Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos [recurso eletrônico]
TESE
Português
T/UNICAMP Sa38c
[Natural sciences geoscientific knowledge and pedagogical practices in the initial education of pedagogues ]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online ( 221 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Denise de La Corte Bacci
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A presente pesquisa está inserida no contexto da formação inicial de licenciandos em Pedagogia, de uma faculdade privada no município de Osasco (SP), com foco em sua formação na área de Ciências Naturais. A proposta visou compreender, ao longo de dois anos, como os estudantes do curso de...
Resumo: A presente pesquisa está inserida no contexto da formação inicial de licenciandos em Pedagogia, de uma faculdade privada no município de Osasco (SP), com foco em sua formação na área de Ciências Naturais. A proposta visou compreender, ao longo de dois anos, como os estudantes do curso de Pedagogia apreenderam técnicas e conceitos do ensino de Ciências Naturais para os anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa abordou as disciplinas formadoras na área de Ciências, oferecidas durante os três anos e meio de graduação, sendo elas: Biologia Educacional e Meio Ambiente; Educação, Meio Ambiente e Sociedade; Saúde e Educação; e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. Ao planejar as aulas e atividades das disciplinas, a professora-pesquisadora tomou como base os pressupostos da alfabetização científica e do ensino por investigação, procurando envolver os estudantes em reflexões sobre conteúdos e formas de abordagem dos conhecimentos científicos. Ao planejar e realizar sua própria prática pedagógica, a professora-pesquisadora também se tornou uma agente relevante da pesquisa, pois a metodologia adotada derivou da sua formação em Geociências e Educação Ambiental, bem como dos saberes experenciais da prática docente, que se tornaram referenciais para a elaboração das aulas de Ciências no curso de Pedagogia. Os resultados da pesquisa apontam para uma grande deficiência na formação inicial de pedagogos na área de Ciências Naturais, no que se refere tanto aos conhecimentos específicos quanto didáticos deste campo do conhecimento. A pesquisa também procura indicar caminhos para superar tais deficiências na formação de pedagogos
Abstract: The present research project is inserted in the context of initial education for Pedagogy graduates of a private college in the city of Osasco, SP and their education in the Natural Sciences area. The proposal aimed at understanding, over a two-year period, how the Pedagogy graduates...
Abstract: The present research project is inserted in the context of initial education for Pedagogy graduates of a private college in the city of Osasco, SP and their education in the Natural Sciences area. The proposal aimed at understanding, over a two-year period, how the Pedagogy graduates digested teaching techniques and concepts for the early years of Natural Sciences fundamental education. The research approached the composing subjects in the Sciences area which were offered during the three-year graduation period, such as: Educational Biology and Environment, Education, Environment and Society, Health and Education, and Natural Sciences Teaching Methodology. For the classes and subject activities planning, the researcher teacher based herself on the assumptions of Scientific Literacy, and Investigative Teaching, trying to engage the students in reflections over contents and means of approaching scientific knowledge. While planning and carrying out her pedagogical practice, the researcher teacher also became a relevant agent of the research, because the adopted methodology derived from her graduation in Geosciences and Environment Education, as well as from the teaching practice experiential knowledge, which were taken as reference for the elaboration of Science classes for the Pedagogy students. The research results indicate a wide deficiency in the primary education of pedagogues in the Natural Sciences area with regard to the specific and didactic apprehension of that knowlegde field. The research also aims at indicating ways of overcoming such deficiencies in the education of pedagogues
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF