Programa progressivo para prática orquestral [recurso eletrônico] : orientações técnicas e de repertório para a formação progressiva de orquestras
Ivan Lopes Bueno
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP B862p
[Progressive program for orchestral practice]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Eduardo Augusto Ostergren
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho oferece orientações técnicas e de repertório organizadas progressivamente para a formação de orquestras, propondo um Programa Progressivo para Prática Orquestral. Não se trata de ensino técnico do instrumento, mas de orientação para a prática em conjunto. Ele apresenta um...
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Resumo: Este trabalho oferece orientações técnicas e de repertório organizadas progressivamente para a formação de orquestras, propondo um Programa Progressivo para Prática Orquestral. Não se trata de ensino técnico do instrumento, mas de orientação para a prática em conjunto. Ele apresenta um panorama de alguns projetos socioculturais de expressão nacional, destacando sua importância, legado, limitações e omissões. Neles foram identificadas algumas lacunas no processo de aprendizagem e evolução de instrumentistas, e para minimizá-las propõe-se uma sequência progressiva de formação de orquestras com o objetivo de potencializar e organizar o desenvolvimento de habilidades e competências artísticas e musicais. Esse processo permite a inclusão de pessoas de todas as idades e de todos os níveis de conhecimento musical e habilidade técnica, de repertório, promovendo perspectiva ¿ aqueles que têm aspiração profissional e os que apenas buscam um espaço para o exercício da convivência, solidariedade, troca de experiência, bem-estar e prazer por fazer música em conjunto. O trabalho apresenta três níveis de orquestras organizadas progressivamente, e para cada uma foram apresentados conceitos técnicos necessários para o seu desenvolvimento e também sugestão de repertório para cada orquestra em três níveis de dificuldade, proporcionando uma evolução técnica e de repertório continuada. Este estudo é fruto de experimentações em orquestras na cidade de São Paulo e em Piracicaba/SP, e seus resultados são surpreendentes e transformadores, não somente no campo técnico e artístico, mas também como ferramenta de aprimoramento do ser humano. Ele mostra que é possível formar diferentes níveis de orquestras por meio de uma linha progressiva que conduz à evolução e ao crescimento, promovendo perspectiva, motivação, aprendizado e resultados que possam contribuir na vida de cada integrante, capacitando-os para que sejam agentes educadores, transformadores e multiplicadores de boas práticas e ações na sociedade em que vivem
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Abstract: This paper offers technical guidance and specific music repertoire for the structuring of orchestras. It proposes and presents a progressive program for orchestral ensemble practice. It also examines some of the existing cultural projects of national expression, highlighting its...
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Abstract: This paper offers technical guidance and specific music repertoire for the structuring of orchestras. It proposes and presents a progressive program for orchestral ensemble practice. It also examines some of the existing cultural projects of national expression, highlighting its importance, legacy, limitations and omissions. Some gaps in the learning process in these projects have been identified and in order to have minimized them an alternate program of progressive and sequential training in orchestral playing is presented in order to help organize and enhance the development of artistic and musical skills. This new process allows the inclusion of people of all ages and of all levels of music knowledge and technical proficiency, including those who have professional aspiration and those who only seek the opportunity for the making of music together in a pleasurable manner. Three models of orchestral organization are discussed as per degree of complexity, technical concepts of difficulty and repertoire suggestion according to each level considered. This study is the result of experiments with orchestras in São Paulo and Piracicaba/SP, and the amazing results not only in the technical and artistic areas but also as a tool to discipline, to motivate and transform the life of each participant enabling them to be future educators, cultural agents, and examples of respected citizenship in the society in which they live
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Programa progressivo para prática orquestral [recurso eletrônico] : orientações técnicas e de repertório para a formação progressiva de orquestras
Ivan Lopes Bueno
Programa progressivo para prática orquestral [recurso eletrônico] : orientações técnicas e de repertório para a formação progressiva de orquestras
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