Políticas de Formação Continuada de Professores - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (2010 - 2020) [recurso eletrônico] : uma análise a partir do programa de apoio ao setor educativo do MERCOSUL (PASEM)
TESE
Português
T/UNICAMP D83p
[Políticas de formación contínua docente - Argentina, Brasil, Paraguay e Uruguay (2020 - 2020)]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (226 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal descrever e analisar a reconfiguração do Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM 2011-2016) nas Políticas Nacionais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, no período de 2010 a 2020, na Argentina, no Brasil, no...
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal descrever e analisar a reconfiguração do Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM 2011-2016) nas Políticas Nacionais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, no período de 2010 a 2020, na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai, os quatro países membros do MERCOSUL e participantes do PASEM. Tal análise contemplou o contexto do processo de Integração Regional do MERCOSUL, observando qual o lugar da Formação Continuada de Professores no projeto de regionalização educativa do MERCOSUL. Em termos de procedimentos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, que fez uso das ferramentas dos estudos críticos comparados, utilizando documentos de fontes primárias e secundárias acerca do MERCOSUL, do Setor Educativo do MERCOSUL (SEM), do PASEM e dos ministérios nacionais de educação de cada país integrante da pesquisa. Ademais, este trabalhou realizou uma relevante análise documental, revisão bibliográfica e fez uso do software de análise qualitativa ATLAS.ti, dentre outros. Na parte 1 da tese aprofundou-se e detalhou-se a respeito do PASEM e o seu contexto, no que tange aos antecedentes e precedentes do programa, resultando em temas e categorias que foram confrontados com as políticas nacionais de formação continuada de professores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, estudada na parte 2 da pesquisa, resultando na análise da reconfiguração de políticas regionais em contextos locais. Como principais resultados apresentam-se comparações entre um programa regional e a sua incidência nas políticas nacionais/locais de cada país; e entre os países analisados com relação às semelhanças e às diferenças nos processos das políticas de formação continuada de professores na região. Tais comparações permitiram tecer considerações referentes ao processo de regionalização da formação de professores na região do MERCOSUL
Abstract: The main objective of this research is to describe and analyze the reconfiguration of the Support Program for the Educational Sector of MERCOSUR (PASEM 2011-2016) in the National Policies for Continued Training of Basic Education Teachers, from 2010 to 2020, in Argentina, Brazil, Paraguay...
Abstract: The main objective of this research is to describe and analyze the reconfiguration of the Support Program for the Educational Sector of MERCOSUR (PASEM 2011-2016) in the National Policies for Continued Training of Basic Education Teachers, from 2010 to 2020, in Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, the four MERCOSUR member countries and PASEM participants. This analysis contemplated the context of the MERCOSUR Regional Integration process, noting the place of Continued Teacher Education in the MERCOSUR educational regionalization project. This is a qualitative research that adopted tools of comparative critical studies. For example, documents from primary and secondary sources about MERCOSUR, the Educational Sector of MERCOSUR (SEM), PASEM and the national ministries of education of each country included in the survey. In addition, this work carried out a relevant documentation analysis, literature review and used ATLAS.ti qualitative analysis software, among others. In part 1 of the thesis, PASEM and its context were deepened and detailed, with regard to the background and precedents of the program, resulting in themes and categories. These were confronted with the national policies of continuing education of teachers in Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, studied. in part 2 of the research resulting in the reconfiguration of regional policies in local contexts. The main results were comparisons between a regional program and its impact on national/local policies in each country; and between the countries analyzed in terms of similarities and differences in the processes of continued teacher education policies in the region. Such comparisons allowed for considerations regarding the process of regionalization of teacher training in the MERCOSUR region