Os espaços de leitura nas páginas do Congresso de Leitura do Brasil - COLE (1978-1993) [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4e
[The reading spaces in the pages of Reading Congress of Brazil - COLE (1978-1993)]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta investigação se insere no projeto maior de pesquisa "ALB: memórias", do grupo ALLE/AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial) da FE/Unicamp (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas). Seu objetivo é estudar o tema espaços de leitura...
Resumo: Esta investigação se insere no projeto maior de pesquisa "ALB: memórias", do grupo ALLE/AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial) da FE/Unicamp (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas). Seu objetivo é estudar o tema espaços de leitura no âmbito dos Congressos de Leitura do Brasil (COLE) ao longo de 15 anos, em um período que recobre as nove primeiras edições do congresso (1978-1993). A fonte documental desta pesquisa se constitui dos suportes nos quais se inserem textos referentes à programação oficial dos congressos: cadernos de Resumos (1º, 2º e 3º COLEs) e Anais (4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º COLEs). A partir do estudo desses impressos, que carregam um estado do conhecimento e uma memória sobre o COLE, principal ação da Associação de Leitura do Brasil (ALB), selecionamos textos que, de alguma maneira, discutem ou mencionam a noção de espaços em que se pratica a leitura. Nossa problematização deste conjunto de textos apoia-se no conceito de representação, de Roger Chartier (2002; 2009). Buscamos levantar representações desses espaços de leitura, levando em conta a "configuração composicional" (FERREIRA, 2017) que carregam os textos de um congresso pioneiro na discussão sobre a Leitura no Brasil. Essa discussão se insere em pesquisas que se preocupam com uma história da leitura no país
Abstract: This investigation is part of the larger research project "ALB: memorias", from the group ALLE/AULA (Literacy, Reading and Writing, and Teaching Work at Initial Formation) of FE/Unicamp (School of Education at University of Campinas). The objective is to study the theme of reading spaces...
Abstract: This investigation is part of the larger research project "ALB: memorias", from the group ALLE/AULA (Literacy, Reading and Writing, and Teaching Work at Initial Formation) of FE/Unicamp (School of Education at University of Campinas). The objective is to study the theme of reading spaces in Reading Congress of Brazil (COLE) scope, over 15 years, in a period that covers the nine first editions of the congress (1978-1993). The documentary source of this research is the official support of the congresses: abstracts notebooks (1st, 2nd and 3rd COLE) and Annals (4th, 5th, 6th, 7th, 8th and 9th COLE). From the study of these materials, which carry a state of knowledge and a memory about COLE, the main action of the Brazilian Reading Association (ALB), we select texts that discuss or mention the notion of reading spaces. Our studies of the set of texts is based on Roger Chartier's (2002; 2009) concept of representation. We aim to meet representations of these reading spaces, considering the "compositional configuration" (FERREIRA, 2017) that carry the texts of a pioneering congress in discussion about the theory of reading in Brazil. This discussion is inserted in researches concerned about the history of the reading in our country
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF