53 registros encontrados - programa Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Abandono e evasão escolar de adolescentes : problema para uma rede (integrada) de proteção
1.

Abandono e evasão escolar de adolescentes [recurso eletrônico] : problema para uma rede (integrada) de proteção

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP R147a

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2021.

Assunto: Adolescentes

Resumo: Buscamos analisar a articulação dos agentes sociais (profissionais da rede de proteção infantojuvenil, adolescentes e sua família) frente à...
Resumo
Resumo: Buscamos analisar a articulação dos agentes sociais (profissionais da rede de proteção infantojuvenil, adolescentes e sua família) frente à situação de abandono e evasão de adolescentes nas escolas estaduais de Limeira/SP. Além de entender as motivações do fenômeno e suas múltiplas dimensões, objetivamos compreender "como" o poder público se mobiliza para o enfrentamento da questão, se essas ações são coordenadas ou não, como são os processos de comunicação entre os agentes das políticas públicas e suas consequências para a possibilidade de melhoria nos índices de abandono e evasão escolar. À luz das categorias Interdisciplinaridade, Intersetorialidade, Participação Social e Protagonismo Juvenil o problema foi investigado, a partir de entrevistas semiestruturadas com educadores, conselheiros tutelares, profissionais das políticas públicas, adolescentes e uma familiar. Como resultados observamos que se trata de um problema complexo com diversos fatores que favorecem a ocorrência do abandono e evasão, fatores esses pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução e que apontam a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. As concepções dos agentes públicos sobre o problema influenciam nas estratégias adotadas para o enfrentamento da questão, sendo que diversas ações ocorridas nos últimos anos foram mencionadas por eles. Ações inclusivas ou excludentes podem ocorrer nos âmbitos das políticas públicas, minimizando ou reforçando os processos de afastamento do jovem da escola. Ao final serão apontadas algumas possibilidades para o enfrentamento deste problema complexo e multifacetado, contando com as contribuições dos participantes da pesquisa
A modernização da gestão nas universidades públicas e a educação corporativa : o caso da Universidade Estadual de Campinas = The modernization of management practices in public universities and corporate education: the case of the University of Campinas
2.

A modernização da gestão nas universidades públicas e a educação corporativa [recurso eletrônico] : o caso da Universidade Estadual de Campinas = The modernization of management practices in public universities and corporate education: the case of the University of Campinas

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP R769m

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Universidade Estadual de Campinas

Resumo: A partir da década de 80, no cenário mundial, e da década de 90, no cenário brasileiro, as universidades corporativas ganharam força junto às...
Resumo
Resumo: A partir da década de 80, no cenário mundial, e da década de 90, no cenário brasileiro, as universidades corporativas ganharam força junto às organizações, como estratégia para capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores, para se obter vantagem competitiva no mercado por meio de melhores resultados nos seus processos. Essas ações estão relacionadas à valorização do capital intelectual e ao sentido de urgência decorrente da rápida obsolescência do conhecimento na sociedade contemporânea, demandando a atualização constante do conhecimento dos colaboradores e das organizações, por meio da aprendizagem vivenciada e compartilhada conjuntamente entre os funcionários promovida pelas ações de educação corporativa. A partir desse contexto, a presente pesquisa buscou conhecer a percepção dos diferentes sujeitos envolvidos nas ações de educação corporativa da UNICAMP e sua relação com a modernização da gestão da Universidade período de 2003 até 2017, decorrentes dos objetivos estratégicos estabelecidos no seu Planejamento Estratégico. Mais especificamente, foram investigados e analisados os processos de capacitação do corpo técnico e administrativo gerencial da UNICAMP por meio dos Programas de Desenvolvimento Gerencial (PDG), Gestão por Processos (GEPRO) e Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), bem como o desenvolvimento e implementação, nas atividades-meio, das ferramentas de gestão e metodologias disseminadas por estas iniciativas, investigando-se também se esses processos de capacitação promoveram, em alguma medida, a modernização da gestão da Universidade dentro dos níveis de expectativa dos responsáveis e proponentes dos respectivos projetos. A presente pesquisa combina elementos quantitativos e qualitativos, num estudo exploratório, de natureza aplicada, desenvolvida a partir de procedimentos bibliográficos, documentais e de estudo de caso, utilizando-se, para tanto, a realização e entrevistas e aplicação de questionários. Muito embora os resultados das análises indicaram que os Programas podem ter contribuído com a promoção da modernização da gestão da Universidade, mostraram também algumas fragilidades em relação à sua avaliação, o que pode ter resultado na sua descontinuidade
Análise da política pública NutriSUS : uma perspectiva sobre eficácia e efetividade
3.

Análise da política pública NutriSUS [recurso eletrônico] : uma perspectiva sobre eficácia e efetividade

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Si38a

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2021.

Assunto: Políticas públicas

Resumo: O NutriSUS é uma política pública federal que tem como objetivos promover o estado nutricional e desenvolvimento infantil, a partir da redução...
Resumo
Resumo: O NutriSUS é uma política pública federal que tem como objetivos promover o estado nutricional e desenvolvimento infantil, a partir da redução da prevalência de anemia e de déficits de micronutrientes. Os dados referentes a sua eficácia, que sustentaram seu planejamento e lançamento em território nacional, ressaltam seus resultados positivos. Porém, há necessidade dessa eficácia, cientificamente comprovada em situações controladas, ser compreendida e reinterpretada frente a outros aspectos que determinam sua efetividade. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o NutriSUS e conhecer o contexto de implementação no município de Porto Ferreira/SP a fim de compreender aspectos relacionados à sua efetividade. Foram realizadas entrevistas com as gestoras responsáveis pela política no município e com as profissionais que participam direta e indiretamente na sua execução (merendeiras, diretoras e monitoras dos berçários e dos maternais). Foi possível conhecer e compreender o contexto prático de implementação, os desafios e as potencialidades do processo. Por conseguinte, as principais dissonâncias entre os pressupostos teóricos e práticos da política foram evidenciadas. Puderam ser elencadas questões acerca da implementação da estratégia, como a não consolidação da intersetorialidade, a interrupção inesperada da estratégia, a influência do modelo biomédico, as situações específicas que influenciam na alimentação infantil, a percepção das entrevistadas acerca da execução e dos seus conhecimentos sobre a estratégia em si. As informações relatadas podem subsidiar, sobretudo, o manejo dos desafios e o destaque das potencialidades para que possam ser determinadas propostas de desenvolvimento da política, especialmente ao considerar os diferentes contextos que agregam sentido à sua realização. As implicações para a prática são determinadas com o intuito de entrelaçar os achados com o que era proposto, tendo em vista os pressupostos descritos em manuais e guias. Por fim, este trabalho não finaliza a discussão sobre efetividade, mas aponta possibilidades para promovê-la diante da conjuntura apresentada
Análise das tecnologias africanas e afrodescendentes : comunidades Quilombola de Ivaporunduva e Jongo Dito Ribeiro
4.

