(Po)éticas do ctônico [recurso eletrônico] : primeiros movimentos do butô no Brasil
Thiago Abel Martins da Silva
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP Ab34p
[(Po)ethics of chthonic]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (93 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Odilon José Roble
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Ao considerar o singular processo de criação da dança butô, movimento de vanguarda pós-guerra nascido no Japão ao fim da década de 1950, criado por Tatsumi Hijikata e tendo como principal colaborador Kazuo Ôno, a pesquisa apresenta uma reflexão entre os conceitos "(Po)ética" e "Estética" e...
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Resumo: Ao considerar o singular processo de criação da dança butô, movimento de vanguarda pós-guerra nascido no Japão ao fim da década de 1950, criado por Tatsumi Hijikata e tendo como principal colaborador Kazuo Ôno, a pesquisa apresenta uma reflexão entre os conceitos "(Po)ética" e "Estética" e suas inter-relações, objetivando chamar atenção para a existência de novas epistemologias de dança embasadas em matrizes éticas e poéticas, apartadas da instrumentalização estética e do engessamento das matrizes visuais. Além disso, a dissertação investiga por meio de analogias entre as poéticas do butô ¿ as bases se seu pensamento sensível ¿ e o saber ctônico apresentado pela filosofia de Friedrich Nietzsche e Michel Maffesoli, as causas que fazem o butô continuar instigando o cenário artístico apesar do desaparecimento de parte de suas potências iniciais. Por fim, aponta um panorama dos primeiros movimentos do butô no Brasil gerados pelos artistas Takao Kusuno (Cia. Tamanduá) e Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.)
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Abstract: When considering the singular creation process from the butoh dance, an avant-garde post-war movement born in Japan in the end of the 1950s, created by Tatsumi Hijikata and having Kazuo Ohno as its main collaborator, this research brings a reflection of the concepts "(Po)ethics" and...
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Abstract: When considering the singular creation process from the butoh dance, an avant-garde post-war movement born in Japan in the end of the 1950s, created by Tatsumi Hijikata and having Kazuo Ohno as its main collaborator, this research brings a reflection of the concepts "(Po)ethics" and "Aesthetics" and its interrelationships, objectifying to call attention to the existence of new epistemologies of dance grounded on ethical and poetical matrixes, set apart from the aesthetical instrumentalizations and the plastering of visual matrixes. Besides that, the essay inquires beyond analogies between butoh¿s poetics ¿ the basis of its sensitive thinking ¿ and the chthonic knowledge presented by the philosophy of Friedrich Nietzsche and Michel Maffesoli, the causes that make butoh keep investigating the artistic scenery even after the disappearance of part of its initial powers. Ultimately, it points an outlook of the first butoh moves in Brazil, generated by the artists Takao Kusuno (Cia. Tamanduá) and Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.)
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(Po)éticas do ctônico [recurso eletrônico] : primeiros movimentos do butô no Brasil
Thiago Abel Martins da Silva
(Po)éticas do ctônico [recurso eletrônico] : primeiros movimentos do butô no Brasil
Thiago Abel Martins da Silva