História e filosofia das ciências associadas à experimentação no ensino de ciências [recurso eletrônico] : perspectivas e tendências de pesquisas no Brasil de 1972 a 2018
TESE
Português
T/UNICAMP B234h
[History and philosophy of sciences associated with experimentation in science teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Jorge Megid Neto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: A Ciência é um processo social de construção de conhecimentos. Quando se estudam apenas os produtos científicos, sem compreender os processos de pesquisa, fica-se com uma visão inadequada sobre o que seria a Ciência, ou melhor dizendo, ignoram-se aspectos intrínsecos ao fazer científico, aos...
Resumo: A Ciência é um processo social de construção de conhecimentos. Quando se estudam apenas os produtos científicos, sem compreender os processos de pesquisa, fica-se com uma visão inadequada sobre o que seria a Ciência, ou melhor dizendo, ignoram-se aspectos intrínsecos ao fazer científico, aos quais se convencionou chamar de Natureza da Ciência. Portanto, é importante que os estudantes compreendam esses processos e isso inclui as atividades experimentais. Nessa perspectiva, a abordagem de conteúdos de História e Filosofia das Ciências (HFC) é uma importante estratégia didática para o professor em sala de aula, podendo promover entre os seus alunos uma visão mais crítica em relação à ciência e à construção do conhecimento científico, além de propiciar a realização e compreensão de experimentos históricos que tenham desempenhado papel relevante na evolução das Ciências. Assim, esta pesquisa pretende investigar os trabalhos acadêmicos que trataram das relações entre a Experimentação no Ensino de Ciências e a História e Filosofia das Ciências. Buscamos investigar a seguinte questão: Quais contribuições da história da ciência a atividades de experimentação no ensino de ciências estão presentes em trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) defendidos no Brasil desde as primeiras defesas na pós-graduação em Ensino de Ciências (1972) até o ano de 2018? As etapas desta pesquisa compreendem: 1) Revisão bibliográfica sobre aspectos e relevância da Experimentação e da HFC no Ensino de Ciências, evidenciando sua importância e contribuições para o ensino de ciências desde a educação básica até o ensino superior. 2) Identificação e análise do corpus documental a partir do banco de dados do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (Cedoc) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). De um total de 873 resumos analisados, identificamos 35 trabalhos para compor a coletânea desta pesquisa. Os textos completos dessas pesquisas foram classificados e analisados com base em descritores gerais (orientador, titulação acadêmica, ano de defesa, instituição, região geográfica, área da pós-graduação) e descritores específicos (área da ciência escolar, tema abordado, período histórico, cientistas envolvidos, nível de ensino, tipos de materiais utilizados, tipos de ações pedagógicas realizadas nos experimentos, tempo de duração das atividades, tipo de experimento histórico, referenciais históricos e tipos de abordagens pedagógicas). Como principais resultados destacamos: 1- Concentrac?a?o da produc?a?o acade?mica na Regia?o Sudeste; 2 - Os anos 2010 como a de?cada de maior produc?a?o acade?mica sobre essa tema?tica; 3 - Predominância de pesquisas em ni?vel de Mestrado e produzidas em Instituic?o?es de Ensino Superior Federais; 4 - Grande concentração de trabalhos na área curricular de Física, voltados ao ensino médio, 5 - A maioria das pesquisas elaborou e aplicou propostas didáticas do tipo replicação física ou replicação por extensão e; 6 - Abordagens construtivistas e socioconstrutivistas foram as mais utilizadas pelos autores. Espera-se que essa pesquisa, ao destacar trabalhos que associam atividades experimentais e HFC, forneça subsídios para reflexão junto às instituições de ensino que desejem implementar História e Filosofia das Ciências e experimentação em suas propostas curriculares, além de suscitar uma visão mais ampla sobre a natureza do conhecimento científico
Abstract: Science is a social process of building knowledge. When one studies only the results of scientific discoveries, without understanding the research processes, one is left with an inadequate view of what Science would be, or rather, ignore intrinsic aspects of scientific practice, which are...
Abstract: Science is a social process of building knowledge. When one studies only the results of scientific discoveries, without understanding the research processes, one is left with an inadequate view of what Science would be, or rather, ignore intrinsic aspects of scientific practice, which are conventionally called Nature of Science. Therefore, students must understand these processes and this includes experimental activities. According to that perspective, the History and Philosophy of Science (HPS) approach is an important didactic strategy for the teacher in the classroom. It allows us to promote a more critical view towards science and the construction of scientific knowledge among the students, and also provide the conduction and understanding of historical experiments that have played a relevant role in the evolution of sciences. Thus, this research intends to investigate the academic works that dealt with the relationship between Experimentation in Science Teaching and the History and Philosophy of Sciences. We seek to investigate the following question: What contributions from the history of science to experimentation activities in science teaching are present in academic works (theses and dissertations) defended in Brazil from the first defenses in the postgraduate courses in Science Teaching (1972) until the year 2018? The research steps include: 1) Literature review on aspects of experimentation in Science Teaching, showing the importance of this didactic strategy in science teaching from basic education to higher education. 2) Literature review on the roles and relevance of HPS in Science Education, discussing its potential contributions to the classroom. 3) Identification of the documentary corpus from the CEDOC and BDTD database. From a total of 873 abstracts analyzed, we identified 35 works to constitute the collection of this research. The complete texts of these works were classified and analyzed based on general descriptors ¿ namely, advisor, academic title, year of defense, institution, geographic region, postgraduate area, and specific ones. The specific descriptors were: school science area, the topic covered, historical period, scientists involved, level of education, types of materials used, types of pedagogical actions carried out in the experiments, activities duration time, historical experiment types, historical references and types of pedagogical approaches. The main results are: 1- Concentration of academic production in the Southeast Region; 2 - The years 2010 as the decade of most intense academic production on this theme; 3 - Predominance of research at the Master's level and produced in Federal Higher Education Institutions; 4 - Great concentration of works in the curricular area of Physics, aimed at high school. 5 - Most researches developed and applied didactic proposals such as physical replication or replication by extension and; 6 - Constructivist and socio-constructivist approaches were the most used by the authors. It is expected that this research, by highlighting works aimed at the association between experimental activities and HPS, will provide subsidies for reflection with educational institutions that wish to implement History and Philosophy of Sciences and experimentation in their curricular proposals, in addition to raising a broader view on the nature of scientific knowledge
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF