Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização [recurso eletrônico]
Silvania Couto da Conceição
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C744c
[Prospective kindergarten and primary teachers specialized knowledge on parallelism grounded on the visualization]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Por considerar a formação inicial de professores o primeiro passo do seu desenvolvimento profissional, assume-se este momento como de suprema importância para formar as bases do seu conhecimento como professores, conhecimento esse que se toma como especializado na perspectiva do Mathematics...
Ver mais
Resumo: Por considerar a formação inicial de professores o primeiro passo do seu desenvolvimento profissional, assume-se este momento como de suprema importância para formar as bases do seu conhecimento como professores, conhecimento esse que se toma como especializado na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge ¿ MTSK. Sendo a Geometria uma das áreas problemáticas para os alunos, torna-se importante obter uma visão mais ampla sobre o conhecimento revelado pelo futuro professor em conteúdos de Geometria, mais especificamente sobre paralelismo, em particular no que concerne à visualização, em contextos que permitem trabalhar também com alunos cegos (contextos inclusivos). O cerne desta pesquisa é o Conhecimento Especializado do futuro professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais (estudantes de pedagogia), ao discutir tarefas no âmbito do paralelismo e do perpendicularismo, primando pelo desenvolvimento da habilidade da visualização em Geometria. As tarefas, que tinham por foco desenvolver o conhecimento especializado no âmbito do paralelismo, foram desenhadas de modo a oportunizar a discussão do conhecimento de futuros professores para o trabalho de forma inclusiva com alunos cegos e videntes . Analisaram-se os dados obtidos nas produções dos 28 futuros professores que frequentavam uma disciplina de 4 horas semanais do 3.° ano do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo e coletaram-se informações por meio de gravações em áudio e vídeo das discussões em grande grupo e em seis pequenos grupos nas quatro aulas como suporte para melhor entender a resolução dos problemas propostos. A análise permitiu identificar o conhecimento revelado pelos futuros professores nas produções escritas, relacionando-as com as dimensões do Mathematics Teachers¿ Specialized Knowledge (MTSK), com especial atenção para os subdomínios Knowledge of Topics (KoT) e Knowledge of the Structure of Mathematics (KSM) do Mathematical Knowledge (MK) e do Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM), subdomínio do Pedagogical Content Knowledge (PCK). Os resultados revelaram que os futuros professores percebem o paralelismo presente em figuras bi e tridimensionais, que existem diferentes formas de registros de representação e que a apreensão operatória mereológica é um recurso potencial para aprendizagem do paralelismo, podendo ser empregada de forma concomitante com alunos cegos e videntes, praticando a inclusão
Ver menos
Abstract: Considering initial teacher education as the first step in their professional development, this moment is of paramount importance to form the basis of their knowledge as teachers, which we assume to be Specialized from the perspective of Mathematics Teachers Specializes Knowledge ¿ MTSK....
Ver mais
Abstract: Considering initial teacher education as the first step in their professional development, this moment is of paramount importance to form the basis of their knowledge as teachers, which we assume to be Specialized from the perspective of Mathematics Teachers Specializes Knowledge ¿ MTSK. As geometry is one of the problem areas for students, it is important to gain a broader view of knowledge revealed by the future teacher in geometry content, more specifically about parallelism, particularly with regard to visualization, in contexts that allow working also with blind students (inclusive contexts). The core of this research is the Specialized Knowledge of the future kindergarten teachers and primary teachers (education students) discussing tasks in the field of parallelism and perpendicularism striving for the development of the ability of visualization in Geometry. The tasks, which focused on developing specialized knowledge in the field of parallelism, were designed to provide an opportunity to discuss the knowledge of future teachers to work inclusive with blind students and seer . The data obtained from the productions of the 28 future teachers who attended a 4-hour weekly course in the 3rd year of the Pedagogy course of a public university in the State of São Paulo were analyzed and information was collected through audio and video recordings. video of the large group and six small group discussions in the four classes as a support to better understand the resolution of the proposed problems The analysis made it possible to identify the knowledge revealed by the future teachers in the written productions, relating them to the dimensions of the Mathematics Teachers' Specialized Knowledge (MTSK), with particular attention to the Knowledge of Topics (KoT) and Knowledge of the Structure of Mathematics (KSM) of the Mathematical Knowledge (MK) and the Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM), sub-domain of Pedagogical Content Knowledge (PCK), making use of the transcripts of discussions recordings as necessary. As a result, we obtained a set of indicators of the knowledge of these future teachers, such as knowing that parallelism is present in two and three-dimensional figures, that there are different forms of representation records and that mereological operative apprehension is a potential resource for learning parallelism. It can be used concomitantly with blind and seer students, practicing inclusion
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização [recurso eletrônico]
Silvania Couto da Conceição
Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização [recurso eletrônico]
Silvania Couto da Conceição