Análise das tecnologias africanas e afrodescendentes [recurso eletrônico] : comunidades Quilombola de Ivaporunduva e Jongo Dito Ribeiro

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Si38a

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Africanidades

Resumo: Esta dissertação de mestrado é desenvolvida a partir dos estudos em africanidades contrapondo os paradigmas desenvolvidos pelas teorias...
Resumo
Resumo: Esta dissertação de mestrado é desenvolvida a partir dos estudos em africanidades contrapondo os paradigmas desenvolvidos pelas teorias eurocêntricas, nas quais, relacionam a população africana sequestrada de suas terras e trazidas para a América como mera mão-de-obra na escravatura, invisibilizando a diversidade de conhecimentos trazidos por africanos e africanas expressos nas tecnologias, cosmovisão, ciência, botânica. Desta forma tiveram e têm importante participação na formação da sociedade brasileira. O racismo epistemológico ora se apropriou desses saberes e ora invisibilizou homens e mulheres negras da produção desses conhecimentos. Esta pesquisa parte da concepção de contraposição ao racismo na ciência e no senso comum, e buscará demonstrar o conhecimento associado as tecnologias africanas e afrodescendentes e a relação intrínseca com a cosmovisão africana a partir de duas comunidades: Quilombo de Ivaporunduva, localizado no Vale do Ribeira-SP, município de Eldorado, a partir da construção da canoa; a outra comunidade é o Jongo Dito Ribeiro, localizado na Cidade de Campinas, a partir do tambú. A pesquisa será realizada por método etnográfico com abordagem a partir da cultura material e parte da premissa que na construção dessas tecnologias têm como elemento principal a epistemologia da ancestralidade. Tendo como hipótese que essas comunidades trazem um legado tecnológico, social, cultural, histórico
Análise do papel das merendeiras terceirizadas como atores implementadores do Programa Nacional de Alimentação Escolar : desafios na perspectiva do trabalho
5.

Análise do papel das merendeiras terceirizadas como atores implementadores do Programa Nacional de Alimentação Escolar [recurso eletrônico] : desafios na perspectiva do trabalho

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP C179a

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2018.

Assunto: Merenda escolar

Resumo: Nesta pesquisa tem-se como objetivo geral compreender o trabalho das merendeiras como atores implementadores do PNAE (Programa Nacional de...
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa tem-se como objetivo geral compreender o trabalho das merendeiras como atores implementadores do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Considerado como um dos maiores programas sociais do mundo, o PNAE começou a ser pensado desde a década de 30. Entre diferentes modelos de gestão, o Brasil conta atualmente com um programa descentralizado, fortalecido e reconhecido internacionalmente, como exemplo a ser seguido por outros países. Ocorre que, dentre todas as conquistas deste programa, já amplamente difundidas também por pesquisas científicas, pouco são os estudos que se debruçaram sobre seus atores implementadores. Com esta perspectiva utilizou-se do referencial teórico da ergonomia da atividade, da ciência política e da sociologia crítica do trabalho para melhor compreender o trabalho das merendeiras no contexto do PNAE. Por meio do método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) foi possível dar visibilidade ao trabalho das merendeiras, seus desafios e desdobramentos tanto na perspectiva do trabalho quanto do referido programa. Os resultados mostram as dificuldades da realidade enfrentada pelas merendeiras nas cozinhas escolares, os principais mecanismos de enfrentamento desenvolvidos, e o importante papel desempenhado por estas profissionais na implementação do PNAE
A religião como instrumento da política : nas trilhas de Maquiavel
6.

A religião como instrumento da política [recurso eletrônico] : nas trilhas de Maquiavel

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP M333r

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2017.

Assunto: Machiavelli, Niccolò, 1469-1527

Resumo: Este trabalho analisa as relações atuais entre religião e politica, e investiga como a política se utiliza dos discursos religiosos que...
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa as relações atuais entre religião e politica, e investiga como a política se utiliza dos discursos religiosos que abrigam certa moralidade, retóricas e crenças religiosas que minam o avanço de questões que afetam o bem comum na esfera pública. Critica, assim, a utilização da política para fins religiosos e discute a religião como instrumento da política. Iniciamos o nosso trabalho a partir das trilhas deixadas pelo pensamento político de Nicolau Maquiavel (1469¿1527), pois sua perspectiva de análise em torno da religião como um dos temas fundamentais de seu pensamento nos parece imprescindível. É neste sentido que a religião apresenta-se como um elemento indispensável para a compreensão das relações entre as esferas humana e política. Não é por acaso que Maquiavel já analisava a religião como um instrumento da política, exemplificando com o Frei Savonarola, uma liderança religiosa que promoveu mudanças sociais e políticas, a partir de um comportamento que colabora como mecanismo de dominação e coerção social. Maquiavel pensou uma diferenciação entre a moralidade pagã antiga e a cristã e, assim dissocia o poder político da ética cristã, efetuando uma nova ética laica e prática, dentro da virtú antiga. Deste modo, encontramos desde Maquiavel até hoje, argumentos que justificariam uma imbricação entre a religião e a política no mundo contemporâneo. Concluímos com a contribuição de Habermas que todos os sujeitos podem participar nas sociedades secularizadas com discurso em pé de igualdade e devem fazê-lo de modo consciente e livre. As Igrejas não podem ser marginalizadas e nem excluídas do discurso público, mas parece necessário que as Igrejas saibam dialogar utilizando os princípios democráticos e concordando com as premissas do Estado Constitucional e autônomo. A religião, assim compreendida, é um instrumento altamente poderoso para a realização da política
Arruinamentos no retorno à Terra : fabulando memórias e ruínas = Ruins in return to the Earth: fabulations of memories and ruins
7.

Arruinamentos no retorno à Terra [recurso eletrônico] : fabulando memórias e ruínas = Ruins in return to the Earth: fabulations of memories and ruins

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Si39a

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2018.

Assunto: Heidegger, Martin, 1889-1976

Resumo: Que arruinamentos são possíveis em um mundo de coisas? Essa questão é central no desenvolvimento da pesquisa, especialmente por colocar em...
Resumo
Resumo: Que arruinamentos são possíveis em um mundo de coisas? Essa questão é central no desenvolvimento da pesquisa, especialmente por colocar em movimento pelo menos três conceitos: ruína, mundo e Terra. O objetivo da pesquisa é, por intermédio da fabulação, conceito que Deleuze empresta de Bergson e o concede um caráter político, compor e fabular memórias e ruínas subterrâneas, que tencionem as concepções em torno da memória como pura lembrança de um passado que se foi, e a ruína enquanto ruído da urbanização ou sítio ecológico. Essas duas concepções acabam por constituir dois tecidos discursivos em torno das ruínas: enquanto ruído da urbanização, elas expressam a deterioração e o abandono de prédios e casas na cidade, e enquanto sítio ecológico, elas são consideradas como lugares onde faunas e floras podem surgir e que precisam ser inventariadas e preservadas. Em fabulando memórias e ruínas subterrâneas, buscamos compor e inventar memórias e ruínas que façam vacilar os conceitos que são amplamente consolidados no pensamento urbanístico e ecológico. Neste ínterim, a compreensão de ruínas enquanto coisa (na acepção heideggeriana do termo), que foi substancialmente movimentada especialmente pela antropologia de Tim Ingold, confere a possibilidade de sair da objetificação que as ruínas e, consequentemente, os patrimônios têm sido constituídos, permitindo que outras formas de pensar, viver, dizer, ouvir sobre patrimônio, memória e ruína sejam possíveis. Compreendemos, portanto, que o arruinamento é um elemento constituinte da matéria e da materialidade, pois, deixadas em seu movimento e fluxo, as coisas se desfazem, seguindo o fluxo natural da vida: o arruinamento. A concepção dualista, portanto, de ruína como ruído urbano ou como sítio ecológico pode ser tencionada para pensarmos o arruinamento como um irromper da Terra no mundo. Mais que destruição, o arruinamento faz surgir um emaranhado de fios de vida
A tecnologia com prazo de validade : reflexões acerca da obsolescência programada em serviços públicos
8.

A tecnologia com prazo de validade [recurso eletrônico] : reflexões acerca da obsolescência programada em serviços públicos

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M36t

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2018.

Assunto: Ciência e tecnologia

Resumo: Esta pesquisa parte do incômodo em relação à noção do senso comum de que a mudança tecnológica infalivelmente conduz a humanidade em direção a...
Resumo
Resumo: Esta pesquisa parte do incômodo em relação à noção do senso comum de que a mudança tecnológica infalivelmente conduz a humanidade em direção a uma condição de existência superior. Em outras palavras, as reflexões que aqui apresento estão embasadas na contestação da narrativa moderna do progresso, que situa a tecnociência como motor do progresso ¿ material, em primeira instância, mas, indiretamente, até mesmo moral ¿ das sociedades contemporâneas. Essa inquietação está ligada à ideia de que as técnicas, medidas, processos, artefatos e tudo aquilo que chamamos genericamente de "tecnologia", operam em conjunto com elementos "não tecnológicos" ¿ a política, a cultura, as leis, a economia ¿, produzindo um particular efeito deletério sobre a qualidade do serviço público. Desta forma, pretendo descrever como tais processos ocorrem, gerando uma nova forma de alcance da obsolescência programada e uma nova perspectiva dentro desta dinâmica que, apoiada no conhecimento técnico-científico, traz efeitos prejudiciais aos cofres públicos e aos serviços oferecidos pelo Estado. Para auferir o desafio de tratar desse tema, conduzo um aprofundamento teórico pelas contribuições de autores inseridos em diferentes campos e áreas do conhecimento, em particular naquelas ligadas aos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Busquei, ademais, conectar esses conceitos e ideias a casos que evidenciariam a obsolescência programada em serviços públicos, de modo a ilustrar os argumentos apresentados
Criminalização e migrações : uma análise sob a perspectiva crítica
9.

Criminalização e migrações [recurso eletrônico] : uma análise sob a perspectiva crítica

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP F982c

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Migração

Resumo: A constituição de uma relação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, entre os processos de criminalização e os movimentos migratórios...
Resumo
Resumo: A constituição de uma relação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, entre os processos de criminalização e os movimentos migratórios internacionais integra o objetivo desta pesquisa, estruturada com base na revisão bibliográfica e na análise documental. Esta aproximação articula perspectivas da criminologia crítica, do sujeito de direito e mobilidade do trabalho e do modo capitalista de produção, com suas determinações e seus efeitos engendrados, para compreender a criminalização das migrações e, valendo-se desta abordagem, o contexto brasileiro, especificamente as migrações venezuelanas intensificadas a partir do final de 2015. É possível verificar que a criminalização dos movimentos migratórios se insere no postulado da seletividade penal operada com base em condições sociais, raciais, territoriais e culturais, e tem relação com o desenvolvimento do capital e com uma política econômica da punição e da neutralização de pessoas ou grupos sociais identificados como perigosos. Desta forma, esta dissertação pretende, mais do que fornecer uma nova perspectiva de análise, contribuir com a compreensão do tema das migrações e dos estudos dos processos de criminalização
Da religação interdisciplinar à religação ontológica : percursos de uma tentativa de reaproximação entre conhecimento e vida = From interdisciplinary reconnection to ontological reconnection: paths of na attempt to reconnect knowledge and life
10.

Da religação interdisciplinar à religação ontológica [recurso eletrônico] : percursos de uma tentativa de reaproximação entre conhecimento e vida = From interdisciplinary reconnection to ontological reconnection: paths of na attempt to reconnect knowledge and life

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP AL64d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Fenomenologia

Resumo: Este trabalho visa o deslocamento dos dizeres sobre interdisciplinaridade e suas práticas para o âmbito da existência. Na forma de percursos...
Resumo
Resumo: Este trabalho visa o deslocamento dos dizeres sobre interdisciplinaridade e suas práticas para o âmbito da existência. Na forma de percursos de uma tentativa de reaproximação entre conhecimento e vida, sob o ponto de vista da fundamentação, concepções como o indeterminado, o fragmentado e o complexo são problematizados. Identificando na ideia de religação interdisciplinar o apelo à autocompreensão, à autoconsciência e a necessidade de uma nova pedagogia, o trabalho assume a radicalidade de uma existência que, em existindo, entende-se a si mesma. Cada percurso é aberto por uma questão central e desdobrado em pontos de inflexão que convocam a autora ao centro dos questionamentos, a partir do relato de suas próprias experiências. Neste sentido, assumindo vida e conhecimento como compondo uma mesma tecitura e organicidade, desdobra-se nas dificuldades do paradoxo de uma busca que já se encontrou e que a todo tempo já se perdeu - o que aponta para as dificuldades como as do sentido como o translúcido, do ser, do estatuto da biopolítica e da diferença como modos de inteligibilidade, da delimitação das disciplinas científicas e do modo de ser contemporâneo. Neste estado de coisas, a trama da interdisciplinaridade não é contemplada por seus mecanismos prático-científicos, mas pela ambígua dramaticidade de se constituir tanto historicamente quanto ontologicamente como um ponto de chegada que é, ao mesmo tempo, um ponto de partida. Instalada entre os limites dos conhecimentos disciplinares e a necessidade de superação dessas limitações, a interdisciplinaridade aponta para solicitações como a de se poder ouvir a condição de uma existência que no instante mesmo em que se convoca o entendimento de si e do mundo é a interrupção deste entendimento, na forma de uma vida vivida sem respostas. Assim, desenha-se como a perspectiva de um deslocamento entre a ideia de religação interdisciplinar e a proposta e possibilidade de uma religação mais fundamental entre conhecimento e vida, um tipo de leitura que se propõe a desvelar sua situação sob ponto de vista existenciário. Esta leitura pode ser balizada pela seguinte pergunta: o que é que ao nível da vida sustenta a ideia de religação interdisciplinar? Ao que se chega, uma vez percorridos os percursos, a uma interdisciplinaridade vivenciada nos termos de um interposto interdito
De encontros, verdades e afetos : cartografias da sexualidade = Encounters, truths and affects: cartographies of sexuality
11.

De encontros, verdades e afetos [recurso eletrônico] : cartografias da sexualidade = Encounters, truths and affects: cartographies of sexuality

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP OL4d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Sexualidade - Narrativas pessoais

Resumo: Nesta pesquisa, percorro os processos de subjetivação e sujeição que compõem as sexualidades na atualidade, bem como as suas possibilidades de...
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa, percorro os processos de subjetivação e sujeição que compõem as sexualidades na atualidade, bem como as suas possibilidades de expressão. O objetivo central é cartografar as enunciações das sexualidades em narrativas biográficas. De modo mais específico, a partir dos eixos experiência, estética e poética, busco reunir um conjunto de grafias ¿ bordados, desenhos, pinturas, textos, filmes, entre outras ¿ para a sua composição. Em meio às experimentações teórico-metodológicas, aliadas aos encontros com Tim Ingold, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Judith Butler, Paul B. Preciado e José Leonilson, entreteço as linhas da malha da sexualidade. Então, nas relações entre narrativas biográficas, teoria queer e cartografia, os resultados destes fluxos de construção e transformação do conhecimento com as sexualidades se apresentam em três "diários de grafias": Encontros, Verdades e Afetos
Desafios da reestruturação administrativa na Prefeitura Municipal de Limeira-SP : 2013-2016
12.

Desafios da reestruturação administrativa na Prefeitura Municipal de Limeira-SP [recurso eletrônico] : 2013-2016

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP B639d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2018.

Assunto: Administração pública

Resumo: Uma Administração Municipal tem, por finalidade, coordenadamente com outras instâncias de governos, atender às demandas da sociedade....
Resumo
Resumo: Uma Administração Municipal tem, por finalidade, coordenadamente com outras instâncias de governos, atender às demandas da sociedade. Organizar uma estrutura administrativa que viabilize o cumprimento dessa finalidade e lidar ao mesmo tempo com a possibilidade da descontinuidade que surge a cada eleição é um desafio para as Prefeituras. A alteração significativa da estrutura: cargos, atribuições, carreira, hierarquias, na forma de Lei foi o meio utilizado pela Prefeitura Municipal de Limeira ¿ SP, visando aprimorar sua gestão e organização. Essa alteração significativa, a chamada "Reestruturação administrativa" entrou na agenda política municipal por meio do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado em 2011 que apontava alterações a serem feitas na estrutura antiga. A reestruturação foi prevista na Proposta de Governo da coligação vencedora das eleições do ano de 2012, teve sua implementação iniciada em 2013 e se estendeu até 2016. A reestruturação, que aconteceu principalmente por meio de publicações de Leis Complementares, alterou a forma como a Prefeitura de Limeira geria pessoas, recursos e processos, alterações desde a criação e extinção de departamentos, até mudanças em procedimentos há muito tempo estabelecidos. O estudo de caso pretende descrever, por meio de análise bibliográfica e documental, observação em campo, entrevistas, levantamento e análise de dados, de que maneira se deu tal reestruturação, identificando motivações e interesses que permearam escolhas e decisões ao longo do processo e de que maneira, ideias, visões e conhecimentos se entrelaçaram na dinâmica estabelecida entre empresa contratada (Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM) e Prefeitura. O entendimento desse processo visa permitir analisar em qual medida a reestruturação administrativa se constituiu num fenômeno de descontinuidade administrativa e em qual medida essa descontinuidade gerou efeitos positivos ou negativos na administração municipal
Desafios das políticas públicas no cuidado a idosos com algum grau de dependência cuja rede familiar é insuficiente = Challenges of public policies in the care of the elderly with some degree of dependence whose family network is insufficient
13.

Desafios das políticas públicas no cuidado a idosos com algum grau de dependência cuja rede familiar é insuficiente [recurso eletrônico] = Challenges of public policies in the care of the elderly with some degree of dependence whose family network is insufficient

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP G229d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Envelhecimento

Resumo: As projeções indicam que, 80% dos idosos viverão em países em desenvolvimento, caracterizando que o novo perfil etário tem dimensão mundial;...
Resumo
Resumo: As projeções indicam que, 80% dos idosos viverão em países em desenvolvimento, caracterizando que o novo perfil etário tem dimensão mundial; estima-se que em 2030, a população idosa brasileira será de 18,6%; esse novo cenário evidencia que a necessidade de oferta de cuidados aumentará proporcionalmente ao aumento das fragilidades oriundas do declínio funcional típico da velhice e da reconfiguração dos arranjos familiares que potencializa a insuficiência familiar. Isto posto, cabe a questão: como as políticas públicas enfrentam o desafio do cuidado de pessoas idosas que se encontram em situação de dependência e não contam com uma rede de apoio familiar adequada? O objetivo geral da pesquisa foi verificar de que forma o cuidado às pessoas idosas com alguma dependência está sendo garantido pela Política de Assistência Social, na modalidade de acolhimento institucional, considerando que estas pessoas idosas contam com rede familiar frágil ou inexistente. A metodologia da pesquisa baseou-se na natureza qualitativa e documental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários para a caracterização das ILPIs e entrevistas semiestruturadas com os profissionais responsáveis por elas. Optou-se pelo critério político geográfico ao escolher as ILPIs que executam serviços da política de Assistência Social e que estejam presentes nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram três categorias: (1) Das instituições, (2) Do público atendido e (3) Dos profissionais. Embora tenha sido feita uma breve descrição de cada categoria elas se fundem e se complementam no dia a dia da vivência nessas ILPIs. A implementação da Política Pública se difere, em cada município, conforme o contexto sociodemográfico, mas também, e especialmente, quanto ao entendimento político dos atores envolvidos sobre a pluralidade da tríade envelhecimento-velhice-pessoa idosa. Os desafios apontados na pesquisa compõem uma rede complexa que aglutinam elementos culturais, governamentais, não governamentais, individuais e coletivos, tecnológicos e orçamentários. A prevalência da rede indireta em detrimento da direta para execução do acolhimento institucional para idosos foi um marcador importante, pois demonstra que as ações da sociedade ainda subsidiam as responsabilidades do Estado
Desafios do trabalho frente ao ambiente (re)construído : a atividade da enfermagem em centro obstétrico de alta complexidade
14.

Desafios do trabalho frente ao ambiente (re)construído : a atividade da enfermagem em centro obstétrico de alta complexidade

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M299d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2024.

Assunto: Ergonomia

Resumo: Esta pesquisa buscou compreender a atividade de trabalho de profissionais de Enfermagem em um Centro Obstétrico de alta complexidade,...
Resumo
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender a atividade de trabalho de profissionais de Enfermagem em um Centro Obstétrico de alta complexidade, focalizando-a com relação ao uso do ambiente construído, e com as condicionantes e desdobramentos encadeados a partir desta relação. Recorreu-se principalmente aos fundamentos teóricos da Ergologia, da Análise de Conteúdo e da Ergonomia da Atividade, utilizando elementos da Análise Ergonômica do Trabalho como base para revelar fenômenos espaciais relevantes ao trabalho, às equipes profissionais e ao público do local. Foram feitas entrevistas preliminares, turnos de observações globais da atividade e turnos de observação sistemática com a aplicação da ferramenta de cronologia da atividade no Centro Obstétrico. As constatações emergentes neste trabalho apontam para um cenário multicausal de fatores que influenciam o espaço de trabalho e são influenciados por este, bem como elementos que incrementam a carga de trabalho e o estresse das profissionais no local, a partir de determinantes sistêmicos relacionados ao espaço construído, a organização do trabalho e o público atendido. São explicitadas aqui, não só as influências do espaço sobre a atividade no local, mas também inventividade nas regulações, estratégias e respostas das profissionais às condicionantes do espaço
"Desentorpe(sendo)" : significações sobre um CAPS AD para usuários em acompanhamento = CAPS AD meanings for users under treatment
15.

"Desentorpe(sendo)" [recurso eletrônico] : significações sobre um CAPS AD para usuários em acompanhamento = CAPS AD meanings for users under treatment

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP L116d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2016.

Assunto: Drogas

Resumo: Tendo em vista a história do uso de drogas na sociedade, as diferentes razões para seu consumo e como tudo isso repercute na vida em...
Resumo
Resumo: Tendo em vista a história do uso de drogas na sociedade, as diferentes razões para seu consumo e como tudo isso repercute na vida em coletividade, o presente trabalho discute a respeito daqueles usos, que por motivos diversos, passaram do estágio do prazer para o da dependência. É destacado neste estudo o papel dessas substâncias na sociedade e a ancestralidade desse ato, sendo impraticável eximi-lo. Todavia, na contemporaneidade, essa atividade milenar passa a fazer parte da agenda da saúde pública, a qual, busca intervir de diversas formas na problemática. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal identificar as significações de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) para seus usuários. Para tanto lancei mão do método qualitativo em pesquisa, através do uso de entrevistas semiestruturadas e da análise de conteúdo. A amostra selecionada para a pesquisa foi composta por onze usuários em acompanhamento em um CAPS na cidade Campinas, tendo em vista critérios de inclusão, como o tempo de tratamento. No intuito de agregar mais informações pertinentes e enriquecer o debate questões como o objetivo com tratamento, drogas de uso, formas de utilização do CAPS e tipo de demanda, foram apontadas e analisadas. O estudo indicou que os usuários do serviço o utilizam de diferentes formas, buscando, muitas vezes, atender a demandas para além do uso de drogas. A droga de uso mais frequente entre eles é o álcool, tendo como principal objetivo com o tratamento a mudança de vida. As significações mais presentes nos discursos dos entrevistados indicaram uma relação positiva com o serviço, o qual costuma ser visto como um local de apoio e cuidado. Foi possível identificar também a necessidade de fortalecimento da intersetorialidade no campo das políticas públicas de cuidado, aos usuários abusivos e/ou dependentes de drogas, assim como a elaboração de novas pesquisas para pensar estratégias inovadoras de cuidado
Direitos humanos, políticas públicas e migrações : debates internos no Mercosul = Human rights, public policies and migrations: internal debates in Mercosur
16.

Direitos humanos, políticas públicas e migrações [recurso eletrônico] : debates internos no Mercosul = Human rights, public policies and migrations: internal debates in Mercosur

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP B275d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2018.

Assunto: Direitos fundamentais

Resumo: Os debates internos no Mercosul sobre direitos humanos, políticas públicas e migrações integram o escopo desta pesquisa, que é realizada...
Resumo
Resumo: Os debates internos no Mercosul sobre direitos humanos, políticas públicas e migrações integram o escopo desta pesquisa, que é realizada através da revisão bibliográfica e análise documental. Busca-se a partir da perspectiva interdisciplinar identificar quais são os efeitos dos acordos firmados no Mercosul na definição de políticas públicas de direitos humanos para migrantes. É possível verificar a predominância de fatores econômicos nas relações estabelecidas entre os países integrantes do Mercosul que dificultaram o avanço na proposição e execução de políticas públicas de direitos humanos, mesmo com os acordos internacionais, em destaque, os Acordos de Residência. São diversas as dificuldades enfrentadas pelos migrantes e por isso se justifica o exercício de determinação dos fatores que contribuem a proposição de políticas públicas. Desta maneira, pretende-se contribuir para proposição de novos estudos e ações que promovam a proteção dos direitos humanos
Do conhecimento individual à construção coletiva : diálogos e reflexões sobre o cuidado às pessoas com HIV/AIDS na perspectiva dos profissionais de saúde = From individual knowledge to coletive construction: dialogues and reflexions about care for people with HIV/AIDS from the perspective of healthcare professionals
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Do conhecimento individual à construção coletiva [recurso eletrônico] : diálogos e reflexões sobre o cuidado às pessoas com HIV/AIDS na perspectiva dos profissionais de saúde = From individual knowledge to coletive construction: dialogues and reflexions about care for people with HIV/AIDS from the perspective of healthcare professionals

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP M524d

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2017.

Assunto: HIV (Vírus)

Resumo: Atualmente a infecção pelo HIV representa um dos maiores problemas sociais e de saúde pública do Brasil e do mundo que, desde seu surgimento,...
Resumo
Resumo: Atualmente a infecção pelo HIV representa um dos maiores problemas sociais e de saúde pública do Brasil e do mundo que, desde seu surgimento, tem causado grande impacto à humanidade. Nesse sentido, o cuidado às PVHA é um dos principais desafios para a saúde pública, tendo em vista que não exige somente cuidados biomédicos, mas de outras dimensões, pois viver com HIV/aids envolve questões sociais, culturais, organizacionais, biológicas, políticas e de diversas áreas de conhecimento. A tecnologia possibilitou todo um aparato científico para o cuidado das PVHA. Com os exames CD4 e CVP e o tratamento antirretroviral é possível monitorar a doença, oferecer melhores condições de vida e aumentar a sobrevida. Todavia, o atendimento às PVHA, por meio desse aparato, colocou em evidencia a doença, o vírus, e fragmentou o sujeito, não considerando o HIV/aids em sua multidimensionalidade. Este estudo teve como objetivo refletir sobre o cuidado às PVHA, a partir da percepção dos profissionais de saúde. Para tanto, realizou-se um estudo empírico, fundamentado na abordagem da Pesquisa Social, utilizando como estratégia a triangulação de métodos, para explorar e compreender a percepção dos profissionais de saúde acerca do cuidado às PVHA. Participaram 45 profissionais de saúde e gestores de três unidades de Serviço de Assistência Especializada ¿ SAE da Diretoria Regional de Saúde DRS-X. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão. A análise dos dados ocorreu por meio de análises estatística-descritiva e análise de conteúdo de Bardin. A partir dos resultados e análise dos dados, emergiram cinco classes temáticas: (1) o viver com HIV/aids hoje, (2) Identificação, formação e perfil profissional, (3) O trabalho em equipe e o cuidado integral, (4) O cuidado às PVHA e (5) As dificuldades e as invisibilidades do cuidado. Nesse sentido, verificou-se que os profissionais de saúde criam um conceito sobre o viver com HIV/aids hoje, sendo que esse conceito, que está sempre em um processo de reconstrução, guia as ações nos serviços de saúde. Quanto à formação e capacitação profissional, foi possível constatar que é necessário pensá-la em um modelo de formação permanente e continuada, construída no cotidiano dos serviços de saúde. Além disso, faz-se necessário também avaliar as novas tecnologias educativas que estão sendo utilizadas. O acolhimento, a escuta ativa, o vínculo entre profissional e usuário e o trabalho em equipe surgem, neste estudo, como a base para um atendimento integral para às PVHA, superando um modelo fragmentado de cuidado em saúde. Constatou-se também que as dificuldades vivenciadas pelos profissionais de saúde e a dimensão emocional do trabalho de cuidar em saúde, muitas vezes, são aspectos invisibilizados, não sendo abordados nas discussões de cuidado, embora exerçam grande influência na produção do cuidado. Assim, conclui-se este estudo destacando que o cuidado integral acontece quando o uso das novas tecnologias no tratamento e cuidado às PVHA é incluído em um contexto muito maior que é o do cuidado humanizado, não sendo essas tecnologias compreendidas como seu oposto, mas como mais uma ferramenta, entre várias outras, que engloba todo o universo do cuidado integral
Educação integral, espaço escolar e intersetorialidade no programa Escola Integral de Limeira/SP = Integral education, school space and intersectoriality in the Escola Integral program of Limeira/SP
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Educação integral, espaço escolar e intersetorialidade no programa Escola Integral de Limeira/SP [recurso eletrônico] = Integral education, school space and intersectoriality in the Escola Integral program of Limeira/SP

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP AL87e

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2018.

Assunto: Educação integral

Resumo: A pesquisa teve com objetivo geral investigar, na política municipal de educação integral no Ensino Fundamental de Limeira/SP, as contradições...
Resumo
Resumo: A pesquisa teve com objetivo geral investigar, na política municipal de educação integral no Ensino Fundamental de Limeira/SP, as contradições e tensões existentes entre os princípios de um projeto contemporâneo de educação integral e as limitações políticas, econômicas e espaciais na sua implementação. Parte-se do pressuposto de que houve nas últimas décadas uma mudança na forma como o espaço escolar é concebido nas políticas de educação integral. Hoje, diferentemente de experiências anteriores, as propostas apostam no uso de espaços externos aos prédios escolares, mobilizando estratégias intersetoriais no interior das políticas públicas. Tais estratégias, de acordo com a hipótese adotada, podem se manifestar como uma forma de o poder público apenas racionalizar recursos, evitando grandes investimentos em infraestrutura escolar e colocando a necessidade de construir escolas ou melhorar suas instalações em segundo plano dificultando a garantia de continuidade. É feita uma problematização inicial, na qual afirma-se a importância dos prédios escolares como equipamento básico da educação escolar; toma-se como referência exemplos históricos de políticas que se pautam na construção de prédios para, em seguida, apresentar exemplos atuais de políticas que se baseiam em ideias como cidades educadoras e territórios educativos. Dessas políticas, a principal é o Programa Mais Educação do governo federal, que existiu entre 2007 e 2017 e apoiou mais de cinquenta mil escolas a implementarem a educação integral. A pesquisa mostrou, por meio de coleta de dados secundários e entrevistas, que em Limeira, o Mais Educação teve papel importante no início da política de educação integral, porém, não foi fundamental para a sua continuidade. Diante das oscilações políticas, da instabilidade no repasse de recursos e de características próprias das políticas contemporâneas de educação integral, vários problemas foram revelados. Dentre esses problemas, destaca-se a adoção do trabalho voluntário e do estagiário como principais executores das atividades educativas, a dificuldade de se mobilizar parceiros próximos da escola, a sobrecarga de responsabilidades da escola na política intersetorial, a falta de articulação com projetos de infraestrutura e espaço escolar e as incertezas em relação a continuidade da política
Entre a enxada e a espada : experiência pós-colonial em jogos digitais no Brasil
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Entre a enxada e a espada [recurso eletrônico] : experiência pós-colonial em jogos digitais no Brasil

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP C215e

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2021.

Assunto: Jogos digitais

Resumo: Nesta dissertação, buscamos estabelecer uma relação entre estudos pós-coloniais e jogos digitais a nível teórico e metodológico, a partir da...
Resumo
Resumo: Nesta dissertação, buscamos estabelecer uma relação entre estudos pós-coloniais e jogos digitais a nível teórico e metodológico, a partir da análise dos jogos brasileiros "Árida: Backland’s Awakening e Profane". Primeiramente, delineamos um olhar para os game studies e sua composição com enfoque na história das investigações filosóficas e antropológicas sobre os jogos de modo geral, sua gênese enquanto estudos sobre o videogame especificamente, os múltiplos encontros e entrecruzamentos disciplinares que o compõem, e o conjunto dos game studies pós-coloniais. Em seguida, descrevemos os processos de desenvolvimento dos jogos a partir da observação e apresentação de suas características básicas de design e composição representacional, em relação com os espaços e sujeitos produtores destes. A partir da perspectiva de ludologia cultural aliada aos estudos pós-coloniais e suas intersecções, propomos um expediente analítico que parte da fragmentação tripartite do jogo digital enquanto objeto cultural a partir das noções de espaço, narrativa e agência, apresentando os referidos jogos como modelos paradigmáticos de perscrutação das composições espaciais, estruturas diegéticas e da miríade de interações lúdicas provenientes destes. Por fim, buscamos recompor o objeto através da conceitualização da experiência proveniente da interação com o jogo, evidenciando a proeminência da teoria social que pauta a centralidade da colonialidade para a compreensão de tais processos e sua pertinência para os estudos de jogos no Brasil. Apesar de amplamente díspares em termos de design de jogo, Árida e Profane apresentam práticas lúdicas com aspectos da vida social característicos de representações e fatos históricos relativos ao colonialismo europeu, dando ao jogador a possibilidade de interagir de modo politicamente polivalente com processos como migração e ocupação territorial, empatia e alteridade, através de histórias baseadas em concepções historiográficas ou fabulações fantásticas, estabelecendo conexões com tais universos que permitem a constituição de interações lúdicas nos quais a colonialidade ocupa um papel central enquanto dispositivo e chave explicativa; ambientes de experimentação, contestação e elaboração do colonialismo enquanto prática política e sistema representacional
Hackerspaces e cultura hacker : reflexões sobre tecnologia e democracia
20.

