A bateria aberta e suas performances [recurso eletrônico] : misturando bateria e percussão = Open drums and its performances
João Casimiro Kahil Cohon
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C663b
[Open drums and its performances]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Leandro Barsalini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente trabalho identifica e sistematiza modos de execução do instrumento bateria sendo tocada simultaneamente com outros instrumentos de percussão por um único músico, prática denominada como Bateria Aberta pela presente pesquisa e bibliografia. A análise parte de exemplos retirados de...
Resumo: O presente trabalho identifica e sistematiza modos de execução do instrumento bateria sendo tocada simultaneamente com outros instrumentos de percussão por um único músico, prática denominada como Bateria Aberta pela presente pesquisa e bibliografia. A análise parte de exemplos retirados de registros fonográficos, audiovisuais e impressos de diversos artistas brasileiros, desde a década de 1950. Com base nos aspectos musicais (técnicos e interpretativos) diretamente observados, bem como da prática instrumental e a própria contextualização histórica dos exemplos em questão, foram pensadas quatro categorias analíticas, sendo elas, Instrumentos Substitutos, Instrumentos Agregados, Instrumentos Sem Baqueta e Recursos Eletrônicos. Dentro das categorias são observadas as principais e mais recorrentes combinações de instrumentos e como cada uma influencia a forma de tocar bateria tanto no sentido técnico quanto no resultado sonoro
Abstract: This research identify and systematize ways of playing the drum set simultaneously with other percussion instruments, a practice called Open Drums by this research and bibliography. The analysis is based on examples taken from phonographic, audiovisual and printed materials of several...
Abstract: This research identify and systematize ways of playing the drum set simultaneously with other percussion instruments, a practice called Open Drums by this research and bibliography. The analysis is based on examples taken from phonographic, audiovisual and printed materials of several Brazilian artists, since the 1950s. Based on the musical aspects (technical and interpretative) directly observed, as well as on the instrumental practice and the historical contextualization of the examples in question, four analytical categories were conceived, namely, Substitute Instruments (IS), Aggregate Instruments (IA), Instruments Without a Drumstick (ISB), and Electronic Resources (RE). Within these categories the main and most recurrent combinations of instruments are observed, and how each one influences the way drums are played both in a technical sense and in the sound result
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A bateria aberta e suas performances [recurso eletrônico] : misturando bateria e percussão = Open drums and its performances
João Casimiro Kahil Cohon
A bateria aberta e suas performances [recurso eletrônico] : misturando bateria e percussão = Open drums and its performances
João Casimiro Kahil Cohon