Educação física, esporte e inclusão [recurso eletrônico] : perspectiva dos professores de escolas públicas do Brasil
Lizete Wasem Walter
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP W171e
[Phisical education, sport and inclusion]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 68 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Luiza Tanure Alves
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O contexto de inclusão escolar é compreendido pela equiparação de oportunidades para todos. Neste sentido, o estudo teve como objetivo investigar a participação e o envolvimento de alunos com deficiência a partir da perspectiva de professores de educação física. Para tanto, o estudo foi...
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Resumo: O contexto de inclusão escolar é compreendido pela equiparação de oportunidades para todos. Neste sentido, o estudo teve como objetivo investigar a participação e o envolvimento de alunos com deficiência a partir da perspectiva de professores de educação física. Para tanto, o estudo foi desenvolvido através de pesquisa quantitativa de caráter descritivo, e contou com a participação de 69 professores de escolas públicas que têm alunos com deficiência em suas turmas. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário virtual de questões fechadas. Os resultados indicaram que apesar dos participantes defenderem a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física, são evidenciadas barreiras nesse processo e um constante desinteresse do aluno com deficiência nas aulas. Constatou-se uma relevância do conteúdo esportivo, todavia, apenas 6% dos professores participantes alegam ter facilidades em ensiná-lo para alunos com deficiência. Em relação ao esporte paralímpíco, 76,8% dos participantes declaram desenvolvê-lo nas aulas, sendo que o principal motivo daqueles que não o desenvolvem, se dá por alegarem não ter conhecimento sobre o assunto e por acreditar que o currículo não permite. Já os professores de Educação Física que ensinam o esporte paralímpico em suas aulas, acreditam que este deve fazer parte da Educação Física e auxiliar na inclusão do aluno com deficiência. No desenvolvimento destas aulas, o vôlei sentado é a modalidade paralímpica mais trabalhada. No entanto, as aulas ainda se revelam pautadas apenas na prática do jogo, sem um processo pedagógico de ensino da modalidade. Desta forma, concluí-se que a inclusão escolar ainda é um processo em constante evolução, em que apesar dos professores defenderem as presenças e participações dos alunos com deficiência nas aulas, como possibilitar isso na prática ainda são questões não bem definidas. Em relação ao esporte paralímpico, gradativamente este vem sendo defendido pelos professores como uma ferramenta inclusiva para alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, todavia, ainda é pouco presente em seus currículos e demonstram pouco conhecimento para seu desenvolvimento nas aulas
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Abstract: The context of school inclusion is understood by equating opportunities for all, in this sense, the study aimed to investigate the participation and involvement of disabled students from the perspective of Physical Education teachers. In this context, the study was developed through...
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Abstract: The context of school inclusion is understood by equating opportunities for all, in this sense, the study aimed to investigate the participation and involvement of disabled students from the perspective of Physical Education teachers. In this context, the study was developed through quantitative research of a descriptive character and had the participation of 69 public school teachers who have disabled students in their classes. A virtual questionnaire with closed questions was used as a data collection instrument. The results indicated that despite the participants advocating the inclusion of disabled students in Physical Education classes, barriers and a constant lack of interest by disabled students are evident in these classes. A relevance of sports content was found, however, only 6% of participating teachers claim to have facilities in teaching it. Regarding the Paralympic Sport, 76.8% of the participants declared to develop it in classes, and the main reason for those who do not develop it is because they do not have enough knowledge about the subject and believe that the curriculum does not allow it. Physical Education teachers who teach Paralympic Sport in their classes believe that it should be part of Physical Education and assist in the inclusion of disabled students. In the development of these classes, sitting volleyball is the most worked Paralympic Sport. However, the classes are still based only on the practice of the game, without a pedagogical process of teaching this modality. Thus, it is concluded that school inclusion is still a process in constant evolution, in which despite the professors defending the presence and participation of disabled students in classes and how to make this possible in practice are still not well-defined issues. In relation to Paralympic Sport, it has been gradually defended by teachers as an inclusive tool for disabled students in Physical Education classes, however, it is not very present in their curricula and demonstrate not enough knowledge for their development in clas
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