Hackerspaces e cultura hacker [recurso eletrônico] : reflexões sobre tecnologia e democracia

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP D684h

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Feenberg, Andrew

Resumo: Os hackerspaces são espaços de vivência e experimento em tecnologia, com foco nas trocas e compartilhamentos de ideias e valores entre as...
Resumo
Resumo: Os hackerspaces são espaços de vivência e experimento em tecnologia, com foco nas trocas e compartilhamentos de ideias e valores entre as pessoas, inspirados pela cultura hacker. O objetivo desta pesquisa é propor reflexões sobre a relação entre tecnologia e democracia, a partir do movimento hackerspace. Na literatura, hackerspaces têm sido colocados como espaços de resistência e de contracultura às hegemonias de poder que exercem seu controle a partir da tecnologia. Além disso, é objetivo secundário observar as contradições entre as conceituações feitas na literatura sobre estes espaços e os dados obtidos. A pesquisa foi feita através de revisão bibliográfica sobre cultura hacker, hackerspaces e as principais teorias da filosofia da tecnologia que enfatizam a relação entre tecnologia e democracia, e pesquisa qualitativa. Foram aplicados cinco questionários online e foi realizada uma visita ao hackerspace LHC. Os dados foram analisados e interpretados a partir da teoria de análise de conteúdo de Bardin (1977). De acordo com os resultados da pesquisa, embora muitas características dos hackerspaces apresentadas pelo referencial teórico tenham se confirmado, nota-se que os conceitos consolidados na literatura precisam explorar melhor a complexidade e as contradições do movimento. Além disso, hackerspaces se revelam uma potência de novas possibilidades para aprofundar a relação tecnologia e democracia, principalmente por serem considerados espaços de liberdade e experimentação da tecnologia. Esta é uma pesquisa exploratória e não teve intenção generalizar as reflexões elaboradas para a complexa realidade dos hackerspaces no país. Interessa-nos mais refletir sobre estes espaços em busca de aprendizados afim de colaborar com os estudos recentes de maneira crítica
Impactos do racismo na vivência universitária : a experiência de estudantes negros em uma universidade pública brasileira (2017-2018)
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Impactos do racismo na vivência universitária [recurso eletrônico] : a experiência de estudantes negros em uma universidade pública brasileira (2017-2018)

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP V551i

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2023.

Assunto: Estudantes negros

Resumo: O racismo é uma das bases da formação da sociedade brasileira que, desde a colonização, se utiliza de seus princípios para estruturar a...
Resumo
Resumo: O racismo é uma das bases da formação da sociedade brasileira que, desde a colonização, se utiliza de seus princípios para estruturar a hierarquia social e os símbolos e significados que cada grupo racial possui nas instituições. As atribuições desses significados impactam as relações interpessoais em todos os níveis, fazendo do racismo um problema complexo e enraizado em todas as áreas da sociedade. Há muitos estudos sobre os impactos das questões raciais nas desigualdades social, política e econômica. Além disso, é relevante observar os impactos do racismo nas subjetividades e identidades de sujeitos negros e brancos, em suas vivências e relações interpessoais. Este trabalho visa discutir os impactos do racismo nas percepções e vivências universitárias dos discentes de graduação negros de uma universidade pública brasileira. No Capítulo 1, à luz da bibliografia, discutimos os conceitos de identidade e subjetividade, raça, as teorias raciais e suas relações com a identidade negra. O Capítulo 2 traz reflexões sobre as narrativas raciais históricas que fundamentaram a imagem e a posição das pessoas negras na sociedade brasileira, e comenta alguns dados atuais sobre as percepções de racismo, preconceito e discriminação no Brasil. No Capítulo 3, apresentamos a literatura científica sobre desigualdades sociais na educação e relações raciais no ensino superior, qualidade de vida e saúde mental de estudantes negros, e sobre pertencimento e bem-estar no ambiente universitário. A seguir, são apresentados e discutidos dados secundários da pesquisa "O estudante da Unicamp: perfil sociodemográfico e cultural, identidade pessoal e social, espiritualidade, sexualidade, qualidade de vida, uso de álcool e outras substâncias psicoativas, saúde física e saúde mental (2017-2018)", acrônimo em inglês estudo CAMPUS. O grupo de alunos negros era minoritário na amostra, a maioria deles originária de famílias de menor renda, estudou em escola pública e recebeu bonificação no vestibular. Comparativamente aos estudantes brancos, um percentual maior de alunos negros conciliava estudos e trabalho, recebia bolsas de permanência, considerava seu desempenho acadêmico abaixo de média, referia não estar no curso de graduação desejado, tinha pior autoavaliação da qualidade de vida e praticava menos atividades físicas. Mais estudantes negros procuravam os serviços de assistência psicológica e psiquiátrica da universidade, e maior proporção referiu tentativas de suicídio, experiências de bullying e de discriminação por cor/raça na vida. Apresentavam maior probabilidade de ter transtornos mentais comuns e maior percentual referiu comportamentos de autolesão não-suicida. Menor proporção de alunos negros afirmava se sentir pertencente à universidade e ser respeitado no campus. Para cerca de metade dos estudantes negros, sua origem racial era motivo de orgulho. Por outro lado, em respostas abertas apareceram sentimentos de inadequação, de não-pertencimento, de baixa autoestima, e de indefinição identitária. Os resultados confirmam a hipótese de que o racismo e a discriminação racial estavam presentes no ambiente universitário, afetando negativamente a experiência de estudantes negros, agravando fatores prévios de risco e vulnerabilidade desse grupo. A partir da reflexão sobre tais resultados, propomos ações institucionais, em âmbitos locais e centrais da universidade, com o objetivo de mitigar os problemas encontrados, bem como para subsidiar futuras pesquisas
Interação universidade-empresa : um estudo crítico comparado das três universidades públicas paulistas = University-enterprise interaction: a critical comparative study of the three public universities of the State of São Paulo
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Interação universidade-empresa [recurso eletrônico] : um estudo crítico comparado das três universidades públicas paulistas = University-enterprise interaction: a critical comparative study of the three public universities of the State of São Paulo

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP Sp2i

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2017.

