As imagens dialéticas do Beco do Batman [recurso eletrônico] : entre o engajamento e o mercado do grafite na Vila Madalena
Hélio Roberto De Francischi Chagas
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C346i
[The dialectical images from Batman's Alley]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (231 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fabio Mascaro Querido
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: No presente trabalho procuramos compreender a formação de um mercado cultural centralizado na presença do grafite na Vila Madalena, constituído a partir da elaboração de elementos históricos, simbólicos e culturais presentes desde o passado do bairro de origem rural, passando pela elaboração...
Ver mais
Resumo: No presente trabalho procuramos compreender a formação de um mercado cultural centralizado na presença do grafite na Vila Madalena, constituído a partir da elaboração de elementos históricos, simbólicos e culturais presentes desde o passado do bairro de origem rural, passando pela elaboração de um imaginário coletivo em torno da presença de estudantes universitários, artistas e intelectuais boêmios. Neste processo as categorias cultura, política e estética se constituem cotidiana e mutualmente, costurando uma cultura urbana de características sui generis, apesar de inserida em um processo social mais amplo da qual ela é parte constitutiva. Partimos da gênese do processo de urbanização do bairro até a presença, e consolidação de um espaço de consagração e consumo do grafite na cidade de São Paulo. Ainda mais precisamente na viela conhecida como Beco do Batman, assim como pela versão mais nova do Beco do Aprendiz, reconhecidos na "cena" do grafite paulistano. Espaços demarcados pela presença de diferentes gerações de grafiteiros, desde o pioneirismo do estêncil, passando pela chamada geração Old School; influenciado pelos encontros de Hip Hop no largo do São Bento e na praça Roosevelt, até os alunos da instituição Cidade Escola Aprendiz; fundada no bairro no final da década de noventa. Na elaboração deste processo histórico e social, consideramos tanto a transformação estética mobilizada nas formas de representação dessas gerações; quanto das paisagens urbanas produtos e produtores de sentido, em consonância com seus elementos históricos, econômicos e sociais. Neste sentido, nos foi necessário a realização de um extenso trabalho de revisão bibliográfica, apoiado na primazia de construção do objeto sociológico. Tanto por sua inserção entre diferentes processos sociais em disputa na afirmação de um imagem hegemônica do bairro, quanto por sua colocação em um escopo relacionado a diferentes campos teóricos entre os quais estão: arte, cultura, estética, politica e cidade
Ver menos
Abstract: In the present work we seek to understand the formation of a cultural market centered on the presence of graffiti in Vila Madalena, constituted from the elaboration of historical, symbolic and cultural elements present in the past of the rural neighborhood, through the elaboration of a...
Ver mais
Abstract: In the present work we seek to understand the formation of a cultural market centered on the presence of graffiti in Vila Madalena, constituted from the elaboration of historical, symbolic and cultural elements present in the past of the rural neighborhood, through the elaboration of a collective imagination around the presence of university students, artists and bohemian intellectuals. In this process, the categories culture, politics and aesthetics are constituted daily and mutually, weaving together an urban culture with sui generis characteristics, despite being inserted in a broader social process of which it is a constitutive part. We start from the genesis of the neighborhood's urbanization process to the presence and consolidation of a space of consecration and consumption of graffiti in the city of São Paulo. Even more precisely in the alley known as Beco do Batman, as well as the newer version of Beco do Aprendiz, recognized in the "scene" of graffiti in São Paulo. Spaces marked by the presence of different generations of graffiti artists, from the pioneering of the stencil, to the so-called Old School generation; influenced by Hip Hop meetings in São Bento Square and Roosevelt Square, even the students of Cidade Escola Aprendiz; founded in the neighborhood in the late nineties. In the elaboration of this historical and social process, we considered both the aesthetic transformation mobilized in the forms of representation of these generations; how much of the urban landscapes are products and producers of meaning, in line with their historical, economic and social elements. In this sense, it was necessary for us to carry out an extensive work of bibliographical review, supported by the primacy of construction of the sociological object. Both for its insertion between different social processes in dispute in the affirmation of a hegemonic image of the neighborhood, and for its placement in a scope related to different theoretical fields among which are: art, culture, aesthetics, politics and city
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
As imagens dialéticas do Beco do Batman [recurso eletrônico] : entre o engajamento e o mercado do grafite na Vila Madalena
Hélio Roberto De Francischi Chagas
As imagens dialéticas do Beco do Batman [recurso eletrônico] : entre o engajamento e o mercado do grafite na Vila Madalena
Hélio Roberto De Francischi Chagas