Um diálogo possível entre Cultura Hip Hop e a educação somática [recurso eletrônico] : criação de procedimentos coadjuvantes para os artistas das danças Breaking, Hip Hop dance e Krump = A possible dialogue between Hip Hop Culture and somatic education: the creation of supporting procedures for artists of Breaking, Hip Hop dance and Krump
Ana Cristina Ribeiro Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38d
[A possible dialogue between Hip Hop Culture and somatic education ]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Julia Ziviani Vitiello
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa acerca da Cultura Hip-Hop enfatiza três danças, o Breaking e o Hip-Hop Dance amplamente conectados a esta cultura, e a dança Krump, que indiretamente também se aproxima a esta Cultura. Propõe procedimentos somáticos para estes artistas tanto na exploração e criação artística,...
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Resumo: Esta pesquisa acerca da Cultura Hip-Hop enfatiza três danças, o Breaking e o Hip-Hop Dance amplamente conectados a esta cultura, e a dança Krump, que indiretamente também se aproxima a esta Cultura. Propõe procedimentos somáticos para estes artistas tanto na exploração e criação artística, quanto nos processos de ensino-aprendizagem destas danças. Tal elaboração fundamenta-se em princípios da educação somática, onde o diálogo entre teoria e prática norteia a investigação. Como pilar dos laboratórios utiliza-se os estudos relacionados a fáscia e a biotensegridade com percepções intrínsecas sobre a Ideokinesis e o Anatomy Trains. Para discorrer sobre a Cultura Hip-Hop, um olhar singular fez-se necessário de modo a evidenciar no cenário nacional desdobramentos resultantes da diáspora africana, um período compreendido desde o Brasil colônia a contemporaneidade, de modo a reconhecer no Brasil as diferentes gerações presentes na história e as motrizes culturais comuns nestas danças. Apresentam-se reflexões sobre a estética destas danças, a partir de apontamentos da Somática Social e da Decoloniedade, e da trajetória artística e de formação da pesquisadora, habitando espaços undergrounds, escolas convencionais e a universidade. Dessa maneira, esta pesquisa compreende a aprendizagem como processos não lineares, auto-organizados, que podem frequentemente mudar em razão dos estímulos recebidos sejam de outros artistas ou pelo ambiente onde o indivíduo se insere
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Abstract: This research on Hip-Hop Culture emphasizes three dances, Breaking and Hip-Hop Dance widely connected to this culture, and Krump dance, which indirectly also approaches this Culture. It proposes somatic procedures for these artists both in the exploration and artistic creation, as well as...
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Abstract: This research on Hip-Hop Culture emphasizes three dances, Breaking and Hip-Hop Dance widely connected to this culture, and Krump dance, which indirectly also approaches this Culture. It proposes somatic procedures for these artists both in the exploration and artistic creation, as well as in the teaching-learning processes of these dances. Such elaboration is based on principles of somatic education, where the dialogue between theory and practice guides the investigation. As a pillar of the laboratories, studies related to fascia and biotensegrity are used, with intrinsic perceptions about Ideokinesis and Anatomy Trains. To discuss the Hip-Hop Culture, a singular look was necessary in order to highlight on the national scene developments resulting from the African diaspora, a period ranging from colonial Brazil to contemporaneity, in order to recognize in Brazil the different generations present in the history and cultural motives common to these dances. Reflections on the aesthetics of these dances are presented, based on notes from Social Somatics and Decolonialism, and on the researcher's artistic and educational trajectory, inhabiting underground spaces, conventional schools and the university. Thus, this research understands learning as non-linear, self-organized processes, which can often change due to stimuli received from other artists or the environment where the individual is inserted
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Vitiello, Julia Ziviani, 1954-
Orientador
Lourenço, Robson, 1969-
Avaliador
Gatti, Daniela, 1967-
Avaliador
Santos, Rafael Guarato dos
Avaliador
Santos, Eleonora Campos da Motta
Avaliador
Um diálogo possível entre Cultura Hip Hop e a educação somática [recurso eletrônico] : criação de procedimentos coadjuvantes para os artistas das danças Breaking, Hip Hop dance e Krump = A possible dialogue between Hip Hop Culture and somatic education: the creation of supporting procedures for artists of Breaking, Hip Hop dance and Krump
Ana Cristina Ribeiro Silva
Um diálogo possível entre Cultura Hip Hop e a educação somática [recurso eletrônico] : criação de procedimentos coadjuvantes para os artistas das danças Breaking, Hip Hop dance e Krump = A possible dialogue between Hip Hop Culture and somatic education: the creation of supporting procedures for artists of Breaking, Hip Hop dance and Krump
Ana Cristina Ribeiro Silva