Assunto: Cooperação

Resumo: Buscando compreender de forma empírica o objeto "interação Universidade-Empresa" (U-E), o estudo se dedica a analisar, comparativamente, as...
Resumo
Resumo: Buscando compreender de forma empírica o objeto "interação Universidade-Empresa" (U-E), o estudo se dedica a analisar, comparativamente, as principais estratégias e mecanismos de fomento implementados pelas três universidades públicas paulistas ¿ Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ¿ que potencializam (ou restringem) atividades colaborativas entre as universidades em foco e o setor produtivo. O intuito é verificar quais meios as universidades comumente têm utilizado com o propósito de fomentar novas relações e, sobretudo, identificar o efeito desses esforços segundo a proposta pela qual foram pensados. Para tanto, o presente estudo valeu-se da metodologia de coleta e organização de dados secundários, de revisões bibliográficas, de pesquisa documental, e de entrevista semiestruturada com gestores das três instituições. Estruturalmente, a pesquisa se subdivide em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. Como resultado, as análises feitas a partir do estudo permitiram perceber que, embora inseridas em contextos distintos, as universidades públicas paulistas têm apresentado um padrão estilizado de estratégias comuns para fomentar relações com o setor produtivo; contudo, exibem um cenário bastante diverso quando se pensa a relação U-E em termos de número de novos convênios. A partir das entrevistas, foi possível perceber de que maneira estas instituições estão incorporando o debate sobre U-E e as recomendações advindas pelas principais correntes de pensamento acerca de seu papel na sociedade. Ademais, os diversos esforços empreendidos pelas universidades na tentativa de incentivar a interação entre elas e as empresas acabam revelando que a relação U-E deixou de ocorrer apenas em alguns grupos de pesquisa e se tornou, de fato, uma prática institucionalizada. Não obstante, embora as universidades coloquem na sua agenda a necessidade de fortalecer o seu papel enquanto instituição promotora da inovação, da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas, não parece ter havido ainda uma discussão a respeito do desenvolvimento e uso de metodologias estruturadas de valoração das estratégias e instrumentos de fomento utilizados pelas universidades. Dessa forma, se por um lado a intensificação das interações entre universidades e empresas vem se refletindo na criação de novos mecanismos institucionais de transmissão de tecnologia e de conhecimento, por outro sinaliza a necessidade de se desenvolver um diagnóstico situacional capaz de explicitar o perfil de cada universidade no que tange à relação U-E; permitindo, deste modo, que cada universidade seja capaz de estabelecer um conjunto de estratégias e mecanismos de incentivo próprios, que sejam adequados às suas necessidades. Instituições distintas com orientações similares reiteram uma autocrítica quanto a essa conduta mimética, que pode comprometer a autonomia e a identidade da universidade
Lavrando a existência gay : ontofenomenologia da sexualidade-em-situação
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Lavrando a existência gay [recurso eletrônico] : ontofenomenologia da sexualidade-em-situação

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M813L

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2021.

Assunto: Sexualidade

Resumo: A roça, enquanto constituição de minha existencialidade, se faz presente no meu cotidiano citadino. Aos poucos, me repouso na ambiguidade da...
Resumo
Resumo: A roça, enquanto constituição de minha existencialidade, se faz presente no meu cotidiano citadino. Aos poucos, me repouso na ambiguidade da relação de ser-em-situação. Assim, deslizo por entre as situacionalidades das citacionalidades performáticas da sexualidade que são manifestadas enquanto fenômenos visceralmente vividos. Essa dissertação expressa a minha vontade de esgarçar a sexualidade no movimento lavrativo da existência. Para compor essa trama, albergo desde minha trajetória tomada pela força dos lugares que nas relações nutrindo as vicissitudes em roça, becos, festas e boates. Em gerúndio, sou liberdade em situação, manifestando-se como um fenômeno que desmorona frente nossas relações, colocando-nos sempre no enclave das escolhas. Escolhendo um caminho, me lanço sem destino prévio, apenas com as determinações de minha facticidade em contingência. Busco engendrar uma espiral de significações que compõe minha existencialidade, compreendendo a interdisciplinaridade como uma abertura do fazer-ser situado
Liberdade de expressão e direitos humanos : uma análise de casos brasileiros sob a perspectiva do STF e à luz do pensamento de J. S. Mill
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Liberdade de expressão e direitos humanos [recurso eletrônico] : uma análise de casos brasileiros sob a perspectiva do STF e à luz do pensamento de J. S. Mill

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP B47L

Publicação: Limeira, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Mill, John Stuart, 1806-1873

Resumo: A liberdade de expressão está intrinsecamente associada aos direitos humanos, servindo de alicerce para a sua consecução e proteção ao...
Resumo
Resumo: A liberdade de expressão está intrinsecamente associada aos direitos humanos, servindo de alicerce para a sua consecução e proteção ao garantir o avanço do conhecimento, a consolidação da democracia e a realização plena do homem. Propõe-se a investigar o desenvolvimento e a relevância da liberdade de expressão nas sociedades democráticas, seu impacto sobre temas importantes e sempre atuais, como liberdade de imprensa, fake news e discurso de ódio, e compreender se existem limites ao seu exercício. Trata-se de um estudo qualitativo, predominantemente teórico ao envolver pesquisa bibliográfica sobre o tema nos diferentes campos do saber científico, mas também empírico ao analisar as jurisprudências do Supremo Tribunal Federal (STF), buscando um diálogo interdisciplinar para chegar a uma síntese e conclusão próprias. Neste estudo, todo esse processo tem como parâmetro o pensamento do filósofo inglês John Stuart Mill, com destaque para o exame da obra "A Liberdade", publicada em 1859 e considerada um marco filosófico sobre o assunto, trazendo os principais conceitos do autor, entre eles a abordagem sobre o princípio da liberdade e do dano. A visão do filósofo é acentuada na construção e consolidação desta liberdade e seus reflexos na afirmação dos direitos humanos. Para isso, são examinados casos concretos do ambiente brasileiro envolvendo a liberdade de expressão e os direitos humanos julgados pelo STF, trazendo-os à luz do pensamento de Mill. Com isso, verifica-se não apenas o impacto da filosofia de J. S. Mill sobre o tema, mas vislumbra-se sua contribuição efetiva para a resolução de conflitos envolvendo esse direito fundamental no âmbito do Estado Democrático de Direito