Iniciação ao Para-Badminton [recurso eletrônico] : proposta de atividades baseada no programa de ensino "Shuttle Time"
TESE
T/UNICAMP St81i
[Initiation of Para-Badminton]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Edison Duarte
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O Para-Badminton (PBd) é um esporte adaptado que oportuniza a prática da modalidade como forma de lazer ou esporte para as pessoas com deficiência. As regras básicas da modalidade são as mesmas do Badminton convencional, contendo algumas adaptações para atender a população com deficiência...
Resumo: O Para-Badminton (PBd) é um esporte adaptado que oportuniza a prática da modalidade como forma de lazer ou esporte para as pessoas com deficiência. As regras básicas da modalidade são as mesmas do Badminton convencional, contendo algumas adaptações para atender a população com deficiência física (DF). No PBd os jogadores são classificados em seis categorias, com duas classes esportivas destinadas a usuários de cadeira de rodas (UCR), e quatro classes para não UCR. Uma das formas de divulgação e massificação do Badminton pelo mundo proposta pela Federação Mundial de Badminton (Badminton World Federation) é o Programa de Ensino de Badminton chamado "Shuttle Time". Os recursos didáticos do programa consistem em um manual para o professor, 22 planos de aula com mais de 100 vídeos instrutivos sobre as atividades propostas com objetivo de orientar professores a desenvolver habilidades, conhecimento e confiança para planejar e oferecer segurança e diversão nas aulas de Badminton. Vale salientar que não há método específico de ensino para o esporte em sua versão adaptada e que o PBd fará parte do quadro de modalidades Paralímpicas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Este estudo é resultado de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso avaliativo e descritivo, com abordagem qualitativa, no qual seis crianças e adolescentes com DF fizeram parte da amostra. O objetivo geral foi aplicar o referido programa de ensino de Badminton para pessoas com DF; adaptar algumas atividades propostas pelo programa e descrever as sugestões de adaptação. Enriquecer, incrementar e estender o "Shuttle Time" com mais atividades, pensando além do que já foi criado, fez parte dos objetivos específicos. Após a aplicação das 22 aulas de Badminton propostas pelo "Shuttle Time", verificou-se que o mesmo não foi adequado para as duas crianças com DF participantes deste estudo (S3 e S4), que não estavam aptas, em termos de desenvolvimento motor, para realizá-las. Em relação aos sujeitos 1 e 2 (S1 e S2), das 92 atividades aplicadas pelo programa, 30 necessitaram de adaptações, modificações ou ajustes para o S1 e 21 para o S2, já sugeridas no texto. As contribuições desta pesquisa remetem a ampliação do programa de ensino "Shuttle Time" para as pessoas com DF, pois incrementá-lo com mais atividades pode atender melhor as crianças com DF, favorecendo o ensino do Badminton para esta população, permitindo a prática da modalidade por um maior número de pessoas e suas diversidades
Abstract: Para-Badminton (PBd) is an adapted sport which provides opportunities to practice as a way of leisure or sport for disabled people. The same conventional Badminton rules are basic of PBd within some adaptations to practice for people with physical disabilities (PD). Players are classified...
Abstract: Para-Badminton (PBd) is an adapted sport which provides opportunities to practice as a way of leisure or sport for disabled people. The same conventional Badminton rules are basic of PBd within some adaptations to practice for people with physical disabilities (PD). Players are classified in six sports classes in PBd, two classes to wheelchair users (WU) and four classes to non WU. One of the ways of Badminton dissemination and massification around the world, proposed by Badminton World Federation, is "Shuttle Time" Badminton Teaching Program. Didactic resources Program has a manual to coach, 22 class plans with more than 100 instructive videos about activities in order to guide coaches to develop skills, knowledge and confidence to plan and offer safety and fun in Badminton classes. There isn¿t specific teaching method to the PBd and this game will be part of the Paralympic modalities framework in Tokyo Paralympic Games, next 2020. This is an evaluative and descriptive study, with qualitative approach, and six volunteers with PD participated in this research. The goal was to apply the "Shuttle Time" Program for persons with PD; to adapt activities proposed if necessary and describe suggestions for adaptations. To improve, increase and extend the "Shuttle Time" with activities, thinking beyond what has already been created was part of the specific goals. After developing 22 Badminton classes proposed by the "Shuttle Time", it was noticed that program was not suitable for two children with PD, participants (S3 and S4), because they were not able in motor development to go through them. After to apply 92 activities of the program to other participants (S1 and S2), for S1 30 adaptations, modifications or adjustments were necessary and 21 for S2, already suggested in this study. This research has contributions by increment "Shuttle Time" Teaching Program for persons with PD with more activities, might better attend children, teaching of Badminton to this population, allowing practice this modality by a higher number of persons
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