwide. The aim of this study is the elaboration of the low-cost manganese oxide electrode deposited on the nickel foam and the study of construction variables such as speed and scanning interval and time of electrodeposition in the performance of the Li-O2 cell. The electrodeposition process combined two electrochemical techniques, cyclic voltammetry followed by constant potential, with or without stirring of the catalytic bath. From this combination, different groups of electrodes appeared which were submitted to cycling tests in the Li-O2 cell under the pressure conditions, 1.5 atm, at room temperature, and at the potential range of 2.2-4 V, varying only the current density, 20 and 50 ?A. Two niquel foams, ES1 and ES2, with different porosities were used. However, this change in the use of the foam impaired system performance, and the maximum capacity achieved by the Li-O2 system using ES2 was 38 mAh/gc while using the ES1, the system was able to achieve 233, 4 mAh/gc, this value is higher than that reported in traditional Li-ion batteries
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Doubek, Gustavo, 1984-
Orientador
Zanin, Hudson Giovani, 1983-
Avaliador
Avaliação de parâmetros para a criação de eletrodos de MnO2 sobre espuma de Ni aplicados a baterias de Li-O2 [recurso eletrônico]
Lorrane Cristina Cardozo Bonfim Oliveira
Avaliação de parâmetros para a criação de eletrodos de MnO2 sobre espuma de Ni aplicados a baterias de Li-O2 [recurso eletrônico]
Lorrane Cristina Cardozo Bonfim Oliveira