Entre "vientes" e nativos [recurso eletrônico] : mineração, mobilidade, violências e (re)existências em Montepuez, Moçambique
Zacarias Milisse Chambe
TESE
Português
T/UNICAMP C355e
[Among "strangers" and natives]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (321 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Emília Pietrafesa de Godoi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: As interacções entre comunidades nativas e imigrantes têm despertado atenção sobre a permanente relação entre pessoas e as suas afeições de pertencimento que têm sobre um determinado lugar. Em Moçambique, a guerra civil havida logo a seguir a independência nacional, foi caracterizada por...
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Resumo: As interacções entre comunidades nativas e imigrantes têm despertado atenção sobre a permanente relação entre pessoas e as suas afeições de pertencimento que têm sobre um determinado lugar. Em Moçambique, a guerra civil havida logo a seguir a independência nacional, foi caracterizada por uma histórica mobilidade de pessoas das zonas rurais (onde os conflitos eram mais intensos) para os centros urbanos, em busca de refúgio tanto quanto de possibilidades de emprego e acesso a serviços sociais básicos. Com a pacificação, Moçambique experimenta outras orientações políticas e económicas, com vista a articulação de novas estratégias sinalizando para uma "abertura" de economia. Nessa transição, a agricultura familiar, que continuava a ser a base de aprovisionamento de maior parte da população rural, sofre uma severa redução de investimentos, devido ao alto endividamento do país, e se inaugura, um novo discurso político virado para industrialização. Em Montepuez, Distrito do sul da Província de Cabo Delgado, região norte de Moçambique, a descoberta de enormes jazidas de pedras preciosas, com destaque para o rubi, inverteu a direcção da mobilidade do campo para cidade, trazendo pessoas de origens diversas, dos grandes centros urbanos para o pequeno Posto Administrativo de Namanhumbir. Diante da diferenciação entre nativos, aqueles que chamam a si de "donos da terra", perante "aqueles que vem de fora" para trabalhar tanto nas novas empresas, como para o garimpo de rubis, começam a surgir antagonismos pela partilha de terra, que agora é transformada em campos de mineração. Os rongas de Maputo, ndaus e senas de Sofala são categorizados como estrangeiros, quanto os guineenses ou tailandeses, e por isso chamam-lhes de "vientes" (referente a aquele que veio). Com base em trabalho de campo realizado entre as aldeias de N’thoro, N’seue, Nanune e Namanhumbir sede, e através de análises de extensivos dados sobre a interacção entre nativos e vientes, esta tese reflecte sobre a mobilidade imposta pelas novas descobertas de minerais e as suas múltiplas dimensões e como elas se apresentam para Montepuez e seus nativos na luta e reivindicação à ideia de pertencimento à terra. Essas experiências, significativas para a vida local, que na maioria das vezes, geram as mais diversas formas de violência (simbólica, física e psicológica) são aqui examinadas através de vocábulos e categorias particulares dos nativos: os donos da terra; os "vientes"; morrer pela nossa riqueza e recuperar nossa terra. É a partir da análise de quatro processos e conceitos chaves (mineração, mobilidade, violência e (re) existências), que se configuram como chaves para compreensão do actual conflito entre o nativo e viente, entre as transformações do habitat rural que se impõem nas aldeias e as diversas lutas dos grupos nativos, que se teceu a presente tese
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Abstract: Interactions between native and immigrant communities have drawn attention to the permanent relationship between people and their affections of belonging that they have for a given place. In Mozambique, the civil war that followed national independence was characterized by a historic...
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Abstract: Interactions between native and immigrant communities have drawn attention to the permanent relationship between people and their affections of belonging that they have for a given place. In Mozambique, the civil war that followed national independence was characterized by a historic mobility of people from rural areas (where conflicts were more intense) to urban centers, in search of refuge as well as opportunities for employment and access to basic social services. After pacification, Mozambique is experimenting with other political and economic orientations, with a view to the articulation of new strategies signaling an "opening" of the economy. In this transition, family farming, which continued to be the supply base for most of the rural population, suffers a severe reduction in investments, due to the country's high indebtedness, and a new political discourse aimed at industrialization is inaugurated. In Montepuez, Southern District of Cabo Delgado Province, northern Mozambique, the discovery of huge deposits of precious stones, especially ruby, reversed the direction of mobility from the countryside to the city, bringing people from different origins, from the great urban centers for the small Administrative Post of Namanhumbir. Faced with the differentiation between natives, those who call themselves owners of the land, in the face of those who come from outside to work both in new companies and in ruby mining, antagonisms arise over the sharing of land, which it is now transformed into mining fields. The rongas from Maputo, the Ndaus and the Senas from Sofala are categorized as foreigners, as well as the Guineans or Thais, and that is why they are called vientes (referring to the one who came). Based on fieldwork carried out between the villages of N’thoro, N' seue, Nanune and Namanhumbir headquarters, and through analysis of extensive data on the interaction between natives and vientes, this thesis reflects on the mobility imposed by the new discoveries of minerals and their multiple dimensions and how they present themselves to Montepuez and its natives in the struggle and claim to the idea of belonging to the land. These experiences, which are significant for local life, which in most cases generate the most diverse forms of violence (symbolic, physical and psychological) are examined here through specific words and categories of the natives: the landowners; the vientes; die for our wealth and reclaim our land. It is from the analysis of four key processes and concepts (mining, mobility, violence and (re) existence) that are configured as keys to understanding the current conflict between the native and the native, between the transformations of the rural habitat that impose themselves on the villages and many fight s of group natives, who wove this thesis
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Godoi, Emília Pietrafesa de, 1960-
Orientador
Thomaz, Omar Ribeiro, 1965-
Avaliador
Theije, Marjo de, 1963-
Avaliador
Macagno, Lorenzo Gustavo
Avaliador
Dias de Andrade, Inácio, 1982-
Avaliador
Entre "vientes" e nativos [recurso eletrônico] : mineração, mobilidade, violências e (re)existências em Montepuez, Moçambique
Zacarias Milisse Chambe
Entre "vientes" e nativos [recurso eletrônico] : mineração, mobilidade, violências e (re)existências em Montepuez, Moçambique
Zacarias Milisse Chambe