O violão e a guitarra de Lula Galvão [recurso eletrônico] = um estudo sobre sua atuação musical em diferentes formações instrumentais: The guitar style of Lula Galvão: a study on his musical performance in different instrumentations
Victor Rocha Polo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P766v
[The guitar style of Lula Galvão]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (207 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente trabalho se propôs a estudar a performance musical de Lula Galvão em diferentes formações instrumentais, com foco em três frentes de sua atuação: i. acompanhador; ii. improvisador; iii. solista (violão solo). Para tanto, foram selecionados fonogramas para a análise que compreendeu...
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Resumo: O presente trabalho se propôs a estudar a performance musical de Lula Galvão em diferentes formações instrumentais, com foco em três frentes de sua atuação: i. acompanhador; ii. improvisador; iii. solista (violão solo). Para tanto, foram selecionados fonogramas para a análise que compreendeu contextos musicais distintos: formações que vão desde violão solo até septeto e o emprego tanto da guitarra elétrica quanto do violão. Outro critério adotado para seleção das obras foi abranger gêneros musicais variados, a saber: i. baladas jazzísticas ii. bolero; iii. bossa/samba; iv. choros. A principal ferramenta metodológica utilizada foi um procedimento analítico de comparação entre objetos, assemelhado ao uso no modelo proposto por Philip Tagg em seu trabalho intitulado Analisando a Música Popular: Teoria, Método e Prática (2003). A escolha por tal referencial justificou-se pela busca por uma análise que almejasse interlocução com exemplos musicais cronologicamente anteriores (significativos para o estudo do caso) e que não fosse apenas descritiva (em termos técnico-musicais). A pesquisa também contou com contextualizações de cunho teórico/prático, com destaque para observação de uma possível vertente ou linha estética que se encontra dentro do grande universo intitulado "violão popular brasileiro" e que dialoga com a guitarra jazzística, na qual se incluem músicos como Lula Galvão, Hélio Delmiro e Romero Lubambo. Os resultados das análises musicais apontam para o uso de recursos recorrentes em performances do músico, de maneira que foi possível, por meio da metodologia proposta, estabelecer relação direta entre as práticas de Galvão e de instrumentistas referenciais para sua formação musical através do reconhecimento e comparação de determinados procedimentos técnicos. O estilo de Lula Galvão se baseia em uma síntese de recursos estilísticos referentes a contextos musicais distintos, tais como: i. a influência técnica-instrumental da "escola" de violão erudito; ii. a presença de procedimentos associados ao jazz, refletida em sua atuação pela sua própria escuta de músicos desse campo ¿ que inclui nesse caso, em grande medida, o guitarrista Hélio Delmiro ¿ e pelo estudo de materiais didáticos provenientes da metodologia de ensino jazzística (jazz theory); iii. o emprego de elementos associados ao campo da música popular brasileira (área de maior atuação e predileção do instrumentista), a exemplo de recursos rítmicos que remetem a importantes violonistas brasileiros; o uso predominante do violão em relação à guitarra, sobretudo em práticas de gêneros brasileiros. O diferencial desse trabalho se encontra no fato de ele reunir características distintas de um músico considerado uma referência, o que torna a pesquisa pioneira em relação a uma análise ampla das atividades musicais de Lula Galvão
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Abstract: The present work had the proposition to study the musical performance of Lula Galvão at different instrumental situations, focusing on three fronts of his actuation: i. accompanist; ii. improviser; iii. solo player (guitar solo). In order to do so, phonograms were selected for the analysis...
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Abstract: The present work had the proposition to study the musical performance of Lula Galvão at different instrumental situations, focusing on three fronts of his actuation: i. accompanist; ii. improviser; iii. solo player (guitar solo). In order to do so, phonograms were selected for the analysis which comprehended distinct musical contexts: situations going from solo guitar to a septet and the use of both electric guitar and acoustic guitar. Another criteria for opus selection was the aim to comprehend various musical genres, such as: i. bolero; ii. jazz ballads; iii. bossa/samba; iv. choros. The main methodological tool used was an analytical procedure of comparation between objects, akin to the proposed model used by Philip Tagg in his work named Analysing Popular Music: Theory, Method and Practice (2003). The use of such referential was justified by the intent towards an analysis that aimed interlocution with chronologically previous musical examples (relevant to the study of the case) and which wasn¿t only descriptive (in technical-musical terms). The research was also supported by theoretical and practical contextualizations, highlighting the observation of a possible strand or esthetic line which is within the big universe named "popular Brazilian guitar" and dialogues with the aesthetics of jazz guitar. In this group are included musicians such as Lula Galvão, Hélio Delmiro and Romero Lubambo. The musical analysis results point towards the use of recurrent resources used by the musician in performances, making it possible, through the proposed methodology, to stablish a direct relation between Galvão¿s practices and those from musicians who were referential to his musical formation through the recognition and comparison of certain technical procedures. Lula Galvão¿s style is based on a synthesis of stylistic resources referring to different musical contexts, such as: i. the technical-instrumental influence from the classic guitar "school"; ii. the presence of procedures associated with jazz, reflected in his performance by his appreciation of musicians from this field ¿ including in this case, by a large margin, the guitar player Hélio Delmiro ¿ and by the study of didactic materials from the jazz teaching methodology (jazz theory); iii. the use of elements associated with the field of Brazilian popular music (the musician's favorite and most prolific actuation area), such as: rhythmic resources alluding to important Brazilian guitar players; the preponderant use of the acoustic guitar rather than the electric guitar, even more so in Brazilian genres practices. This work¿s differential is in the fact that it congregates distinct characteristics from a referential musician, which makes it a pioneer research in relation to a broad analysis of the musical activities of Lula Galvão
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O violão e a guitarra de Lula Galvão [recurso eletrônico] = um estudo sobre sua atuação musical em diferentes formações instrumentais: The guitar style of Lula Galvão: a study on his musical performance in different instrumentations
Victor Rocha Polo
O violão e a guitarra de Lula Galvão [recurso eletrônico] = um estudo sobre sua atuação musical em diferentes formações instrumentais: The guitar style of Lula Galvão: a study on his musical performance in different instrumentations
Victor Rocha Polo